TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação e Planejamento

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        ANÁLISE DA PESQUISA        

4        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

ANEXOS        



INTRODUÇÃO

O trabalho “Planejamento nos anos iniciais do ensino Fundamental”, foi elaborado à partir de uma pesquisa  (ou entrevista )com professores que atua   na rede municipal e privada de Goiânia .A pesquisa concentrava em abordar a seguinte proposta :Reflexão sobre a importância do planejamento nos anos iniciais do Ensino Fundamental ;e a analise da realização do planejamento nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Na pesquisa continha as seguintes perguntas: O que é planejamento? Como você planeja suas aulas? Com base em quê?Utiliza livros? Quais outros materiais você utiliza? Você recebeu alguma orientação quando começou atuar neste ano do ensino?Qual?E no magistério? Qual? Você fez algum curso sobre planejamento ou teve este tema discutido em algum curso? Ao fazer seu planejamento você procura contextualizar isto é, relacionar á realidade do aluno? Como faz isso? Que dificuldades você encontra com relação ao planejamento no  seu dia a dia ?Como faz para sana-las? Quais sugestões você apresentaria para melhorar sua prática pedagógica com relação ao planejamento?


DESENVOLVIMENTO

Portanto conforme estudamos em planejamento e avaliação: o planejamento constitui-se como ferramenta valiosa que permite a reflexão sobre as possibilidades de um trabalho significativo e transformador, tanto para o professor, os alunos e a escola como um todo. (Delia Lerner Zunino e Alicia Palácio de Pizani).

O planejamento é um instrumento indispensável para a ação pedagógica já que outro modo seria impossível orientar o processo até os propósitos perseguidos – e uma proposta educativa deixa de sê-lo se não tratar de tornar realidade certas finalidades previamente trabalhadas.

 (...) O Planejamento é um processo contínuo de análise da realidade escolar em suas condições concretas, de busca de alternativas para a solução de problema e de tomada de decisões (LIBÂNEO, 2001). O caráter de processo indica que o plano é um roteiro para a prática, antecipa mentalmente a prática, prevê os passos a seguir, sendo sempre flexível, implicando permanente ação e reflexão (LIBÂNEO, 2001).

O processo de planejamento educacional está organizado e se desenvolve em vários níveis (MENEGOLLA; SANT ANNA, 2001). No primeiro nível e de maior abrangência, encontramos o planejamento em nível de sistema nacional, estadual ou municipal por meio do qual se definem e estabelecem as grandes finalidades, metas e objetivos da educação e reflete as grandes politicas educacionais. O planejamento em nível nacional prevê a organização do sistema escolar de todo o país e se traduz pelas ações da política educacional, expressa na Lei de Diretrizes e Bases - LDB-Lei n.9.394/96 (BRASIL, 1996), nos parâmetros educacionais e outros documentos oficiais do Governo Federal.

E em segundo nível de menor abrangência, encontramos o plano da escola que consiste no “documento global; que expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos” (LIBÂNEO2001, p225).

O planejamento, de acordo com Libâneo (2001) se concretiza em planos e projetos e envolve uma ação intencional. Em razão disso, o planejamento nunca é apenas individual, é uma prática que necessita ser realizada no coletivo e apresentar caráter processual. O ato de planejar não se reduz á elaboração dos planos de trabalho, mas uma atividade permanente de reflexão e ação.

O conceito de planejamento é algo bem amplo que pode ser compreendidos de várias formas dentre elas Vasconcellos define: O planejamento enquanto construção-transformação de representações é uma mediação teórica metodológica para a ação que em função de tal mediação passa a ser consciente e intencional. Tem por finalidades procurar fazer algo vir á tona, fazer acontecer, concretizar e para isto é necessário estabelecer as condições objetivas e subjetivas prevendo o desenvolvimento da ação no tempo. (Vasconcellos 1995, página 79).

O primeiro questionamento que vem à mente quando falamos em planejamento é a eficiência. Este instrumento auxilia a alcançar a eficiência, pois elaboram-se planos ,implementam-se um processo de planejamento o fim de que seja bem feito aquilo que se faz dentro dos limites previstos para aquela execução .O planejamento visa também á eficácia .Os dicionários não fazem diferença suficiente entre eficácia e eficiência .O planejamento deve alcançar não só que façam bem as coisas com que se fazem(podemos chamar de eficiência )mas que  se façam as coisas com que realmente importa fazer ,porque  são socialmente desejáveis (poderemos chamar de eficácia ).

A eficácia é atingida quando se escolhem, entre muitas ações possíveis, aquelas que executadas levam a consecução de um fim previamente estabelecido e condizente ao que cremos.


ANÁLISE DA PESQUISA

Visando verificar a utilização do planejamento na prática docente dos educadores, foram aplicados entrevistas com professores, que fazem parte  de uma  escola municipal e privada em  Goiânia e que atuam nos 1°,2°,3°,4°e 5°anos do Ensino Fundamental .

Os professores entrevistados que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental todos concordam que planejamento é uma forma de se preparar e aprimorar as didáticas para ministrar um conteúdo sendo flexível atendendo as necessidades dos alunos é todos concordam que o planejamento é uma ferramenta indispensável na organização do bom desempenho do aluno.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com