TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSTRUÇÃO DA ROTINA NA PRÉ-ESCOLA

Por:   •  20/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.831 Palavras (8 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADE:

 A CONSTRUÇÃO DA ROTINA NA PRÉ-ESCOLA

(EDUCAÇÃO INFANTIL)

BATATAIS - SP

2018


ATIVIDADE:

 A CONSTRUÇÃO DA ROTINA NA PRÉ-ESCOLA

(EDUCAÇÃO INFANTIL)

Luziane Cunha Mesquita RA:8031644

BATATAIS - SP

2018


1º Etapa: Entrevista

Dados do Entrevistado:

         Professora Lúcia Helena Carrasco Pereira Puyo, Graduada na Universidade Norte do Paraná em 9 de agosto de 2009, Pós  graduada em Psicopedagoia Institucional pela Faculdade de Ensino Superior Dom  Bosco em 20 de março de 2013. Leciona para turma de Pré A  na Escola de Educação Infantil Mario Quintana.

1) Você segue uma rotina em sua classe de pré-escola? Como é organizada a rotina da sua classe de pré-escola? Você a organiza sozinha ou junto com os outros profissionais? A coordenação pedagógica a auxilia nessa construção?

Sim, assim que se inicia o ano letivo, vamos estabelecendo rotinas diárias para que as crianças se organizem se sintam seguras e tenham um maior rendimento nas atividades  pedagógicas a serem desenvolvidas.

 Esta  rotina é elaborada por mim com a ajuda da minha auxiliar.

A coordenadora pedagógica não interfere nesta rotina,  ela auxilia o grupo a desenvolver o trabalho pedagógico , mas no dá autonomia para organizar a sua aplicação.

2) Você poderia me fornecer uma cópia da rotina semanal da sua classe de pré-escola? Em seguida poderia descrevê-la para a minha melhor compreensão?

Conforme os alunos vem chegando ( isto ocorre no período das 7:30h às 8:00h) eles já guardam sua mochila e casaco no seu “gancho” e sentam aguardando os colegas, neste momento de espera geralmente estimulo  a conversa informal, onde eles relatam experiências de sua vida.

Após às 8:00h, o horário que fecha o portão,   nos dirigimos ao refeitório para o café da manhã.

Ao retornar para a sala, é feita a oração inicial ( Meu querido Deus, a aula vai começar, nos queremos que o senhor ,  venha conosco ficar, nos estamos bem juntinhos e já, já vamos brincar  e realizar trabalhinhos. Abençoe nossa escola, abençoe nosso lar, Amém).  Faço a chamada, e inicio os questionamentos diários de clima, data , estação, e  iniciamos uma atividade.

De uma forma lúdica estou dando início ao letramento, cada semana uma letra é apresentada e desenvolvo trabalhos para a fixação desta letra.

Após a atividade  isto em torno de 9:30h às crianças voltam ao refeitório para comer uma fruta.

Ao retornar a sala de aula é o momento de brincar com blocos lógicos e jogos de encaixe. Uns vinte minutos antes do almoço, inicio a contar de historinhas para desacelerar a turma e possibilitar o auxiliar preparar o espaço para dormir.

Voltamos ao refeitório  onde as crianças almoçam, logo em seguida é feita a higiene e escovação , retornam a sala para dormir.( o período da soneca dura em torno de duas horas.

Acordam, vão ao banheiro e organizamos a sala para ir novamente ao refeitório comer a frutinha da tarde.

Quando voltamos a sala de aula iniciamos outra atividade geralmente em função das datas comemorativas ou projetos variados (alimentação, higiene, transito, cores, formas e etc.)

Ao terminar a atividade é feita a modelagem de massinha, ou brincadeiras ao ar livre na pracinha e jogos.

Retornamos para a higiene e café da tarde.

Após estão liberados para brincadeiras livres com os brinquedos da sala e ao final da tarde por volta das 16:30h eles assistem um filminho  e se arrumam para esperar os pais.

Foto do caderno da professora Lucia Helena.

[pic 1]

3) Na sua opinião, qual o papel do professor na organização da rotina? O que ele deve fazer antes de organizá-la e após organizá-la?

 O professor tem o papel principal na organização desta  rotina , ele tem que desenvolver  uma sistemática onde o tempo   da criança na escola e os espaços escolares  sejam desfrutados ao máximo além do aspecto organizacional das ações diárias, a rotina promove a segurança e autonomia das crianças.

Minha rotina eu organizo de maneira flexível, pois sempre deixo espaço para aquele assunto que a criança traz de casa e já usamos  para questionar e ensinar os outros.

 Geralmente na sexta a tarde, revejo o que foi desenvolvido e já  organizo as atividades que serão executadas na próxima semana, separo as atividades e materiais necessários para a execução .  busco resgatar no inicio da semana o tema abordado na semana anterior para uma melhor fixação.

2ª Etapa: análise articulado ao conteúdo estudado.

Agora, você aluno, responda as questões a seguir, considerando os estudos realizados no Ciclo 3:

  1. De acordo com os nossos estudos referentes a este ciclo, como deve ser organizada a rotina na educação infantil?

A rotina deve ser pensada a partir do planejamento feito pela equipe pedagógica e professores, traduzida no plano de trabalho ou de aula. A rotina possibilita à criança segurança e domínio do espaço e do tempo que passa na escola. 

Para Gonçalves (s/d, p.01), rotina é: a estrutura básica, da espinha dorsal das atividades do dia. A rotina diária é o desenvolvimento prático do planejamento. É também a sequência de diferentes atividades que acontecem no dia-a-dia da creche e é esta sequência que vai possibilitar que a criança se oriente na relação tempo-espaço e se desenvolva. Uma rotina adequada é um instrumento construtivo para a criança, pois permite que ela estruture sua independência e autonomia, além de estimular a sua socialização. A rotina deve ser organizada de maneira que seja possível dar atenção aos cuidados pessoais e à aprendizagem, cabendo aos professores e colaboradores institucionais elaborem projetos e atividades para que o tempo seja usado a favor das crianças. Algumas características devem ser destacadas quando se pensa a palavra rotina, tais como a idéia de repetição, o tempo desperdiçado, a seqüência de ações e a produção cultural de organização da cotidianidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (196.5 Kb)   docx (68.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com