TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE E DOS JOGOS PARA AÇÃO PEDAGÓGICA

Por:   •  19/8/2018  •  Monografia  •  11.942 Palavras (48 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 48

SEEB - SOCIEDADE DE ESTUDOS EMPRESARIAIS AVANÇADOS DA BAHIA

FACULDADE SÃO SALVADOR

MARIA EUNICE SILVA DE OLIVEIRA

A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE E DOS JOGOS PARA AÇÃO PEDAGÓGICA

CORRENTINA-BA

2015

MARIA EUNICE SILVA DE OLIVEIRA

A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE E DOS JOGOS PARA AÇÃO PEDAGÓGICA

Monografia apresentada a Faculdade São Salvador, como requisito parcial para avaliação do Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica.

Orientadora: Maria Celeste Ramos da Silva

CORRENTINA-BA

2015

MARIA EUNICE SILVA DE OLIVEIRA

A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE E DOS JOGOS PARA AÇÃO PEDAGÓGICA

Monografia apresentada à Faculdade São Salvador como requisito parcial para avaliação do curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica.

Área de concentração: Educação

Aprovada em ___/___/___

________________________________

Prof. Balthazar Profeta Guimarães

Avaliador Faculdade São Salvador

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a Deus a minha família, amigos, professores e a todos aqueles que acreditaram em mim e direta e indiretamente me apoiaram nessa trajetória em busca do conhecimento cultural, pois todos contribuíram para minha formação em Psicopedagogia.

AGRADECIMENTO

Inicialmente agradeço a Deus por ter me concedido o privilégio da vida, e por ter me dado forças para caminhar, lutar e vencer.

A minha família pelo carinho, compreensão e educação empreendidos ao longo de toda a minha vida. Agradeço por terem proporcionado bons momentos com toda a família, que também são dignas dos meus ais sinceros agradecimentos, por terem me ajudado na minha formação como ser humano.

Aos professores e aos colegas de curso agradeço a consideração e o auxilio na minha formação profissional, cujo esforço e cooperação mútua, culminaram na minha especialização em psicopedagogia.

Finalmente, a todos que me ajudaram no meu progresso, e em especial a Professora Maria Celeste Ramos, pela atenção e dedicação na conclusão desta monografia.

“Brincar com criança não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver menino sem escola, mais triste ainda é vê-los, sentados enfileirados, em sala de aula sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem”.

Drummond

RESUMO

Este estudo aborda o Lúdico no desenvolvimento do trabalho psicopedagógico. Objetivou-se por coletar dados que demonstrassem a importância das atividades lúdicas na alfabetização, visto que jogos e brincadeiras são, conforme os estudiosos, experiências afetivas que se correlacionam ao ambiente e devem ser aplicadas em crianças em fase escolar. Por meio da pesquisa bibliográfica apresentada, pode-se afirmar que os jogos e brincadeiras, se bem aplicadas, certamente ajudarão no desenvolvimento da educação psicomotora, tornando-se um forte aliado do professor em sala de aula. Desta maneira este estudo pretende comprovar a importância do lúdico para as crianças na fase escolar e, ao mesmo tempo, enfatizar seu valor educacional, criativo e cultural.

Palavras-chaves: Lúdico. Aprendizagem. Ensino. Psicopedagogia.

ABSTRACT

This study addresses the Lúdico in the development of psycho-pedagogical work. The objective for collecting data to show the importance of play activities in literacy, as games and plays are, as scholars, affective experiences that correlate to the environment and should be applied in schoolchildren. Through bibliographical research presented, it can be stated that games and play, if well implemented, will certainly help in the development of psychomotor education, becoming a strong ally of the teacher in the classroom. Thus this study aims to demonstrate the importance of the play for children in school age and at the same time, emphasize its educational, creative and cultural value.

Key - words: Playful. Learning. Teachin. Educational Psychology.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................10

...

Baixar como (para membros premium)  txt (83 Kb)   pdf (151.7 Kb)   docx (57.7 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com