TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Jogos e Ludicidade

Por:   •  18/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 3

Flexibilização e adaptação escolar é para dar suporte as pessoas com dificuldade de aprendizagem e adequar os alunos que não conseguem aprender como é proposto no currículo escolar. Assim adaptando as atividades em forma lúdica para todos os alunos se desenvolverem e aprender o conteúdo. O lúdico é um dos recursos pedagógicos mais utilizados para motivar e estimular a aprendizagem, o lúdico é fundamental no processo de ensino aprendizagem, jogar, brincar e ensinar as atividades dessa forma são muito importante para o desenvolvimento emocional, afetivo, cognitivo e social dos alunos.

Na cidade de Tuparendi RS, destacam-se duas propostas lúdicas, uma sobre a língua portuguesa e a outra sobre matemática atendendo na dificuldade desses alunos e contribuindo na aprendizagem.

É através das atividades lúdicas como teatro, histórias contadas, elaboração de fantoche, com materiais recicláveis e uma contação de histórias elaboradas pelos alunos com seus pais em casa, e assim auxiliando na leitura dos alunos. E através de atividades com tampinhas, litros e material dourado auxiliam na brincadeira sobre a tabuada e assim ajuda na coordenação motora do aluno.

1- Atividade elaborar um joguinho de tabuada com 10 litros e uma bolinha de papel. Jogar boliche e o litro que acertar terá uma continha para resolver.

2- Com folha de oficio cada aluno vai pintar seus pezinhos com tinta e depois de seco a folha colar no chão e cada aluno pular nos pezinhos, isso ajuda na coordenação motora. Nas tampinhas de litro escrever as sílabas e os alunos tem que formar as palavras.

3- Essa brincadeira são com 8 pessoas ou mais e que se dividirão em dois times. desenhar uma linha no chão com giz de quadro. As crianças farão com a mão estendida próxima a linha divisória e quem conseguir bater na mão do adversário pode trazê-lo para o seu time, vence o time que tiver mais crianças. O objetivo da brincadeira lúdica é trabalhar a agilidade, concentração, socialização e trabalho em equipe.

Flexibilização e adaptação curricular, são meios de ajustar e de adequar alunos que não consegue aprender na forma a qual o currículo escolar esta sendo proposto, atendendo assim cada aluno e sua especificidade, tendo uma adaptação para que todos os alunos desenvolvam e aprendem o conteúdo a ele proposto, para isso é necessário que aja envolvimento e o engajamento por parte de todos, professores, pais e a comunidade em geral.

Na cidade de Presidente Prudente em SP, destacam –se duas propostas lúdicas no ensino de matemática e língua portuguesa, atendendo a dificuldade desses alunos e contribuindo no processo de aprendizagem colocando em prática a flexibilização e a adaptação proposta a eles.

É possível através de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras usando materiais disponíveis fazer com que o aluno aprenda o currículo a ele proposto. A primeira atividade aplicada é o caça palavras, fazendo um cartaz com palavras moveis, envolvendo atividades de formação de frases, verbos, artigos e substantivos. A segunda atividade refere-se a música com a canção das vogais, ensinando aos alunos o nomes das vogais através de gestos e atribuindo as letras aos desenhos feitos pelos os próprios alunos, ligando a cada vogal ao respectivo desenho. A terceira atividade é a amarelinha, utilizando materiais como o giz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com