TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

Por:   •  25/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  2.064 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

...............................................................................................................................

Pedagogia

SAMARA REGINA DE MELLO RA 522562019

DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

........................................................................................................................................

Penha

2019

SAMARA REGINA DE MELLO

DIDÁTIC, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso pedagogia do Centro Universitário ENIAC para a disciplina Didática, Planejamento e Avaliação[a]

Prof. Cristiane Ozorio[b]

Penha

2019


[pic 2]

Assunto 3

Para desenvolver um trabalho interdisciplinar, a sequência de conteúdos de um determinado ano escolar deve ser organizada levando esse critério em consideração. Vamos verificar sua capacidade de criar essa possibilidade?

Observe o plano das disciplinas Matemática, Português, Ciências e História do 1º ano do ensino fundamental de uma escola:

Reorganize a sequência dos conteúdos buscando criar pontos em comum entre duas ou mais disciplinas. Troque a sequência de conteúdos colocando aqueles de diferentes disciplinas que possuem pontos de convergência na mesma linha. Isso significa que é um benefício trabalhá-los ao mesmo tempo. Destaque com cores as linhas da tabela em que você conseguiu identificar uma possibilidade de interdisciplinaridade.

R: O aluno deve se basear em uma listagem já existente. Irá preencher a tabela de resposta trocando a ordem dos conteúdos.

Pontos a serem observados:
• Se há semelhança entre os conteúdos destacados em duas, três ou as quatro disciplinas que devam ser trabalhadas ao mesmo tempo.
• É importante que se observe os pré-requisitos para a alteração na sequência. Alguns conceitos não podem ser trabalhados antes de outros, por uma sequência lógica do conhecimento.

[pic 3]

Assunto 4

Planeje uma atividade usando outro recurso material para trabalhar o mesmo conteúdo.

R: Uma das possibilidades de se trabalhar frações com alunos, é da seguinte forma:

[pic 4]

Assunto 7

Vamos pensar em uma forma de avaliação que conte com a capacidade do aluno em perceber as próprias competências? Veja o modelo de autoavaliação oferecido para a disciplina de Matemática e preencha as competências que são necessárias para esse conteúdo. Caso seja mais interessante para a sua prática, você pode mudar a disciplina e o conteúdo. A avaliação pode ser aplicada para um grupo de alunos.


Autoavaliação

 R: [pic 5]

Assunto 8

A professora recém-formada, Alessandra, foi contratada por uma escola regular para ser acompanhante de um aluno autista. Com a proposta de escola inclusiva, os alunos com necessidades especiais passam a frequentar as salas de aula do ensino regular, todavia, sem as adaptações necessárias. Observa-se na escola a falta de acessibilidade física, estrutural e atitudinal. No início, Alessandra se assustou com o aluno que, apesar de adolescente, era maior do que ela, com corpo de adulto, mas comportamentos infantis. Ela não era a primeira a ser contratada para acompanhá-lo em seu processo de aprendizagem. Os professores anteriores pediram demissão por não darem conta das dificuldades apresentadas pela situação. Os profissionais da própria escola já não acreditavam no aprendizado do aluno, tampouco na proposta da educação inclusiva. Alessandra, desde os tempos de faculdade, demostra muito interesse em trabalhar com alunos com necessidades especiais e está disposta a superar as dificuldades para aprender com a situação e, de alguma forma, mostrar que é possível acreditar na educação inclusiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (436.4 Kb)   docx (287.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com