TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação de Libra

Por:   •  9/10/2019  •  Dissertação  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

PORTIFÓLIO 01

Atividade da aula 01.

1-Durante muito tempo os surdos foram considerados incapazes de pensar por não utilizarem a linguagem oral como comunicação. Diante dos textos apresentados, quais as mudanças na sociedade atual? Como o sujeito surdo é “visto” hoje? Justifique

Antigamente os deficientes eram um peso para a família, já nos dias de hoje os deficientes tem seus direitos criou-se cotas obrigando empresas a contratar, muita coisa esta melhorando com as tecnologias, reabilitação, transporte, leis, acessibilidade e empregos.

Nos dias de hoje ainda há muito preconceito, mais tendo em vista que antigamente eles eram tidos como pessoa incapaz hoje eles tem o seu lugar, começando pela escola a convivência com as demais pessoas, empregos e tem até empresários pois as pessoas surdas não querem mais ser vistos como deficientes auditivos , eles estão lutando pela aceitação de seus direitos linguísticos e culturais.

2- Disserte sobre Cultura e Identidade surda.

Os deficientes auditivos apresentam características culturais baseadas na experiência visual, eles tem uma visão de mundo diferente de pessoas que não possuem essa deficiência, sua cultura abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e hábitos de povo surdo, ela se molda de acordo com maior ou menor receptividade cultural assumida pelo sujeito, o Surdo que se aceita tem uma Identidade Surda, e utiliza da língua de sinais como meio de comunicação e participa da sociedade.

A família e amigos também fazem parte da comunidade surda pois também lutam e compartilham pelos mesmos direitos e interesses, trabalham para garantir os direitos e a aceitação dessas pessoas em sociedade , pela aceitação das diferenças linguísticas e culturais, os surdos  não aceitam mais ser tratados como inferiores ou atrasados.

3- A Lei nº 10.436 de 24 de abril garantiu ao sujeito surdo muitas melhorias. Cite algumas.

O reconhecimento da língua Brasileira de sinais ( A Libras).

A conquista da disciplina nas faculdades e universidades.

Os direitos enquanto cidadão, cotas para trabalho em empresas, a participação nos espaços de cidadania como escolas e universidades.

O uso da língua em ambientes escolares.

Hoje podemos ver que houve uma grande mudança na sociedade, o deficiente auditivo ganhou seu lugar na sociedade e não é mais visto como antigamente, hoje ele tem seus direitos ,estuda e trabalha como qualquer outra pessoa.

Atividade da aula 02.

1-Após a leitura dos textos, é possível perceber as dificuldades vivenciadas pelos familiares do sujeito surdo. Escreva quais são essas dificuldades e porque você acredita que isso ocorre. Quais os mecanismos que poderiam ser adotados para oferecer a família e principalmente ao sujeito surdo condições favoráveis para o seu desenvolvimento?

Para a família não é fácil receber tal diagnóstico, em um primeiro momento deve ficar perdida sem rumo não sabendo o que fazer nem qual caminho deve seguir, além de dúvidas quanto ao desenvolvimento da criança na escola, e na sociedade, pois como se sabe o preconceito existe e cobra caro das pessoas.

Mais felizmente hoje em dia com as tecnologias, já é possível ser diagnosticado cedo, a família a fica preparada para receber essa crianças, mais deveria ter um acompanhamento psicológico para algumas famílias, que na maioria das vezes não sabem e nem tem noção do fazer, além de pais despreparados que se frustram e abandonam seu papel no desenvolvimento de seus filhos, esses pais deveriam começar a ter aulas de libras desdo primeiro diagnóstico para estar preparados para o desenvolvimento de seu filho e o ajudar no seu desenvolvimento junto a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com