TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Família e a Escola é Uma Parceria Importância

Por:   •  4/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.894 Palavras (16 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ANA CAROLINA FAGUNDES LOPES MONTEIRO

FAMÍLIA E ESCOLA UMA PARCERIA IMPORTANTE

MURIAÉ-MG

2022

ANA CAROLINA FAGUNDES LOPES MONTEIRO

FAMÍLIA E ESCOLA UMA PARCERIA IMPORTANTE

        Relatório Apresentado à UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar.

MURIAÉ-MG

2022

INTRODUÇÃO        3

1        TEMA        4

2        OBJETIVOS        7

3        PROBLEMATIZAÇÃO        8

4        REFERENCIAL TEÓRICO        9

5        METODOLOGIA        14

6        CRONOGRAMA        15

7        RECURSOS        16

8        AVALIAÇÃO        17

REFERÊNCIAS        19

INTRODUÇÃO

A família representa um dos primeiros ambientes no qual o indivíduo inicia sua vida em sociedade. Em parceria com outras instituições, inclui a escola, a família tem condições de garantir ao seu filho melhores condições de desenvolvimento em todas as áreas de sua vida. Em meio à família, as crianças, adolescentes e jovens recebem instruções básicas de relacionamentos psicossociais, inspiram-se em exemplos e influências socioculturais.

Sabe-se que é na família que a criança encontra, em primeiro lugar, os modelos a serem seguidos. Para tanto, é necessário seu comprometimento e responsabilidade frente à importância que tem. É fundamental para isso, a família ter consciência sobre o valor de estar presente em todas as dificuldades que se apresenta, tanto cognitivas como comportamentais, intervindo sempre que for necessário, nem que para isso seja impor limites.

Lembrando que a educação é um assunto muito importante para estar apenas nas mãos da família ou da escola, no entanto são os principais pontos de sustentação do indivíduo, é que me proponho a analisar essa relação por vezes conflitantes, mais de extrema necessidade para a criança.

Portanto, é essa educação partilhada que constrói o caráter do cidadão consciente que buscamos ter hoje em nossa sociedade, pois a educação passa pela família e depois pela escola mostrando seus reflexos na sociedade. Considerando esta relação tão complexa e importante ressaltando os problemas enfrentados tanto pela família como pela escola melhorando a convivência das duas instituições.  

 

1. TEMA:

A integração entre a família e a escola pode ser considerada, senão a mais importante, um dos pontos principais para a melhoria da aprendizagem da criança. Esta relação deve ser baseada na busca incansável de uma melhoria no ensino-aprendizagem. A escassa participação dos pais na vida escolar dos filhos buscando uma maior participação e despertar a conscientização de professores, pais, alunos, para o processo de aprendizagem e, com isto, um melhor aproveitamento nas relações, as potencialidades cognitivas e afetivas do aluno.

Os alunos aprendem melhor quando os pais se interessam pelo o que eles vivem no ambiente escolar. As escolas têm melhores resultados quando têm um bom relacionamento com as famílias. Quando os pais participam ativamente da vida de seus filhos e se engajam, inclusive, no cotidiano escolar da criança, a tendência é que os alunos se dediquem e se esforcem mais, pois se sentem valorizados e amados pelos pais, já aqueles que não participam na vida escolar se sentem desprezados e triste. O pior que tem alunos que chegam a dizer meus pais não gostam de mim nunca aparece na escola para fazer uma visita, ou evento que as escolas proporcionam, é triste também para os professores que quando ouve um aluno dizer isso fica com o coração partida, e quando envia um comunicado aos pais não aparecem na escola.

“As famílias confundem escolarização com educação. É preciso lembrar que a escolarização é apenas uma parte da educação. Educar é tarefa da família, ” Mário Sérgio Cortella.

 A parceria família-escola é indispensável no processo de ensino aprendizagem da criança. Sua contribuição é necessária para a construção do conhecimento. Ambas precisam caminhar lado a lado, rumo ao pleno desenvolvimento da criança. A escola é compreendida como o espaço de comparação entre os conhecimentos sistematizados e os conhecimentos do cotidiano dos alunos (as). É um espaço, no qual se propõe a formação de indivíduos que compreendam criticamente o contexto social em que se inserem, que encontrem sentido no seu aprendizado, que tenham acesso ao conhecimento, e que, acima de tudo, sejam capazes de uma inserção transformadora na sociedade.

A educação, por conseguinte, é um fenômeno social inseparável da constituição dos sujeitos e da sociedade, integrante da vida social, econômica, política, cultural. Neste enfoque, trata-se, pois, de um processo global interligado à prática social, compreendendo processos formativos que ocorrem numa variedade de constituições e atividades, nas quais os sujeitos estão envolvidos de modo imprescindível e inevitável, pelo simples fato de existirem socialmente.

A escola precisa despertar o interesse dos (as) alunos (as), oferecer oportunidades de compreender e desenvolver sua criticidade diante da sua visão de mundo. Quanto a isso, Pimenta (1991, p. 128) ressalta que [...] a sociedade é, além do mais, um grande agrupamento social, que comporta inúmeros subgrupos família e escola. Aprender a conviver em grupos é uma forma de preparar-se para a vida social. a importância do grupo está também em propiciar a aprendizagem de papéis sociais diferentes e complementares na organização social como um todo. Assim, viver democraticamente na escola, expressar opiniões, aprender a ouvir respeitar a opinião alheia, identificar as verdadeiras lideranças, organizar-se em torno delas, são as virtudes democráticas que, aprendidas na escola, serão transportadas para a vida social. Percebemos, assim, que a escola deve mediar o cotidiano do (a) aluno (a) e sua prática social, para que a educação transformadora possa ocorrer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (226.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com