TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Família E Escola, Parceria Para Uma Escola De Qualidade

Por:   •  23/5/2023  •  Resenha  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 2

FAMÍLIA E ESCOLA, PARCERIA PARA UMA ESCOLA DE QUALIDADE

Tanto a escola quanto a família são instituições importantes para a socialização. Chamar os pais para as escolas é uma forma de contribuir para a melhoria do ensino.

A família é caracterizada como primeiro grupo social, onde se desenvolverão todos os meios de construção da identidade pessoal dos filhos. E esta deve ser formada, com mais confiança, respeito e autonomia diante dos parâmetros em que se situa.

As crianças fazem uso do que aprendem a seu favor, e sendo assim elas percebem o que os pais discordam e criticam da sua escola e agirão da mesma forma acreditando ser esta atitude certa.

Esta atitude distancia ainda mais a família da escola, sendo que o certo seria os pais tentarem entender o motivo de a escola fazer de determinada maneira, e para tanto o diálogo seria importante.

Para pensar em educação de qualidade, é necessário ter em mente que a família esteja presente na vida escolar de todos os alunos em todos os sentidos, ou seja, é preciso uma interação entre escola e família, pois elas formam os primeiros grupos sociais de uma criança.

Através do contato dos professores e a família, é possível que haja orientação na qual os pais possam compreender a enorme influência das relações familiares no desenvolvimento dos filhos e a gravidade quanto à falta desse contato.

É importante trazer a família para dentro da escola. É preciso que ela passe a colaborar de forma efetiva no processo de educar. É necessário compartilhar responsabilidades e não transferi-las para a escola.

No nosso dia a dia, frequentemente os professores comentam que os pais não estão presentes na vida escolar de seus filhos. Faz-se necessário aprofundar esta relação. O professor também pode auxiliar para esta aproximação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com