TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA

Por:   •  27/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.864 Palavras (16 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 16

APRESENTAÇÃO

A gestão do trabalho pedagógico é quem preza pela qualidade do ensino. Ela facilita a elaboração do currículo escolar. Ainda cabe a ela acompanhar e avaliar a aprendizagem dos educandos de modo que seja capaz de identificar falhas e acertos e, a partir daí, reorientar a prática pedagógica.

É claro que esse não é um trabalho solitário, mas democrático. Uma boa gestão promove parcerias entre a equipe: ele envolve professores, coordenadores, orientadores, funcionários e, quando pertinente, mesmo as famílias no processo de tomada de decisão.

Podemos também dizer entra seu olhar para a formação continuada da equipe pedagógica. Por isso, a gestão do trabalho pedagógico precisa conhecer a realidade da sala de aula motivo pelo qual muitos bons gestores foram, antes, bons professores. Mais do que impor sua maneira de lecionar, ele desenvolve a escuta, acolhe a equipe e oferece as ferramentas necessárias para que cada agente dentro da escola seja capaz de encontrar soluções em prol da aprendizagem do educando.

GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA

Registre aqui os conteúdos e conceitos já explorados no trabalho apresentados na Avaliação 1 (referentes aos cap. 1, 2, 3, 4) atendendo as orientações de reformulações indicadas pelos tutores.

Considerada dentre as três a mais fundamental e significativa, a gestão pedagógica tem o intuito de dar atenção maior para área de educação, em outras palavras da escola, propriamente dita, e da parte educacional.

Aqui, os profissionais se reúnem para discutir melhor quais os objetivos específicos e gerais em relação aos métodos de ensino e aprendizagem dos alunos. A definição da abordagem da prática leva em consideração os objetivos estabelecidos e o perfil daquele público com o qual irão trabalhar. Os conteúdos curriculares são elaborados e as metas para o ano são traçadas.

Outra função dentro da gestão pedagógica é a de fazer o acompanhamento e a avaliação do rendimento do que foi planejado anteriormente. Dentro das estratégias, objetivos e metas verificar se foi possível alcançar bons resultados, caso o contrário, entender os motivos que levaram a um não aproveitamento total desses requisitos.

Também é feita a avaliação do desempenho escolar durante todo o ano letivo dos alunos, dos professores e dos demais funcionários que compõe a equipe escolar. Olhar sempre para o todo da instituição, e não para suas partes isoladas.

As especificidades sobre o que se espera de cada área são descritas dentro do Regime Escolar, incluídas no Projeto Pedagógico e apresentadas aos integrantes da instituição, a fim de que todos tomem conhecimento de suas atribuições nesse ambiente e durante um ano de convívio.

O papel de diretor dentro da escola é essencial, principalmente quando o assunto envolve a gestão pedagógica. Ele é considerado o responsável por levar o campo pedagógico rumo ao sucesso, ou fracasso; e recebe o apoio do Coordenador Pedagógico que irá ajudar na elaboração e aplicação dos projetos e planos.

Amplie discorrendo sobre os conceitos de gestão democrática da escola explorando seus aspectos legais e organizacionais (instâncias colegiadas).

A Gestão Democrática é uma forma de gerir uma instituição, de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia. Os princípios que norteiam a Gestão Democrática são:

Descentralização: A administração, as decisões, as ações devem ser elaboradas e executadas de forma não hierarquizada.

Participação: Todos os envolvidos no cotidiano escolar devem participar da gestão: professores, estudantes, funcionários, pais ou responsáveis, pessoas que participam de projetos na escola, e toda a comunidade ao redor da escola.

Transparência: Qualquer decisão e ação tomada ou implantada na escola tem que ser de conhecimento de todos.

A LDB, em seus artigos 14 e 15, apresentam as seguintes determinações, no tocante à gestão democrática:

Art. 14 - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

I. Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

II. Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

Art. 15 - Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas de direito financeiro público.

Estes artigos da LDB, acima citados, dispõem que a “gestão democrática do ensino público na educação básica aos sistemas de ensino, oferece ampla autonomia às unidades federadas para definirem em sintonia com suas especificidades formas de operacionalização da gestão, com a participação dos profissionais da educação envolvidos e de toda a comunidade escolar e local”.

Os elementos básicos da Gestão Democrática podem se apresentar de várias maneiras, na esfera escolar, as principais são: na constituição e atuação do Conselho escolar; na elaboração do Projeto Político Pedagógico, de modo coletivo e participativo; na definição e fiscalização da verba da escola pela comunidade escolar; na divulgação e transparência na prestação de contas; na avaliação institucional da escola, professores, dirigentes, estudantes, equipe técnica; na eleição direta para diretor (a).

Escreva sobre os documentos produzidos na escola (citar exemplos) enfocando o seu valor legal e social. Procure mostrar a importância dos registros documentais

Uma das condições para que a escola trabalhe de forma eficiente é manter a escrituração escolar e arquivos atualizados e organizados, assegurando a conservação dos mesmos, bem como, possibilitar a qualquer momento a verificação da vida escolar do aluno e dos profissionais da educação e da própria instituição.


Organização do arquivo escolar.

 A princípio deve-se saber que arquivo escolar pode ser organizado como: ativo, passivo (vivo ou morto)

 
Ao arquivo ativo (vivo) pertencerão todas as pastas de assentamentos individuais e todos os documentos que se referirem a alunos matriculados, a funcionários e a professores em atividades na unidade escolar.

Ao
 arquivo passivo (morto) competirão todas as pastas de assentamentos individuais e todos os documentos de ex-alunos, ex-professores e ex-funcionários da unidade escolar.


A mesma organização pode ser utilizada no arquivamento dos documentos dos corpos docente e administrativo. Assim sendo, sempre que se elaborar um documento ou organizar um arquivo deverá haver a preocupação de verificar se os que vierem em futuro remoto entenderão e saberão perfeitamente o que se escriturou e qual o seu adequado funcionamento. Nenhum documento pode ser retirado dos Arquivos Escolares sem a prévia autorização escrita do diretor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (152.6 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com