TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GRAMÁTICA DA LIBRAS

Por:   •  17/4/2018  •  Artigo  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 2

A GRAMÁTICA DA LIBRAS

        Apesar de ser uma língua de modalidade gestual-visual a  Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) possui uma estrutura linguística semelhante a das línguas oral auditiva, pois atende todos os critérios linguísticos  e possui uma estrutura gramatical própria, sendo dotada de níveis linguísticos como fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática. Seus itens lexicais, ou seja os variados sinais, possui como modalidade de articulação a visual-espacial.

        Segundo Quadros e Karnopp (2004), a fonologia/quirologia da LIBRAS procura determinar as unidades mínimas que formam os sinais estabelecendo os padrões possíveis de combinação entre as unidades e as variações no ambiente fonológico.

São os parâmetros que norteiam os itens lexicais “sinalizados”  e .........

- CONFIGURAÇÃO DE MÃOS (CM)

Refere-se ás formas que as mãos tomam ao executar um sinal. Segundo Felipe (2005) temos  64 configurações de mãos na LIBRAS, sendo que o alfabeto manual utiliza apenas 27 destas na representação das letras (morfemas!!!!);

- LOCALIZAÇÃO (L)

É a área do próprio corpo ou o espaço neutro em frente à ele onde os sinais são articulados.  

- MOVIMENTO (M) E DIRECIONALIDADE

Envolve uma vasta rede de formas e direções, desde os movimentos internos das mão, movimentos dos pulsos até direção no espaço.  

O movimento pode ser retilíneo, helicoidal, circular, semicircular, sinuoso, angular, já a direcionalidade pode ser unidirecional onde o movimento possui apenas uma direção no espaço; bidirecional em que o movimento é executado em diferentes direções por uma ou pelas duas mãos; multidirecional em que o sinal explora várias direções no espaço.

PONTO DE ARTICULAÇÃO (PA)

É o local do corpo ou o espaço neutro em frente ao corpo, e limitado entre a cabeça e a cintura, em que o item lexical é executado;

ORIENTAÇÃO (O)

Orientação de mão

Palma na vertical para direita, palma na horizontal para baixo,

- EXPRESSÕES NÃO MANUAIS:

São os movimentos da face, olhos, cabeça e tronco. Utilizada na diferenciação de itens lexicais e na marcação de construção sintática.

Todos esses elementos gramaticais fazem da LIBRAS uma língua que permite expressar sentimentos e ideias através da comunicação formal, informal, regional e padronizado.

https://www.crea-mt.org.br/portal/gramatica-de-libras-conhecer-para-entender-uma-lingua-diferente-parte-ii/

http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/17234416022012Lingua_Brasileira_de_Sinais_Libras_Aula_5.pdf

http://ufscarlibras.blogspot.com.br/2016/03/texto-aspectos-gramaticais-da-libras.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com