TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar Liderança no Século XXI Curso: Pedagogia

Por:   •  25/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.804 Palavras (8 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

MOMENTO REVIEW – GESTÃO ESCOLAR LIDERANÇA NO SÉCULO XXI

Dados de identificação do acadêmico:

Aluno(a): Fernanda Souza Lima Vital

Disciplina: Gestão Escolar Liderança no Século XXI

Curso: Pedagogia

Objetivo do review:

Objetivo dessa atividade é reler as informações apresentadas nas unidades da disciplina, fazer as anotações, reescrever e sintetizar o conteúdo. Os acadêmicos podem compartilhar as ideias com os colegas, porém, é necessário que cada um faça a sua escrita individual e de forma compreensível, sem plágio.

Ressaltando que, de acordo com a Lei nº 9.610/98, a qual trata da violação dos direitos aurorais, plágio é crime, sujeito a pagamento de multa ou reclusão de até quatro anos, dependendo da extensão e da forma como o direito do autor foi violado.

 

Critérios de avaliação do review:

- Qualidade do texto escrito, sem erros ortográficos.

- Resumo do tópico deve fazer sentido com o conteúdo tradado em sala de aula e apresentado nas unidades de ensino da disciplina.

- Resumo dos tópicos não devem apresentar plágio, ou seja, textos copiados sem referências, é necessário que o texto seja desenvolvido de acordo com o seu entendimento.

- Cada tópico deve ser desenvolvido em no mínimo 5 e no máximo 10 linhas, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

- Apresentar resumo de TODOS os tópicos relacionados no momento review.

Tópicos Review

Resumo

Planejamento estratégico

É um processo sistêmico que permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma organização, para atingir um ou mais objetivos, dentro de um contexto previamente analisado. Isso se faz analisando cenários, definindo metas e ações que permitirão chegar onde se deseja. O planejamento estratégico auxilia na compreensão das mudanças do ambiente externo e interno, pois ajuda a reconhecer problemas que podem surgir ao longo do caminho e a identificar oportunidades de melhoria para o negócio.

Gestão democrática

A gestão democrática é entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários na organização, na construção e na avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos processos decisórios da escola.

Planejamento orçamentário e gestão financeira das instituições educacionais

Um plano de orçamento é um plano que é criado a partir de previsões de entradas e saídas de receitas futuras de uma empresa e executado para controlar e prever gastos desnecessários ou excessivos da empresa. A gestão financeira das instituições educacionais ajuda você a gerenciar as finanças e o orçamento da sua escola. Suas funções incluem planejar, controlar, gerenciar e, quando necessário, executar atividades relacionadas à gestão orçamentária e financeira.

FUNDEB: Importância na distribuição de recursos para os municípios

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 e era temporário, com data de vencimento no final de 2020. É um fundo para custear a educação nas escolas públicas estaduais e municipais de ensino médio e básico pelo Brasil, sendo que 10% do dinheiro desse fundo vêm do governo federal e o restante é bancado pelos próprios governos municipais e estaduais. O dinheiro do Fundeb é usado, entre outras coisas, para pagamento de professores e outros funcionários das escolas, equipamentos necessários ao ensino, concessão de bolsas e aquisição de material didático.

Características da gestão escolar

democrática-participativa

A gestão escolar democrática é caracterizada pela tomada de decisões e compartilhamento de informações, atenção à qualidade e custo-benefício da educação, transparência e elementos comunitários, como conselhos escolares. Como mecanismo de envolvimento da comunidade nas escolas, eles  existem em muitas escolas em todo o país. A função do Conselho é aconselhar, opinar e decidir sobre tudo relacionado à escola, incluindo medidas de resolução de problemas, medidas administrativas e educacionais e decisões de prioridade de investimento. Mas a comunidade não está apenas envolvida nos conselhos escolares. Encontros educativos, festas, exposições e apresentações estudantis são momentos que devem ser frequentados por famílias, representantes do serviço público local e associações locais, e a participação deve estender-se a todos os alunos.

Diferenças da gestão escolar democrática-participativa x técnica –científica x gestão interpretativa

A gestão democrático-participativa se propõe a articular, pelo diretor, a pro atividade e a participação dos agentes educacionais que se relacionam com ele.

É considerado produção técnico-científica os artigos ou capítulos de livros, produzidos por empregado da Unidade ou em parceria com outra Unidade, destinados essencialmente ao meio científico. a gestão interpretativa “considera como elemento prioritário na análise dos processos de organização e gestão os significados subjetivos, as intenções e a interação das pessoas”. Neste sentido, este tipo de gestão prioriza mais a “ação organizadora” e menos o “ato de organizar”.

Missão/visão/ valores no planejamento

A Missão, visão e valores tem como definição estabelecer a identidade e o propósito de um negócio. Sem eles, todo o Planejamento Estratégico pode não dar certo, afinal é necessário entender tudo sobre a empresa para guiar as decisões e conseguir atingir os resultados previstos.

Igualdade na composição dos conselhos educacionais/sociais

Devem compor o conselho representantes do governo, da comunidade escolar e da sociedade civil em geral. O órgão deve contar com membros da secretaria municipal de Educação; docentes; diretores e funcionários das redes de ensino do município

Gestão participativa e Projeto Político

A gestão participativa possibilita a descentralização das ações empreendidas na escola e a ampliação dos espaços de autonomia pela instituição, por intermédio da participação responsável e efetiva de todos os segmentos, com vistas ao alcance de objetivos comuns. O PPP, é um documento que garante a autonomia para as instituições de ensino em relação à proposta de orientação de suas práticas educacionais, estabelecendo os objetivos do ambiente educacional, podendo incluir desde a proposta curricular até a gestão administrativa no mesmo.

Gestão estratégica e construção de missão

Por definição, gestão estratégica é o conjunto de práticas estipuladas pelos gestores de uma empresa, cujo objetivo é o crescimento e fortalecimento de uma corporação. Para isso, são levados em consideração os cenários externos  e internos. A função da gestão estratégica é gerenciar diante de uma série de cenários e metas futuras, tudo a partir de indicativos da própria empresa. A missão organizacional precisa ser direta, inspiradora, desafiadora e engajante. Em até três frases, busque sintetizar a razão de existir da empresa, expondo os pontos-chave que motivam sua existência. Existem algumas perguntas cujas respostas podem te ajudar a definir a missão da sua empresa.

O papel do gestor em um contexto democrático

Em uma direção escolar onde se faz presente a gestão democrática, o gestor busca definir meios que possam desenvolver e capacitar seus profissionais, para assim não se perderem diante das mudanças e terem meios aos quais estejam aptos a solucioná-los adequadamente, tendo em vista sua visão de aprendizado.

Gestão democrática compartilhada:  o respeito aos diferentes papéis dos atores escolares (comunidade, alunos, professores, funcionários, gestão, etc...)

Marketing como estratégia

marketing educacional consiste em adaptar os conceitos e estratégias gerais de marketing para a realidade do segmento da educação, com o objetivo de influenciar positivamente pessoas a respeito de sua escola, seja para conhecerem sua marca e se tornarem defensores dela, seja para conquistar mais matrículas — sempre buscando apresentar a boa reputação institucional.

Em outras palavras, o marketing educacional é uma abordagem proativa para construir a visão de marca da sua escola. Como se estivesse construindo uma casa, tijolo a tijolo, você vai demonstrando ao seu público quem é sua instituição e o que ela representa para a comunidade.

LDB e gestão democrática

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil da educação básica ao ensino superior. A LDB é a mais importante lei brasileira que se refere à educação. A gestão democrática aparece na LDB ligada à “participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola” e à “participação da comunidade escolar local em conselhos escolares ou equivalentes”.

Gestão participativa: qual o papel da comunidade

No campo da educação, a liderança escolar participativa visa envolver e envolver toda a comunidade escolar no processo de tomada de decisão, definição de metas, implementação de projetos escolares e implementação de atividades conjuntas.

De onde são oriundos os recursos do FUNDEB?

Cerca de 90% dos recursos do Fundeb vêm de impostos coletados nos âmbitos estadual e municipal, e os outros 10% vêm do governo federal. Os repasses da União não entram no teto de gastos (Emenda Constitucional 95, de 2016). A emenda aumenta dos atuais 10% para 23% a participação da União no Fundo.

Gestão democrática: o que diz a LDB?

Tal qual a Constituição Federal de 1988, a LDB/96 determina que um dos princípios que deve reger o ensino público no país é o da gestão democrática, garantindo a qualidade em todos os níveis, tornando possível, assim, formar pessoas críticas e participativas.

Relação entre projeto político pedagógico e planejamento estratégico: visão institucional

Qual a relação entre projetos e plano estratégico?

planejamento estratégico pode ser definido como um plano antecipado de tudo o que será feito a um prazo mais longo. A estratégia está intimamente relacionada à necessidade de desenvolver a empresa, fazendo-a crescer. O projeto, por outro lado, apresenta a característica de ser um trabalho exclusivo e temporário

Gestão e democracia: justiça e ética social

FUNDEB e o censo escolar:  relações de distribuição financeira educacionais

Os recursos oriundos do Fundeb são destinados/distribuídos aos Estados, Distrito Federal e Municípios, para o financiamento de ações de manutenção e desenvolvimento da educação básica pública, levando-se em consideração os respectivos âmbitos de atuação prioritária, conforme estabelecido no art. 211, §§2º e 3º da Constituição Federal. Nesse sentido, os Municípios utilizarão os recursos provenientes do Fundeb na educação infantil e no ensino fundamental e os Estados no ensino fundamental e médio.

Integração entre gestão + coordenação + professores: construção do planejamento estratégico e do projeto político pedagógico  educacionais

A construção de projetos político-pedagógicos deve se basear em dinâmicas sociais, incluindo todas as relações que afetam diretamente o trabalho escolar em termos de funções administrativas pedagógicas. A construção de um PPP requer uma visão abrangente que possa visualizar estratégias eficazes para o sucesso futuro da escola. A elaboração do projeto não pode, portanto, se limitar aos diretamente associados à escola (diretores, coordenadores, tutores, professores), mas deve levar em consideração as contribuições que a comunidade tem a oferecer. Como tal, a sua participação deve ser incentivada e implementada. Em última análise, a comunidade se comporta de maneira adequada em relação à elaboração de ações que estão diretamente relacionadas aos fatores externos da instituição, e tais fatores externos têm impacto significativo na escola.

Escola auto sustentável em articulação com o futuro das próximas gerações

São definidas como aquelas que mantêm relação equilibrada com o meio ambiente e compensam seus impactos com o desenvolvimento. Tentar entender como essas instituições podem Contribuir para o desenvolvimento da sociedade por meio de nossas próprias ações, Os três métodos de ensino incluem: Compaixão, honestidade, diálogo. Para alcançar uma cidade sustentável no futuro, precisamos começar por aí Escolas e suas respectivas comunidades escolares que podem funcionar como um nicho de empoderamento social e constante discussão e busca  Opções de vida sustentável para aprender e compartilhar. Para isso contamos com a participação paralela da população para o desenvolvimento da aprendizagem ao longo da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (312.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com