TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Lúdico no Processo de Aprendizagem na Primeira Etapa da Educação Básica

Por:   •  7/2/2023  •  Artigo  •  4.352 Palavras (18 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 18

RA

NOME(s) DO(s) ALUNO(s)

POLO

SEMESTRE

4218329

Ariana do Socorro Correa Costa

1293-Castanheira Shopping/PA

11° módulo/5° semestre

    3872289

Elani Marques de Oliveira

1293-Castanheira Shopping/PA

11° módulo/5° semestre

    3557359

Michelle da Silva Marinho

1293-Castanheira Shopping/PA

11° módulo/5° semestre

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

RESUMO

O presente artigo tem por finalidade levar o educador/a repensar as suas práticas educacionais utilizando jogos e brincadeiras para que o ensino e aprendizagem sejam significativos ao educando. Tendo como objetivo observar alguns tópicos que nortearam a escolha do tema sobre a importância do lúdico, e nas hipóteses dos problemas que o cercam: Como é usado o lúdico na atualidade? Os professores antigos se adequaram ou se adaptaram a essa nova realidade? Quais são as dificuldades do lúdico na sala de aula? Onde a justificativa deu-se através da convivência e experiência vivida em sala de aula, que por meio das interações percebemos o quão é importante trabalhar a parte da ludicidade com os alunos. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, na qual haja uma argumentação eficiente respaldado por teorias especializadas. Buscando como resultado mostrar que a atividade lúdica não se restringe aos jogos e brincadeiras, mas que integra as funções de educar e cuidar considerando os contextos sociais, ambientais e culturais, juntamente com a fase de desenvolvimento e a livre expressão das crianças, ampliando e desenvolvendo todas as dimensões humanas. Considerando então, que o trabalho com o lúdico, é necessário ao desenvolvimento integral do educando.

Palavras-chave: Ludicidade; Ensino-aprendizagem; Brincadeiras; Educação Infantil.

ABSTRACT

The purpose of this article is to lead the educator to rethink his educational practices using games and games so that teaching and learning are meaningful to the student. Aiming to observe some topics that guided the choice of the theme about the importance of playfulness, and in the hypothesis of the problems that surround it: How is playfulness used today? Did the old teachers adapt or adapt to this new reality? What are the difficulties of playfulness in the classroom? Where the justification was given through the coexistence and experience lived in the classroom, that through the interactions we realized how important it is to work the part of the playfulness with the students. The methodology used was bibliographic research, in which there is an efficient argument supported by specialized theories. Searching as a result to show that the ludic activity is not restricted to games and play, but that it integrates the functions of educating and caring considering the social, environmental and cultural contexts, together with the development phase and the free expression of children, expanding and developing all human dimensions. Considering then, that the work with the ludic, is necessary for the integral development of the student.

Keywords: Playfulness; Teaching-learning; Play; Child Education.

  1. INTRODUÇÃO

Ninguém começa a ser professor numa certa terça-feira às quatro horas da tarde... Ninguém nasce professor ou é marcado para ser professor. A gente se forma como educador permanentemente na prática e na reflexão sobre a prática. (Freire, 1991, p. 58). Sendo assim datar os processos de ensino aprendizagem é algo completamente adultocêntrico, com isso os docentes devem ser leitores constantes de formação, tendo como necessidade o desenvolvimento de estratégias até o fim da vida.

Diante da insatisfação das autoras desse presente trabalho surgiram vários temas, entretanto foi feito a escolha deste: A importância do lúdico no processo de aprendizagem da primeira etapa da educação básica, pois ele é de grande relevância na vida do educando e educador/a. Podendo notar as habilidades que uma criança aprende expressivamente utilizando os jogos e brincadeiras, trazendo ao mesmo tempo desafios ainda presentes na prática educacional.

De acordo com Vygotsky (1984, p. 14) “As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade.” É fato que a evolução tecnológica trouxe mudanças nas metodologias de aprendizagem da educação tradicionalista, fazendo com que as crianças tenham uma infância mais proveitosa. Questionando assim em: Como é usada a influência dos jogos e brincadeiras pelos professores da Educação Infantil no processo de ensino-aprendizagem? Como os professores antigos se adaptaram ou se adequaram a essa nova realidade que é o lúdico? Outro ponto fundamental a ser contestado é, sobre quais são as dificuldades na prática do lúdico em sala de aula e o mais importante, o porquê ele não tem sido utilizado regularmente na prática pedagógica da primeira etapa da Educação Básica, já que cada aluno tem sua peculiaridade?

Tendo como justificativa a necessidade que os docentes têm em se adentrar no cenário de brincadeiras por meio da ludicidade, pois através dessas atividades ocorre interação entre os alunos, além de trabalhar para o desenvolvimento emocional, social, intelectual, influenciando sua aprendizagem e tornando-a mais prazerosa para o educando.

Objetiva-se com esse estudo averiguar o uso do lúdico como ferramenta para o aprendizado; observar a importância do lúdico para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Educação Infantil; investigar como os professores estão realizando, ou se estão fazendo uso de ferramentas lúdicas para ensinar seus alunos.

A metodologia utilizada neste estudo foi à pesquisa bibliográfica, com o intuito de alcançar os objetivos da pesquisa conseguimos as informações e os dados necessários que foram indispensáveis à utilização de alguns procedimentos, que são a consulta bibliográfica para obter o embasamento teórico, dentre os autores que defenderam o uso do lúdico estão: Freire; Piaget; Vygotsky; Kishimoto; Santos; Carvalho; Oliveira; DCNs; BNCC.

Apresentando no artigo as hipóteses que se pretendem esclarecer ao decorrer deste trabalho. Havendo um pressuposto que os pedagogos não tem uma formação adequada na área do lúdico, devido isso a maioria utiliza o lúdico apenas para preencher o tempo das crianças e mantê-los ocupados durante sua estadia na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (153.4 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com