TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Impotância do professor no processo de avaliação

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 5

produção[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

3 CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho traz relato de uma pequena experiência vivida no ensino fundamental. Descrever a importância do planejamento na vida do professor ao traçar metas para adquirir objetivo fazendo desse exercício uma prática para se organizar e atualizar para alcançar bons frutos.

Descrever de maneira sucinta o trabalho da educação do EJA e algumas das muitas dificuldades no processo de elaboração do conhecimento associado a sua sensibilidade e sensações nos fatos vivenciados.

Um plano de aula sobre um assunto conhecido por todos mas que ainda necessita de muita conscientização.


  1. DESENVOLVIMENTO

Não tenho muitas lembranças sobre isso, e sim uma pequena recordação de um fato ocorrido no 3ºano fundamental, no qual não me lembro o motivo a professora efetiva saiu e veio a professora Eunice  para continuar o ano letivo.

Recordo de alguns momentos difíceis que enfrentamos com a matéria, tivemos muita dificuldade, me lembro que chorava em cima do caderno em casa pois não conseguia fazer divisão de dois números ou multiplicação não me recordo muito bem as atividades mas era de matemática. Apesar de não ser ótima em matemática sempre tive notas razoáveis, mas neste ano fiquei em recuperação.

A classe inteira teve dificuldades, muitas reclamações dos pais e por fim a professora ficou afastada também, vinda outra substituta. Foi um ano muito difícil me recordo ate que houve algumas repetências, naquela época éramos mais  inocentes (bobinhos) em relação as crianças da mesma idade hoje.

Muita coisa não se falava perto das crianças era tratada somente pelos adultos. Não sei realmente o que aconteceu até conversei com minha mãe sobre o assunto antes de começar o trabalho, mas ela também não recorda como tudo aconteceu.

Hoje estudando imagino que ela possa ter planejado algo sem conhecer realmente os alunos não obteve dos alunos conhecimentos prévio sobre a matéria abordada em seu planejamento ou talvez não soube direcionar, conduzir de forma cautelosa reformulando o conteúdo  partindo para um replanejamento.

 Deixando criar uma situação de desconforto e dificuldade entre os alunos e os pais. Ela que ficou afastada  e terminamos o ano com outra professora.

O planejamento deve estar presente em quase todas ações do docente sendo imprescindível, pois é ele que norteia a realização das atividades como temos estudado, de acordo com Libâneo,  

O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.

O planejamento é de fundamental importância para alcançar êxito no processo ensino- aprendizagem, por outro lado a falta dele pode causar algumas consequências como aulas monótonas, desorganizadas, falta de interesse dos alunos pelo conteúdo, tornando as aulas desestimulantes.

O planejamento exige organização deve ter objetivo, pois a finalidade do mesmo é criar e organizar o trabalho  de modo comprometido, crítico e verdadeiro, por que lida com os sujeitos aprendentes, em processo de formação humana.

Como deve proceder, uma vez que é entendido como um ato político pedagógico que não tem neutralidade e sim intencionalidade. O que se pretende desenvolver, que cidadão deseja formar e que sociedade pretende ajudar a construir.

Deve se ter clareza, estar sempre atualizado, com os recursos disponíveis, noção de conhecimentos dos alunos sobre o conteúdo abordado, flexibilidade diante de possíveis eventualidades, pesquisas em revistas, jornais, filmes, utilização de novas metodologias (filmes, mapas, aula dinâmica entre outras).

O cotidiano do professor deve ser um processo de interação, onde o ensino e aprendizagem caminhem juntos de forma desafiadora, criativa, planejando e decidindo com vistas a facilitar a compreensão de forma satisfatória.

Vindo em seguida a avaliação para diagnosticar possíveis dificuldades, podendo retomar a atividade em outra ocasião ou até mesmo reformular alcançando o objetivo previamente estipulado.

Afinal este planejamento e interação podem levar o professor e os alunos a vivenciarem experiências através de suas ações, permitindo a criança ter consciência como pessoa que age e reflete.

A educação não se limita a sala de aula, esta prática acontece no dia-a-dia das pessoas, porém vemos a necessidade de muitos que não tiveram a oportunidade de estar em sala de aula quando criança, depois de adultos veem a possibilidade de uma porta aberta chamada educação.

Onde através da instrução, o caráter essencial é o modo de preparar o individuo, moldando sua personalidade, melhorando e corrigindo defeitos.

Isso envolve boas maneiras, respeito, conduta e seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (209.8 Kb)   docx (290.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com