TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Indisciplina Escolar

Por:   •  17/4/2019  •  Dissertação  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

Indisciplina escolar: uma construção coletiva

Fazer uma síntese do texto, relacionando seus aspectos centrais com a experiência destacada no vídeo de apresentação e apontando os motivos pelos quais a experiência deu certo.

Finalizar opinando sobre a relação entre indisciplina e fracasso escolar.

       Tanto o exemplo do vídeo com o projeto, quanto o texto, mostram a dura realidade que as escolas enfrentam:  a indisciplina.

      O projeto que foi mostrado no vídeo mostrou como é possível resolver um problema que não é de hoje, porém que pode ser analisado e trabalho em conjunto, e foi exatamente por ter sido trabalhado em conjunto que teve sucesso. A indisciplina como o texto sugere, não está apenas ligada ao comportamento escolar, mas analisando e tratando o indivíduo como um todo e como único, ela contém outros aspectos que são de suma importância para entendermos o motivo desse mau comportamento. Quando a família, os professores, os amigos e colegas se unem com o propósito de ajudarem nessa descoberta pelo indivíduo, o sucesso vem como consequência.

     No texto estudo, é abordado alguns que seriam os fatores determinantes para a indisciplina escolar, e ao contrário do que muitos julgam, ela nada tema a ver com a classe social, idade ou endereço, em escolas públicas ou privadas ela está presente, desde a universidade a escolas.

    Quando se entende que o professor é uma extensão do lar, porém com funções diferentes, os papéis ficam mais claros. Enquanto os professores passam por uma especialização por um período para quem possam compatilhar com o aluno a produção e a sistematização do conhecimento, até onde se é conhecido, os pais não obrigatoriamente passem por um tipo de aprovação para que possam exercer suas funções.  Cada pai e mãe educa seus filhos a sua maneira.

    Ficou evidente no texto que, o aluno indisciplinado tem seus determinantes e que a disciplina escolar é um fenômeno que se concretiza na escola, porém a família, o aluno e a escola não existem isoladamente, fazem parte de uma sociedade e de um período da história que não devem ser desconsiderados. Por vezes a falta de motivação é apontada como uma das causad da indisciplina escolar, nesse cado, a autora sugere que as necessidades individuais não foram atendidas. A desobediência à norma é justificada pelo caráter íntimo de cada um.

    A disciplina é imprescindível para o desenvolvimento de qualquer atividade, seja individual ou em grupo. A disciplina e a indisciplina não são categorias lineares, estáticas e unidirecionais. Não são exclusivamente reações comportamentais que ocorrem mecanicamente por índole de um aluno em particular. O comportamento indisciplinado pode estar dando sinais de que insatisfações estão sendo produzidas no âmbito da instituição escolar ainda que sejam manifestações individuais. 

     Em minha opinião a indisciplina como estudado é um fator complexo que envolve muitas ações a fim de que possamos ajudar o indivíduo a encontrar um equilíbrio entre em seu comportamento no âmbito escolar.

    É um trabalho em conjunto com a família, principalmente, já que ter um comportamento adequado na escola é ensinado em casa com o auxílio dos pais. A conversa franca, a acompanhamento aos filhos em todos os aspectos, não só nas reuniões escolares, mas no dia a dia, é de suma importância para que o aluno tenha sucesso na vida escolar.

    Quando o aluno sabe que tem seus professores na escola preocupados para que assimile o conhecimento e seus pais em casa auxiliando para que ele possa ter um bom desempenhando, ele se sente valorizado, importante e tem um apoio, apoio esse que cabe aos pais o fazerem constantemente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com