TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LEITURA É FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

A leitura é fundamental no processo de alfabetização, seja pelo aluno ou pelo professor. A leitura de diferentes textos favorece a apreensão das possibilidades e formas de escrita por parte da criança.

O autor Curto (2000) elaborou uma classificação de tipos textuais, são eles: enumerativos, informativos, literários, expositivos e prescritivos.

Os textos enumerativos servem para escrever ou ler textos com a finalidade de comunicar ou localizar. São textos funcionais da vida cotidiana. Em sala de aula podemos desenvolver com os textos enumerativos a organização dos nomes em listas para o ajudante do dia, programação das tarefas diárias, elaboração de cartazes, por exemplo, o aluno que trazer lanche saudável ganhará de recompensa uma estrela, organização do calendário, escrita dos nomes para realizar uma leitura diária escolhendo um livro de sua preferência, etc. Os textos informativos servem para comunicar ou adquirir informação geral sobre um tema. Em sala de aula pode-se usar para observar o jornal e as noticias diárias, relacionando legendas com as imagens correspondentes, leitura de uma notícia, escrita de um bilhete, interpretação de logotipos, etc. Os textos literários servem para sentir prazer, através do entretenimento produzido, pela beleza estética; conexão dos sonhos e fantasias, conseguindo viver essas aventuras, heróis e mitos. Na sala de aula pode-se usar como leitura um conto, poesia, adivinhações, entre outras; dramatização de um conto conhecido, localização de uma palavra numa canção memorizada, interpretação de imagens sequenciadas para ordená-las posteriormente, reescrita de um conto conhecido sem imagens, etc. Os textos expositivos servem para estudar. Tendo como tarefa identificar o tema do texto, localizar a ideia principal, realizar um resumo, escrever usando termos precisos, enunciados breves podem ser realizados desde que sejam adequados aos conhecimentos prévios e as possibilidades de aprendizagem dos alunos. Em sala de aula é possível explorar em elaborações de relatório sobre um tema estudado; dicionário; roteiro de trabalho; resenha de um processo natural e escrita da resenha de uma experiência. Os textos prescritivos servem para fazer, realizar. Esses textos contêm informações acerca do modo de realizar uma atividade (instruções). Em sala de aula pode-se usar através de escrita dos ingredientes de uma receita culinária; leitura das instruções de um trabalho manual; leitura das regras de um jogo; escrita dos combinados feitos em reunião de aula; reconstrução de instruções desordenadas.

Na medida em que vamos ampliando nosso contato com a leitura torna-se fácil identificar os diferentes textos que existem em nosso cotidiano e assim compreender a sua finalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com