TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Por:   •  8/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PCC - Proposta de prática curricular – 2020

Curso: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Disciplina: Didática

Aluno (a): Antonia Pereira da Cruz

Matrícula: 201908576995

Professor (a): Marilda Franco de Moura

Maio de 2020

RELATÓRIO

Preparar uma Aula para Educação Infantil ou Ensino Fundamental utilizando metodologia ativas

OBJETIVOS

Refletir sobre as novas metodologias utilizadas na sala de aula.

Aprender a elaborar uma aula utilizando as metodologias ativas.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

As novas metodologias utilizadas em sala de aulas são muito importantes para o processo de aprendizado,para o processo do conhecimento.

A proposta é o que o aluno seja o centro dessa aprendizagem, de forma autônoma e participativa. A tecnologia traz mudanças na educação e integra todos os espaços e tempos segundo o pesquisador da Universidade de SP, José Moran.

A teoria de Glasser diz que os alunos aprendem apenas 10% lendo, 20% escrevendo, 50% observando e ouvindo, 70% já discutindo com outras pessoas, agora os que mais aprendem são os que praticam, fazem exercícios(80%) e os que ensinam (95%).  Foi tão bem comprovado que muitas empresas e pessoas estão mudando os métodos de ensino.

O conceito de didática vem do grego, que se traduz como arte ou técnica em ensinar. Seu conceito ficou muito restrito ao ensinar mas nos dias de hoje é visto com muita propriedade na educação, pois a sua teoria reflete na prática utilizado em sala de aula, pois o ato de aprender reflete no ato de ensinar, e também preocupa-se em buscar o melhor subsídio para o desenvolvimento do ensino aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO

Tema da Aula: Economizar ÁGUA

|Resumo: Foi preparado uma aula com o tema sobre a água para conscientizar as crianças da importância de como usar a água com responsabilidade e para nao faltar no futuro.

Objetivo da aula: Esse material irá desenvolver a coordenação motora das crianças e esse tipo de atividade desenvolve o lado cognitivo e dá autonomia para escolher o que se quer desenhar , isso é muito bom para o aprendizado no jardim de infância para os pequenos educandos pois aprendem o valor e a importância de uma aula participativa, da economia da água e o que eles podem fazer para ajudar em casa, se sentirem úteis..

 Metodologia Ativa: baseada em projeto, recursos de internet, youtube

Segmento: Educação infantil - Pré-escolar - 4 e 5 anos

Material Utilizado: lápis cera , tinta, tesoura, cola, papel crepom cor azul, papel cartão, papel A4 branco

Roteiro da aula: 1 - Assistir um vídeo do youtube com o tema água. 2- Fazer uma rodinha e conversar sobre como economizar a água no nosso planeta e nas nossas casas. 3- Pegar o papel crepom azul, entregar um pedaço para cada grupo de 4 crianças para fazer bolinhas com a mão. 4- Entregar o papel cartão que terá um formato de um lago , piscina(será nossa água) e pedir para colar as bolinhas do papel crepom). 5- Pegar a folha a4 e desenhar seu desenho para completar junto da sua “água” e depois pintar a gosto livre. 6- Colocar nome e data(com a ajuda da professora ou sozinho se já souber) e entregar para professora dizendo o que foi feito no seu desenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (98.9 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com