TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Por:   •  2/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.054 Palavras (13 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 13

                       LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................. 4

3        Plano de aula 1        8

4        Plano de aula 2        11

5        plano de aula 3        13

6        CONCLUSÃO        20

8 REFERÊNCIAS        22

  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo destacar a Importância da Ludicidade na Educação Infantil, por se tratar de um tema bastante debatido por professores e pesquisadores da Educação Infantil. Ludicidade tem origem da palavra latina ludus”, que significa jogo ou brincar. Na Educação usamos o termo lúdico para nos referir a jogos, brincadeiras e qualquer exercício que trabalhe a imaginação e a fantasia. A Ludicidade é muito importante para a formação de ensino aprendizagem em qualquer nível de formação, principalmente na Educação Infantil, pois e na infância que as crianças interpreta, conhece sobre o mundo da imaginação, expressam sentimentos, aprendem ater noção de regras de se pôr no lugar do outro, fazem descobertas destacando assim a importância lúdica.

Na abordagem desse tema Ludicidade iremos destacar a importância de incentivar uso da Ludicidade na Educação Infantil, que por meio de brincadeiras, a criança desenvolva suas habilidades e experiências, preparando-se para novos desafios.

2     A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

                        A Ludicidade está presente diariamente nas salas de Educação Infantil, através de jogos e brincadeiras sendo uma parte essencial para a infância. O brincar não significa apenar recrear mais sim desenvolver áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, criatividade além da capacidades importantes como atenção, memoria e a imaginação da criança.

                       A Ludicidade está sendo usada na forma de reinventar, ajudando os alunos a visualizar o mundo de uma maneira atrativa, observando que as brincadeiras e jogos se tornam um grande aliado na aprendizagem, tornando mais prazerosa para os alunos da Educação infantil.

                       Observar o profissional da Educação na forma que ele está aplicando a Ludicidade em sala de aula analisando o progresso dos alunos diante desse método, é muito importante para a avaliação e eficácia da Ludicidade em sala de aula.

         

Nicolau (1986), em seus estudos, afirma que quando a criança está brincando ou

Jogando, libera e canaliza suas energias, podendo transformar, portanto, uma realidade difícil em algo mais leve, dando abertura à fantasia, enfrentando os desafios, imitando e representando as interações presentes na sociedade no qual se vive, atribuindo aos objetos significados diferente, definindo e respeitando as regras, que são estipuladas pelo contexto social. A criança decide desta forma, sobre o que, com quem, onde, com o que, como brincar e o tempo em que brinca, constrói a brincadeira no momento de brincar, brinca sem finalidades ou objetivos explícitos aprendem a lidar com suas angustias, criando e deixando fluir sua capacidade e liberdade da       criação(GONÇALVES,2018)

A Ludicidade e muito mais que o simples ato de brincar e de jogar. A Ludicidade desenvolve conhecimentos para a vida pessoal e profissional, tem o intuito de interação e de intervir em seu meio social, de forma prazerosa para a criança, onde o brincar se torna indispensável a saúde física e emocional da criança. Jogos organizados tem a proposta e requer desempenho, constituindo um desafio promovendo a motivação facilitando escolhas e decisões a criança. Uma bola e um convite ao exercício motor. Um quebra cabeça e um desafio a inteligência.

O brincar é um meio natural que possibilita a criança explorar o mundo, descobrir-se, entender-se, conhecer os seus sentimentos, as suas ideias e a sua forma de reagir. O jogo e a brincadeira exigem movimentação física, envolvimento emocional e provoca desafio mental. Neste contexto, a criança só ou com companheiros integra-se ou socializa-se (KAMILA et al. 2010, p.36).

 De acordo com Salomão e Martini (2007) é no jogo que a criança começa a desenvolver fatores intelectuais construindo uma serie de informações e novos conhecimentos, principalmente na aprendizagem da criança, além da contribuição no processo da aprendizagem e escolarização, já que são usadas e utilizadas na finalidade educativa.

Hoje em dia, o brincar e o jogar não torna-se só um passatempo, são um fatores de grande importância para o desenvolvimento da criança, ajudando em suas dificuldades e a fornecer informações sore a criança, seja para a família ou em seu meio escolar, afirmando assim que os jogos e brincadeiras estimula os sentidos da criança, motivando o aprender produzir e produzir.

Dando continuidade a importância que o brinquedo tem na vida de uma criança o mesmo possibilita na evocação de novos aspectos da realidade no mundo infantil, de uma certa maneira que a criança com sua imaginação, coloca em ação todos esses elementos, sem que perceba especificadamente quantas ações estão sendo realizadas.

Sobre os benefícios dos jogos e brincadeiras, alguns autores tem uma visão que muitos fatores podem interferir nas atitudes da criança pontua que:

[...] o jogo é uma atividade que proporciona prazer e diversão; o jogo não responde a

uma finalidade externa, é feito sem nenhuma finalidade concreta e não está submetido

a exigências ou interesses alheios; o jogo tem sempre uma característica imediatista:

a criança joga aqui e agora, e não se planejam objetivos alheios ou diferentes no

tempo; o jogo deixa um amplo espaço à livre iniciativa e à liberdade dos participantes;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (160.2 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com