TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Licenciatura em Pedagogia

Por:   •  17/4/2018  •  Resenha  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA: Sociologia da Educação II

Licenciatura em Pedagogia

2º semestre 2017

Com a série “Educação.doc” sobre a qualidade do ensino público no Brasil podemos ter um panorama da educação e diferentes metodologias de ensino no país. Inicialmente, podemos ver uma crise no sistema educacional. Crise que trás um déficit no desenvolvimento dos alunos, além de dar continuidade a uma insatisfação dos alunos, professores e todos os envolvidos no processo de educação e alfabetização.

No Brasil temos um quinto da população frequenta escolas. O acesso à educação é algo exemplar no Brasil, entretanto a qualidade do ensino é um fator preocupante. Estamos em 88° lugar no Ranking da Educação da Unesco. Essa crise educacional é importante para se pensar as eficácias e fracassos de nosso sistema escolar. Outro problema a ser tratado é a grande evasão de alunos durante o percurso escolar. A cada dez alunos que entram no ensino fundamental somente cinco concluem o ensino médio.

Para haver uma melhora na qualidade da educação é necessário buscar alternativas que possibilitem a criação de novas metodologias de ensino. Projetos comprovaram que investir muito no ensino fundamental contribui para melhores resultados no ensino médio. Uma articulação entre as escolas de certa região também pode trazer resultados satisfatórios, como mostra o documentário Efeito Escola, cidades da Chapada Diamantina se uniram para criar estratégias de alfabetização que obtiveram mais de 80% dos alunos alfabetizados.

Outro ponto importante para qualquer instituição é a um sistema de avaliação. Avaliar é conhecer, é necessário conhecer os alunos, seu nível de aprendizado e dificuldades específicas para poder trabalha-las durante o ano. Através da avaliação a escola pode criar políticas e metas que atinjam a evolução dos alunos e se moldar conforme o perfil deles, assim a avaliação não avalia somente o aluno, mas também a própria escola. É comprovado que avaliações têm efeito positivo nos alunos também, pois estimula na consolidação da memória.

Além de investir em avaliações também é essencial investir na formação dos professores. Para haver uma modificação nos problemas presentes em sala de aula é necessário haver um aprimoramento nas metodologias de professores. A formação continuada tem trazido bons resultados para as instituições que a utilizam.

É importante que haja nas escolas uma gestão democrática, a participação da sociedade nas decisões educativas tem um impacto transformador nos envolvidos e no sistema escolar. A escola também deve ter uma articulação com o corpo governante, isso evita que haja descontinuidade dos projetos escolares e aumento dos índices de pesquisas da escola.

O Brasil passou por momentos de repressão e que fez muitas mudanças no currículo educacional. Um exemplo foi a retirada de disciplinas como sociologia e filosofia. Por isso a cultura educacional ainda é influenciada pela ideia de que só se deve aprender aquilo que será útil para se aplicar em trabalho ou serviço. A escola deve ser um lugar onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com