TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Licenciatura em Pedagogia

Por:   •  15/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório crítico-reflexivo da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil - Curso de Pedagogia (LICENCIATURA) - EAD

1. CABEÇALHO

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Instituto: Alfa e Ômega

Nome: Simili Dos Santos

RGM: 18479804

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil 2018 / 3ºSemestre

2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

 O Estágio Curricular Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental foi realizado integralmente na Escola Municipal Ayrton Senna, localizada Rua Mário Andreazza nº 02, bairro Parque Guajará, Belém-Pará, pertencentes à rede pública, mesma funciona Educação Infantil e Ensino Fundamental até o 6º ano.

   O corpo administrativo da escola é composto pelo diretor, seis coordenadoras pedagógicas, uma secretária e dois assistentes administrativos. O corpo docente é formado por vinte e nove professores e dois auxiliares por parte da inclusão.  O corpo de apoio é formado, por um agente da portaria, doze agentes de serviços gerais, quatro manipuladores de alimentos. Funciona em três turnos manhã, intermediário e tarde.  

Sua estrutura física é dividida em: dois andares, onde no térreo têm nove salas (sendo cinco salas de aula, uma direção, duas coordenações e uma secretaria), quatro banheiros, uma copa, um refeitório e uma quadra esportiva. No primeiro andar têm seis salas de aula, uma biblioteca, quatro banheiros, uma sala de professores e um auditório. Toda a escola é bastante climatizada por esta situada em suas salas têm ventiladores e luminárias em perfeito funcionamento, os espaços físicos da escola são amplos e atende bem sua clientela.

3. INTRODUÇÃO

O estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil tem como parte específica mostrar aos alunos de pedagogia como os alunos do jardim II, se comportam em sala de aula por meio de observação pôde-se verificar as limitações destes alunos, como eles interagem com seus amiguinhos de sala , o que os motivam a aprender , o modo como a professora responsável pela turma ministra as aulas e fazer com que venhamos a nos questionar como faríamos se estivéssemos no lugar da professora regente , e ter uma breve experiência de regência em sala. Além de elaborar, executar, e avaliar um projeto de intervenção pedagógica, que contribuiu significativamente para formação do estudante de pedagogia, ao estabelecer o processo de ação-reflexão.

O estágio supervisionado em Educação Infantil teve como objetivo, aprimorar meus conhecimentos, a prática em sala de aula, propicia a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho. Estagio é onde temos a oportunidade de vivenciar fatos para aprendemos lidar futuramente em sala de aula, refletindo sobre práticas vamos saber lidar como verdadeiros profissionais compromissados com a educação infantil.

Neste estágio foram necessárias 5 semanas (20 horas semanais) que totalizou 100h de observação em sala de aula com alunos do jardim II, com realização de anotações das aulas assistidas e entrevista com os professores regentes e a direção da escola para conhecer melhor suas concepções pedagógicas. Se iniciando no dia 06 de Agosto de 2018 e termino no dia 12 de Setembro de 2018.

Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação

A partir da observação das aulas da professora Rosilene Soares Santos é possível descrever algumas práticas pedagógicas que foram utilizadas nas aulas e vivências com os alunos. Uma das atividades que gostei e participava todos os dias, no primeiro horário era a acolhida, onde a docente iniciava uma conversação geralmente á respeito de família, escola, de projetos pedagógicos desenvolvido na escola, em seguida a turma formava um círculo e oravam, um dos melhores momentos, as crianças concentravam e intercediam pela família, pela escola e pelo país. Percebi também a importância do lúdico no espaço escolar, com o desenvolvimento de atividades como roda, passa anel, amarelinha, queimada, dança da cadeira, dramatização, contos de histórias, músicas, porém as brincadeiras ocorrem de forma direcionada pela profissional. A direção apoia a valorização do lúdico nas atividades elaboradas com os alunos, no início do ano propõe vários temas para que sejam desenvolvidos projetos pelos professores junto com os alunos para ser trabalhado durante o ano com todas as turmas. Ex: Meio Ambiente, Jogos e brincadeiras, Alimentação, Cultura do Município. Neste ano a escola está trabalhando com projetos voltados para importância da coleta seletiva e reciclagem.

4. PERFIL DO PROFESSOR        

Realizei o estágio somente com uma professora no nível de ensino infantil com a carga horária de 100h. A professora é licenciada em Pedagogia, tem especialização em Psicopedagogia, trabalha na área da educação há 10 anos. Durante todo momento, a professora demonstrou ser uma excelente profissional em sua área. A mesma não apresentou nenhuma dificuldade para atingir os objetivos como docente do ensino fundamental. Os dados após termos concluídos o estágio, revelaram o profissionalismo da docência, como um momento extremamente importante para os futuros pedagogos.

5. PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR

A professora Rosilene Soares Santos é uma grande profissional executa suas aulas com autonomia sempre buscando meios para desenvolver seu trabalho com qualidade, ela desenvolve sua prática de ensino levando em consideração as formas de aprendizagens de seus alunos com respeito. Trabalha direto com seus alunos ditado de palavras simples, de numerais, de textos, sempre procurando ilustrar suas atividades, usa jogos educativos. Verifiquei que a professora deixa o aluno se apaixonar pelo conhecimento, transmitindo a sua própria paixão. Ela estabelece uma cumplicidade e uma solidariedade na busca do conhecimento, deixando de lado a imagem de professor que sabe tudo, aceitando mostrar suas próprias ignorâncias, não cedendo à tentação de interpretar a comédia do domínio, não colocando sempre o conhecimento ao lado da razão, da preparação para o futuro e do êxito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (148.8 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com