TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário

Por:   •  27/10/2023  •  Relatório de pesquisa  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]        [pic 2]

RELATÓRIO

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAEL - UNIFAEL

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

 

 

 

 

 

 

CELESTE PINTO CORDOVIL, 47453047

[pic 3]

 

 

CURUÇÁ – PARÁ

2023

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAEL - UNIFAEL

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado III, do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário FAEL - UNIFAEL.

Orientador: Prof.(a). Carolina Mateus Ramos

 

CELESTE PINTO CORDOVIL, 47453047

 

CURUÇÁ – PARÁ

2023

1. RELATÓRIO

O presente trabalho fundamenta-se nas experiências desenvolvidas na prática do Estagio Supervisionado III em Gestão Educacional, o qual é necessário para a conclusão do curso de Pedagogia. De acordo com Godoy e Soares (2014) o estágio supervisionado faz parte do currículo no curso de Pedagogia, no qual o acadêmico precisa concluir, pois se trata de uma etapa importante para sua formação.

O estágio ocorreu nas referidas instituições nos períodos matutinos e vespertinos, tendo como lócus dessas experiências as EMEIF “Maria Hyluiza Pinto Ferreira” localizada na tv. Sete de Setembro,421, zona Urbana, e EEEF Médio “Profª Raimunda Sena da Silva”, localizada na Rodovia Curuçá-Abade, altura do Km 03, zona Rural, em que as mesmas foram projetadas para atender uma clientela de classe média/baixa.

O primeiro momento de contato com a direção das escolas foi via celular, que de forma receptiva prontamente marcou dia e hora para um encontro presencial. Nesse segundo contato direto, foi feita a entrega da Carta de Apresentação e o Termo de Compromisso aos gestores, após tomarem conhecimento dos nossos objetivos enquanto estagiário. A Escola Maria Hyluiza P. Ferreira é composta de 35 profissionais incluindo professor, coordenação e todas as áreas da escola (administrativo, serviços gerais, etc.  Atualmente a escola conta com 300 (trezentos) educandos. Sua estrutura física é composta por 11 salas de aula, sendo 8 utilizadas, devido turma multisseriada. Suas dependências:  01 secretaria, 01 sala diretoria, 01 refeitório, 01 dispensa, 01 laboratório de informática, 01 sala atendimento especial, 01 quadra de esporte, 01 sala de leitura, 01 cozinha, 03 banheiros, sendo dois para os alunos e um para os professores.  Quanto aos recursos multimídia, a escola disponibiliza de 01 TV, 01 DVD, 01 copiadora, 03 impressoras,01 equipamento de som, 01 datashow, 30 computadores, sendo 4 usos administrativo e 26 usos dos alunos e Internet Banda Larga. Durante as observações realizadas no estágio, é que a escola não dispõe de banheiros adaptados para a inserção de alunos com deficiência, sim rampa. E que todos os professores tem graduação e especialização. E a Escola Profª Raimunda Sena da Silva, conta com 420 alunos, dispõe de salas de aula, laboratório e informática, cozinha, sala de secretaria, sala de diretor, sala de professores, banheiros, quadra de esportes, despensa, cozinha, sala de leitura. Quanto aos recursos multimidia disponibiliza de TV, DVD, copiadora, impressoras, equipamento de som, Datashow. A escola dispõe de banheiros adequado à alunos com deficiências ou mobilidade reduzida.

Assim, procurando ampliar os conhecimentos sobre o campo de atuação, buscou-se junto aos gestores informações sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, objetivando adequar os planos de ação, colaborando com as atividades definidas anteriormente pelos docentes das turmas da Educação Infantil (Pré I), 3º ano, 6º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio.

A temática abordada no plano de ação foi enfatizada dentro da realidade das turmas em que todos estivessem inseridos nesse contexto, pois foi uma temática comum a série em questão, onde os discentes puderam estar se apropriando de conhecimentos que fazem parte de sua realidade, levando-os a um novo olhar sobre a Valorização as Diferenças, Leitura colaborativa e autônoma através dos contos populares, Sexualidade e Gravidez na Adolescência e finalizando com uma Leitura no cotidiano escolar, e fazendo os mesmos a perceberem e se apropriarem de conhecimentos que fazem parte de suas realidades apesar de serem em níveis diferenciados. O plano escolhido foi “Leitura no cotidiano escolar” e aplicado no 6º ano do Ensino Fundamental na disciplina Língua Portuguesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (177.6 Kb)   docx (124.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com