TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MUSICALIZAÇÃO E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  17/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO[pic 1]

1. PARTE I: PESQUISA .............................................................................................01

1.A MUSICALIZAÇÃO E A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL...........................................................................................................02

1.2 OBJETIVOS. .........................................................................................................03

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.............................................................................04

2. PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO ........................................................05

2.1 METODOLOGIA....................................................................................................06

2.2 CRONOGRAMA....................................................................................................07

REFERÊNCIAS...........................................................................................................08


1 PARTE I: PESQUISA

  1. A MUSICALIZAÇÃO E A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

AREA DE CONCENTRAÇÃO:  METODOLOGIAS DE ENSINO

     Podemos considerar como metodologias de ensino tudo que o professor utiliza como meio para facilitar o conteúdo para seus alunos.  O papel do professor é ser facilitador, no processo ensino aprendizagem, estimulando, criando métodos que possam atingir seus objetivos, por essa razão, a preparação do educador como mediador do conhecimento é de fundamental importância. Pois o aluno deve ser ativo na construção do conhecimento, questionando, aprimorando a argumentando; dessa forma, construir com todos em sala de aula o conhecimento por meio do compartilhamento do seu próprio saber, das suas vivencias.

Quando a música é percebida pelos educadores como uma fonte de aprendizagem, as ações mais comuns do dia a dia são transformadas em vivencias capazes de estimular o gosto pelo aprender. Cabe ao professor estimular a busca pelo saber de forma criativa, lúdica e prazerosa, guiando as crianças durante a sua caminhada em busca do conhecimento, ajudando a tirar dúvidas, respondendo ao questionamento que surgem durante as aulas. A estimulação precoce das crianças contribui muito para o seu aprendizado futuro, pois desenvolve suas capacidades motoras, afetivas, e de relacionamento social, o contato das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado.

Entender a função do brincar no processo educativo é conduzir a criança ludicamente para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social, a brincadeira leva a criança ao conhecimento da língua oral e escrita a matemática, as artes, visuais, a música o conhecimento do mundo, ressaltando a construção da cidadania. A educação infantil é primordial para uma aprendizagem afetiva, ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar futuro, propicia à criança resultados superiores ao chegar ao ensino fundamental, pois a educação infantil é o verdadeiro alicerce da aprendizagem, aquela que deixa a criança pronta para aprender.

Segundo FREIRE(1996, p25), "não há docência sem discência , pois quem forma se reforma ao formar, e quem é formado forma-se e forma ao ser formado".

Dessa forma entende-se que o aluno precisa do professor e o professor precisa do aluno, pois o aprendizado não depende só do aluno. Utilizando a música de maneira sensata pode-se oferecer um conhecimento ao educando através do ensino lúdico na linguagem musical.

1.2 OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

- Refletir sobre as práticas pedagógica do educador, e as contribuições que música traz para o desenvolvimento do ensino aprendizagem do educando. 

OBJETIVOS ESPECIFICOS

- Estimular a linguagem oral por meio da música.

- Desenvolver a atenção, a concentração e memória das crianças.

- Despertar a imaginação e a criatividade por meio de atividades que envolvam a musicais.

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        

 A música e a musicalização são elementos que contribuem para o desenvolvimento da inteligência e para interação do ser, contribuindo com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e sócio afetivo da criança.

Segundo a LDB(9.394/96 ), no seu art.26º, a propõe que o currículo da educação básica  tenha como obrigatório o ensino da arte como forma  de promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

Ainda neste sentindo os PCN nos diz: "que é através da diversidade que o aluno constrói hipóteses e aprimora sua forma de avaliar a qualidade das suas produções e as dos outros. Essa diversidade que abrange o conteúdo da música.

 Pois a musicalização é feita através de atividades lúdicas visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento da percepção auditiva, imaginação coordenação motora, memorização, socialização, expressividade, percepção espacial.

Sabemos que o lúdico funciona como elemento motivador e de estímulo para o desenvolvimento da expressão musical onde a imitação, a percepção e a criação são os principais elementos deste processo.

Conforme WEIGEL(1988), a música visa incentivar o desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivo, linguístico, psicomotor e sócio afetivo, ao mesmo tempo em que garante a aquisição  de novos conhecimentos. Ela se configura como instancia do processo de socialização da criança durante sua escolarização.

Já GAINZA (1988) ressalta que: "A Música e o som enquanto energia, estimula o movimento interno e externo; impulsionam a ação e promovem nele uma multiplicidade de condutas de diferente qualidades e grau".

As atividades c musicais ajudam a criança a dominar melhor o seu corpo aprimorando a coordenação motora, e ao mesmo tempo permite que a criança conheça melhor a si mesmo, desenvolvendo sua noção corporal, e permitindo a interação com o outro.

 Brésia( 2003)  afirma que, "a crianças mentalmente deficientes  e autistas reagem à música, quando tudo o mais falhou. A música é um veículo expressivo para o alívio da tensão emocional, superando dificuldades da fala e da linguagem".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com