TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia de Ensino Ativa

Por:   •  5/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Metodologia de ensino ativa.

Essa metodologia nada mais é do que uma forma prática em que o aluno pode absorver o conteúdo transmitido, produzindo! Ou seja, ele aprende e juntamente produz! Esta forma de fixar torna o processo mais simples e o aluno consegue absorver mais facilmente tudo o que foi construído em sala de aula.

É a forma de ensino no qual os alunos são estimulados a participar do processo de forma mais direta. Seu objetivo é estimular o aluno a sair do estado de estagnação durante a aula e colocá-lo como protagonista do processo de aprendizagem,  e o professor assume um papel de suporte. Assim, a autonomia do aluno é estimulada de forma que ele seja capaz de construir o próprio conhecimento.

Minha Prática de Sala de aula - Ensino, Aprendizagem e processo e Metodologia ativa.

Como minha prática de Sala de aula sempre utiliza os métodos de ensino, que traz para a sala de aula uma boa conversa, e muita interação com os alunos. Como professora tenho desenvolvido junto aos alunos, alguns tipos de metodologia para que o conhecimento seja constante.

 Rotação por estações de aprendizagem

Uma das metodologias que faço uso é a de rotação por estações propõe uma divisão da turma em diferentes grupos e a criação de um circuito em sala de aula, as chamadas “estações”. Com essa metodologia trabalho com leituras deleites e contação de historias. Cada um dos alunos  deve estar comprometida em uma atividade que foque em uma categoria de aprendizado, como: Visual, auditivo, leitura e até escrita.

Meu objetivo com esse tipo de rotação é fazer com que toda a turma, dividida em grupos, interaja com todas as estações. Assim, todos os grupos fazem todas as atividades e estimulam diferentes tipos de aprendizagem!

Cultura Maker

A chamada “cultura maker” se baseia na cultura do “faça você mesmo”.

Esse tipo de metodologia ativa estimula que os alunos criem ou produzam projetos com as próprias mãos. Eles ficam livres para desenvolver suas habilidades e criatividade.

É  a metodologia que mais faço uso em minhas aulas¸ os alunos tem autonomia para construir   todos os projetos e atividades . Aqui, mais uma vez, é importante que os alunos tenham total autonomia e onde eu  professora sirvo como orientadora.

Um exemplo fizemos o projeto parque dos dinossauros, as crianças puderam brincar com elementos da natureza, criando e imaginando, construíram os dinossauro, ovos  com vários materiais, criamos  os nossos dinossauros, pesquisados e escolhidos detalhadamente, na procura em revistas, no computador e nos livros. Eles construíram um verdadeiro parque dos dinossauros. Aprendizagem ativa é isso, é aprender na prática, é tirar a aprendizagem do papel, é aprender fazendo, é aprendizagem real e contemporânea, mas, acima de tudo, é colocar o aluno do centro do processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com