TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADE DE LEITURA NO BÁSICO – I E II.

Por:   •  17/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

        

PROJETO DE PESQUISA

TITULO: DIFICULDADE DE LEITURA NO BÁSICO – I E II.

GRANJA-CE ABRIL- 2016

[pic 2]

EQUIPE:

DIANA BATISTA BARCELOS

EDIVANEA ANDRADE DE OLIVEIRA

IRISMAR OLIVEIRA PEREIRA

MARIA DOS NAVEGANTES DA COSTA PAULA

MARIA DO LIVRAMENTO PEREIRA BATISTA

PROFESSORA: ANA CRISTINA DA COSTA FEITOSA

DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFÍCO

[pic 3]

TEMA:

A RELEVÂNCIA DA LEITURA NO BÁSICO - I E II NA E. E.F TEODORICO G. PEREIRA PARA A FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO INDEPENDENTE.

 

1. TITULO:

A RELEVÂNCIA DA LEITURA NO BÁSICO – I E II.

2. INTRODUÇÃO

        

             O presente trabalho aborda a realização de uma pesquisa sobre a importância da leitura no básico – I e II na E.E.F. Teodorico G. Pereira, objetivando a concepção intelectual dos educandos, pois é notória em alguns alunos a dificuldade em ler e interpretar textos.

                 Apresentara uma metodologia lógica de acordo com a realidade do aluno, do professor e da escola onde a observação foi efetivada. Empregamos a leitura em diversos pontos e com vários fins em nosso cotidiano: na profissão, na escola e em casa. A formação do leitor começa no setor escolar e ocorre ao longo dos seus estudos, tendo como intermediário o professor.

                  A leitura prepara e informa os cidadãos para exercer seu papel na sociedade. Em meio a todos os benefícios da leitura, o mais admirável é aprender a se comunicar com mais eficiência, quem tem o habito de ler apresenta mais cultura e, consequentemente, mais poder de comunicação com oportunidades para um futuro promissor, buscando seus direitos e cumprindo seus deveres. Se incentivado desde o inicio na sua vida de estudante, através de uma parceria entre a escola e a família.

TÍTULO II

Dos Princípios e Fins da Educação Nacional

Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Lei das Diretrizes e Base da Educação (LDB): Brasil, DF, 1986. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm, acesso em 22/03/2016.

                   Leitura e interpretação de texto são os itens mais discutidos no campo educacional, levanta vários questionamentos voltados para o que realmente utilizar, não só para ensinar a ler, mas também ao aluno criar o habito de ler e formar sua opinião, no entanto ser independente e defender os seus objetivos com inteligência e ética na vida profissional e até mesmo pessoal.

3. JUSTIFICATIVA

               A leitura é de fundamental importância para o ser humano, pois implica no seu desenvolvimento pessoal, profissional e como um cidadão que tenha capacidade de propor, criticar quando necessário e avaliar o melhor para a vida.

              Quando o individuo é estimulado a ler, compreender, formar sua própria opinião mesmo que algo tente influencia-lo as escolhas erradas, mas com seu conhecimento adquirido por meio da leitura o mesmo saberá o correto e o incorreto em meio às problemáticas vivenciadas no dia a dia. São diversos fatores que implicam no aprendizado do aluno, não apenas na escola, na sala de aula ou com o professor, como também no lar na convivência com a família, pois é um modelo para o filho, o qual considera um padrão a ser adotado, ou seja, a família tem fundamental importância no desenvolvimento de um ser equilibrado preparado para receber conhecimento e então se torna um profissional com um futuro promissor.

             Para educar cidadãos bons e que compreendam o contexto social, é preciso organizar o processo educacional e conhecer a realidade do aluno para que sintam e estudem na escola o prazer da leitura. Especialmente para os alunos que não tem contato frequentemente com materiais apropriados de leitura e com pessoas leitoras.

           O problema é que a maioria dos alunos só ler no momento da atividade na sala de aula e ao chegar, em suas casas guardam o material didático e só volta a pegar no outro dia para retornar a escola, contudo é impossível formar leitores autônomos, consequentemente, é essencial apresentar aos mesmos textos críticos e que discorre sobre os fatos da sociedade, a variedade textual é uma forte estratégia para tornar a leitura um habito de ler e extrair o significado do texto, e assim formar leitores com ideias organizadas e fundamentadas.  

4. Objetivos:

  • Geral

          Estimular nos educandos o interesse pela leitura de forma prazerosa e diferenciada, para a evolução de um leitor confiante em expressar suas opiniões e compreender os vários tipos de textos, assim ampliar seus conhecimentos.

  • Específicos
  • Tornar a leitura um hábito para os alunos;
  • Utilizar a leitura como fonte de informação, conhecimento e lazer;
  • Colocar o leitor em contato com textos diversos;
  • Proporcionar uma leitura fluente e produções textuais coerentes;
  • Possibilitar uma ampla visão de mundo;
  • Valorizar a leitura como uma ferramenta para o futuro;
  • Transmitir e gerar conhecimento.

5. METODOLOGIA

 

             O procedimento deste trabalho contara inicialmente com um levantamento de dados de alunos com dificuldade na leitura e interpretação de textos, por meio de pesquisa de campo, a partir de aplicação de questionário com questões objetivas sobre os tipos de textos e como a família participa da vida escolar do filho, observação na sala de aula, entrevista sobre leitura e do material bibliográfico que discorre sobre o tema em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (205.2 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com