TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRATICA AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

Por:   •  15/7/2021  •  Monografia  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO E PRATICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA-

GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

ESCOLA: AMBIENTE PROPICIADOR DE FORMAÇÃO

                                    IVONEIDE CRUZ DA SILVA RA:1814178

NATALY LEMES DA SILVA RA:1852621

                                    ROSINETE LIMA DA SILVA RA:1756893

Caldeirão Grande BA

2020

SUMÁRIO

1. TEMA.......................................................................................................................3

2. SITUAÇÃO-PROBLEMA........................................................................................3

3. JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO...................................................3

4. PÚBLICO-ALVO .....................................................................................................5

5. OBJETIVOS.............................................................................................................5

6. PERCURSO METODOLÓGICO.............................................................................6

7. RECURSOS.............................................................................................................7

8. CRONOGRAMA.....................................................................................................7

9. AVALIAÇÃO E PRODUTO FINAL..........................................................................8

10. REFERÊNCIAS....................................................................................................8


1.TEMA: Formação de Professores

2.SITUAÇÃO-PROBLEMA

Todo segmento da sociedade passa por mudanças ao longo dos anos.  Enormes impactos provocados pela globalização e a revolução tecnológica tem propiciado a criação de um novo padrão de conhecimento o que pede a atualização constante daqueles que formam os profissionais. Dessa forma, diversas influências a Escola e os profissionais que fazem parte dela sofrem, e, por conseguinte, as políticas públicas precisam ser guiadas tendo como foco o progresso da universalização do acesso com qualidade a todos os níveis e modalidades de Ensino. Nesse sentido, requer um olhar mais abrangente principalmente para a formação docente, posto que envolva novas formar de ensinar e aprender, que são condizentes com o paradigma da sociedade da informação.

3. JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO

A instituição Escolar, precisa acompanhar as transformações da sociedade e deve ser olhada como uma unidade complexa, dinâmica, em constante interação, um local de reflexão crítica, coletiva e constante sobre a prática de sala de aula, onde pode se dá a troca de experiências, a elaboração de projetos, a avaliação e o replanejamento. Assim, é importante a capacitação profissional e de todos os servidores da escola, para que o Ensino seja aprimorado e adequado às mudanças, transformações e realidades presentes em nossa sociedade. De acordo com Carvalho (2003, p. 07) “[..] a sociedade mudou e a escola se transformou – e as propostas de ensino devem acompanhar essas mudanças”.

O docente mesmo tendo uma formação inicial não adquire bagagem de conhecimentos que possa atender as necessidades encontradas em sala de aula, ele precisa retomar os conceitos e as tradições que a carreira leva consigo ao longo de sua história, desta forma, a sala de aula se apresenta de forma contínua em processo de transformação, em consonância com a mudança da sociedade, o que torna imprescindível que o docente aprimore e aperfeiçoar seus conhecimentos através do estudo e da formação continuada. De acordo com Pimenta, (1996, p. 34 76) “Uma identidade profissional se constrói, pois, a partir da significação social da profissão; da revisão constante dos significados sociais da profissão; da revisão das tradições”.

Hoje é necessário investirmos na formação continuada de professores e, especialmente, na formação consistente dos futuros profissionais da educação, para que a curto e médio prazo, possam construir conhecimentos, realizar pesquisas e desenvolver suas metodologias e concepções construtivistas-interacionista e histórico-social(...), na sala de aula. ( Salto para o Futuro: Construindo a escola cidadã, 1998: p.10)

Assim, Delors expõe que:

A qualidade de ensino é determinada tanto ou mais pela formação contínua dos professores, do que pela sua formação inicial… A formação contínua não deve desenrolar-se, necessariamente, apenas no quadro do sistema educativo: um período de trabalho ou de estudo no setor econômico pode também ser proveitoso para aproximação do saber e do saber-fazer (DELORS, 2003, p. 160)

É imperativo que os professores adquiram preparação e se atualize, tornando possível a aquisição de qualificação para o exercício da docência, fazer possíveis mudanças nas suas práticas pedagógicas, através do domínio de conhecimentos e métodos do campo de trabalho em que atua, edificar uma identidade profissional, além de ampliar seu conhecimento e contribuir para mudanças do contexto escolar.

Porto (2000, p. 14) argumenta que,

[...] a formação não se conclui, cada momento abre possibilidades para novos momentos de formação, assumindo um caráter de recomeço / renovação / inovação da realidade pessoal e profissional, tornando-se a prática, então, a mediadora da produção do conhecimento ancorado / mobilizado na experiência de vida do professor e em sua identidade, construindo-se, a partir desse entendimento, uma prática interativa e dialógica entre o individual e o coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (315.6 Kb)   docx (227.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com