TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA ESTUDO DE CASO

Por:   •  20/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.159 Palavras (9 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADEPAULISTA UNIP

01° SEMESTRE DE PEDAGOGIA

TRABALHO DE PSICOLOGIA ESTUDO DE CASO

Amanda Sandra da Silva                                        D399JJ-4                1A

Ana Carollina Lourenço                                        D29FCI-9                1B

Bianca Ferreira Santos                                        D33GGI-6                1B

Luciana Batista Presente                                        D35ACC-0                1A

Michelle Cristina Iglecias                                        N16695-9                1A

Roberta Kilvia Ferreira da Silva                                N19074-4                1B

Stephany Victoria Ferraz da Silva                        D31894-2                1B

SANTOS

2017

ESTUDO DE CASOS

Trabalho de Estudo de casos apresentado ao Curso de (Pedagogia) referente á disciplina         PDCV, UNIP – Universidade Paulista.

Solicitante: Professora Mirene

Santos

2017

“As grandes ideias surgem da observação dos pequenos detalhes”.

Augusto Cury

SUMÁRIO

  • INTRODUÇÃO ............................................................................................ 5
  • DESENVOLVIMENTO ................................................................................ 6
  • SITUAÇÃO PROBLEMA ............................................................................. 7
  • DESENVOLVIMENTO ................................................................................. 9
  • REFLEXÃO ................................................................................................ 13
  • CONCLUSÃO ............................................................................................. 15
  • REFERÊNCIAS .......................................................................................... 16

 

  • Introdução

Brincar é natural aos pequenos que utilizam a brincadeira para se comunicar ao mundo expressando suas ideias, sentimentos e conflitos.

A criança ao brincar explora  e compreende o mundo ao seu redor, pela curiosidade descobre coisas novas e interage de forma lúdica com o  mundo real.

Não existe duvidas que a fase magica e mais importante da vida é a infância. É a fase de sonhar e de que nada poderá impedir de seus sonhos se realizarem.  A importância do lúdico em especial da brincadeira de faz de conta e suas influencias no desenvolvimento cognitivo, motor e social.

 Qual a importância do brincar? Qual a importância da fase do faz de conta no desenvolvimento infantil? Devido às perguntas e duvidas é crescente o interesse na utilização dos jogos brinquedos e brincadeiras para educação infantil o que tem levado ao aprofundamento de pesquisas e conhecimento que podemos verificar na literatura especializada e dirigida á educadores nas ultimas décadas.

Hoje em dia a infância é enriquecida, conta se com enriquecidas reflexões e teorias, estudos psicológicos e pedagógicos que reconhecem a importância dos brinquedos e jogos na construção e aquisição do conhecimento.

Vygotsky discute o papel do brinquedo e refere-se especificamente a brincadeira de faz de conta privilegiando em sua discussão sobre o papel do brinquedo, coloca em questão o contexto social em que a criança está inserida; segundo ele a brincadeira possibilita o individuo a investigar e aprender sobre as pessoas  e sobre o mundo.

“O lúdico influencia enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.” (VYGOTSKY, 1998)

A brincadeira de faz de conta também conhecida como simbólica inicia se por volta dos dois anos a 3 anos de idade, com o aparecimento da representação e da linguagem, à medida que evolui, assume diferentes funções, dependendo do contexto em que ela ocorre. Nas brincadeiras as crianças podem expressar seus sentimentos, o que contribui para seu desenvolvimento.

Este estudo busca conhecer a importância         do brincar para o desenvolvimento da criança. Realizou se através de levantamento teórico,  de acompanhamento e registro das brincadeiras de faz de conta, buscando o conhecimento de suas contribuições para o desenvolvimento infantil, analisando as motivações e ações das crianças sobre o brincar.

DESENVOLVIMENTO

A criança vive a alegria do jogo simbólico também conhecido como faz de conta, esse processo ela recria a realidade usando os sistemas simbólicos além da sua imaginação e fantasia. As brincadeiras de faz de conta auxiliam no desenvolvimento de aspectos muito importantes para criança, habilidades motoras, sociais, emocionais e cognitivas.

Normalmente atravez do faz de conta a criança interpreta e cria significado para o mundo real através do faz de conta.é muito importante para o seu desenvolvimento e crescimento, ela irá expressar seus sentimentos, suas dificuldades suas facilidades observamos muitas questões de representação da familia do seu cotidiano e da escola.

A brincadeira do faz de conta é essencial para desenvolvimento infantil,  gera condições de criar, recriar e descobrir como viver o real e o imaginario de forma lúdica.Conforme cita Craidy(2001, p 103) que ( recuar citação)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (167.9 Kb)   docx (55.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com