TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relevância do estágio obrigatório na formação do docente

Por:   •  18/7/2018  •  Artigo  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

A relevância do estágio obrigatório na formação do docente

Eis aqui uma etapa fundamental para um professor; realizar os estágios obrigatórios da faculdade. Esta etapa é considerada essencial, pois através da mesma se conhece um pouco do dia a dia da profissão. Não o compreendo como importante apenas para adquirir experiência e sim sua relevância transpassa este tópico, observo-o como um “abrir de olhos” deste profissional, pois assim evita-se com que este professor venha se chocar com a realidade posteriormente e com os compromissos da profissão.

Infelizmente há uma quantidade relativa de profissionais que se desmotivam ao entrar na sala de aula pós-faculdade, devido às problemáticas que a profissão suporta tais como: salários baixos, alunos agressivos, falta de material para trabalhar, pouco reconhecimento do trabalho deste profissional, exigências do sistema educacional muitas vezes distante da realidade dos educandos.

O estágio é uma experiência extremamente necessária, acredito que deveriam sofrer uma remodelação, possuir uma carga horária maior para assim este profissional que está em formação possa conhecer seu espaço de atuação, a maneira adequada a se portar diante de inúmeras situações, identificar o grupo diversificado de alunos ao qual vai trabalhar. Esta etapa lhe acarreta uma bagagem precisa para o inicio de carreira evitando assim problemas futuros como abandono de turma, desistência da área de atuação e etc...

Sabe-se que, há professores que não se identificam com a sala de aula pós formados e talvez a premissa deste problema seja a pouca carga horária do estágio, a ausência da prática durante o curso, o excesso de teorização que reduz por sua vez a pratica.  

Apesar de ser envolto por uma burocracia pertinente, referente a documentação, e a inexistência de uma remuneração adequada ou até um valor muito abaixo da mesma, esta experiência traz frutos benignos para o futuro educador. Evitando assim uma decepção ao se deparar com as primeiras dificuldades no mundo da educação.

Esta injeção de contextos e situações práticas oportunizadas no momento do estágio deve ocorrer no período de formação para que o futuro educador possua reflexões próprias, que vão fazer parte do seu aprendizado, base e formação.

O professor trabalha com pessoas, sejam estas crianças, adolescentes e adultos, que possuem fases, vivem em inúmeras situações são culturas diversas,dentro de um mesmo espaço,por sua vez é importante que ele esteja preparado para esta vivência. É perceptível que a teoria possui seu valor, é uma base muito importante, mas para o profissional viver a prática possui uma riqueza de aprendizagem voltada a sua formação, pois lhe proporciona ferramentas para analisar e quem sabe solucionar uma série de questões, pois sua condição ainda é de um mero aprendiz, em fase de construção, sua sede pelo conhecimento pela prática é maior, seus medos e anseios podem ser reformulados com maior facilidade, pois ainda não é um profissional formado envolto por uma crosta de experiência que o torna menos flexível as mudanças.

É importante quando aprendiz estagiar e viver situações do cotidiano desta profissão para assim obter uma bagagem inicial e não chegar ao ambiente escolar tão surpreso. A sala de aula possui seus encantos, que os livros e artigos não podem descrever, somente a experiência de um estágio para registrar na pele tais momentos.

Escrito por Nadir Costa – Licenciada em Pedagogia UERJ

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com