TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha do Filme O Sorriso de Moraliza

Por:   •  28/4/2022  •  Resenha  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Aluna: Daniela Albino Ribeiro

Filme: O Sorriso de Monalisa

Semestre: 2018.1

O Sorriso de Monalisa é um filme americano de 2003, produzido pelo Revolution Studios e Columbia Pictures, dirigido por Mike Newell e escrito por Lawrence Konner e Mark Rosenthal, com duração de 127 minutos, tendo em seu elenco Julia Roberts. O filme se passa nos anos de 1953 e 1954, e o título é uma referência à uma pintura famosa de Leonardo da Vinci.

No filme, a professora Katherine Watson, interpretado por Julia Roberts, começa a lecionar em um prestigiado colégio de mulheres, o colégio Wellesley, onde tem dificuldades em se adaptar a um ensino tão tradicional e conservador.

Grande maioria das alunas desse colégio almejavam ser excelentes donas de casa, visto que era o que a sociedade impunha para aquela época. Elas se casavam cedo, e se viam tendo que cuidar dos filhos e marido, não tendo muitas oportunidades para continuar os estudos (como é citado no filme, por exemplo, que a Universidade de Yale oferecia apenas 5 vagas para mulheres cursarem a faculdade de direito).

Em sua primeira aula no colégio lecionando História da Arte, a professora Katharine se espanta ao notar o preparo das alunas para a aula, ficando em uma situação desconfortável, visto que elas já sabiam tudo que seria falado, devido ao rigoroso ensino que lhes é ofertado. Dessa forma, a professora então decide se afastar do ensino tradicional e buscar novos métodos para ensinar, saindo da zona de conforto das alunas, fazendo com que elas reflitam sobre suas vidas e seus destinos, o que desagrada muitas delas. A professora então é muito criticada principalmente pela direção do colégio, sendo a grande satisfação deles mandar suas brilhantes alunas direto das salas de aula para um casamento bem sucedido. Dessa forma, a tradição da escola deveria ser mantida por Katharine sem intervenções.

Ao decorrer da história, a professora tenta passar uma nova visão de vida para as alunas, mostrando que, assim como os homens, as mulheres também podem usufruir de uma faculdade, podendo trabalhar fora e construir uma família ao mesmo tempo. Dessa forma, Katharine chega a ajudar uma de suas alunas a preencher o formulário de uma vaga para a Universidade de Yale, encorajando-a para um futuro mais brilhante.

Uma cena que merece destaque é quando a professora enfrenta suas alunas, mostrando o que elas se tornaram ou se tornarão com os anos, e a imagem que as alunas no futuro terão delas (imagem de mulheres brilhantes que “desperdiçaram” seu futuro indo atrás do que a sociedade impunha). Dessa forma, a professora percebe que para aquela realidade exigir excelência contraria os papeis que as alunas “nasceram” para desempenhar.

A referência à Monalisa aparece pela primeira vez em uma música, que fala sobre o sorriso místico de Monalisa (“Você sorri para tentar um amante, Monalisa, ou é esse o seu caminho para esconder um coração partido”). Essa referência fica mais clara, quando uma de suas alunas recém casada, de família conservadora e tradicional, descobre uma traição onde ela é obrigada a continuar no relacionamento, mesmo insatisfeita com o ocorrido. A aluna, no entanto, mostra para sua mãe uma figura do quadro de Monalisa, onde diz que nem tudo é o que parece, mostrando o fato de Monalisa estar sorrindo e não parecer estar feliz (“ela está sorrindo, mas está feliz?"). Logo depois, há uma cena onde toda a turma discute o quadro de Monalisa, buscando entende-lo. Dessa forma, entende- se que o nome do filme diz respeito ao fato das mulheres da época serem obrigadas a seguirem um caminho que nem sempre será o que ela realmente deseja e se sentirem satisfeitas, ou seja, devem ficar felizes e gratas com algo imposto a elas pela sociedade mesmo se almejarem algo diferente daquilo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com