TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Viagem Maravilhosa No Mundo da Literatura Infantil

Por:   •  19/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.558 Palavras (11 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 11

Viagem Maravilhosa No Mundo da Literatura Infantil

ALUNA RESPONSÁVEL PELO PROJETO:

PÓLO DE APOIO

INHUMAS – GOIÁS

JUSTIFICATIVAS:

O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, que leve em conta uma gama de possibilidades que amplie a qualidade da educação contribuindo na formação e no desenvolvimento da criança em todos os aspectos: cognitivo, perceptivo, cultural e social.

Portanto para que isso ocorra foi pensado criar e utilizar um projeto que promova meios literários na instituição escolar de Educação Infantil, compreendendo que o período em que a criança passa na escola é de extrema relevância para construção de sua inteligência, socialização e afetividade.

Assim é necessário que a instituição escolar precise promover um ambiente harmonioso saudável e motivador de modo que atenda às necessidades das crianças nessa etapa da vida. Tentando aproximar mais as crianças da Literatura Infantil, nasceu à ideia de criar um espaço dedicado especialmente às crianças três anos a quatro anos.

Considerando o objetivo do projeto através das obras literárias possibilitou às crianças ampliar o contato direto delas com o mundo de livros, imagens e envolvê-las em um mundo lúdico que pode despertá-las, desde cedo, para experimentar primeiramente as percepções e sentimentos pela leitura, aumentar seu vocabulário, desenvolver sua autonomia e suas percepções a partir da leitura de imagens e da escuta das historias infantis.

Portanto o contato com as histórias infantis é um momento oportuno para convidar a criança a participar de um processo interativo, dinâmico, visto que, as crianças nessa faixa de 3 aos 4 anos, necessitam serem despertadas para uma aprendizagem mais lúdica e prazerosa.

Portanto é essencial conscientizar a todos que a leitura deve ser feita de forma harmoniosa, prazerosa, o livro deve ser mostrado e aberto com entusiasmo e alegria, com o intuito de que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma atividade da escola. E por meio do projeto proposto a Literatura Infantil deve fazer parte da rotina das crianças, na escola, uma vez que, por meio da literatura infantil podem-se levar as crianças para qualquer lugar, imaginárias ou reais.

Considerando a vontade dos professores em aprofundar o desenvolvimento da leitura na Educação Infantil, visando nortear o trabalho com os alunos através dos clássicos da Literatura Infantil. É preciso desenvolver o hábito e o interesse pela leitura, pois é um processo constante, que começa muito cedo em casa, na escola e continua pela vida inteira. Portanto quanto mais cedo à criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a possibilidade dela se tornar um adulto leitor, adquirindo a postura de um cidadão crítico e reflexivo em sua formação cognitiva.

SITUAÇÃO PROBLEMA:

Com a perspectiva de estimular o habito da leitura desde os primeiros anos de vida, foi criado o projeto “Viajem Maravilhosa no Mundo da Literatura Infantil”. Ao inserir a nova proposta, no qual o ambiente anteriormente era desprovido de materiais que pudessem estimular o desenvolvimento da leitura, por isso, a partir da observação da realidade, que foi a percebido a necessidade de ampliação literária para as turminhas do Maternal I e II, Jardim I e Jardim II, assim propondo um enriquecimento, no sentido de viabilizar novas perspectivas de aprendizagem para a criança.

É indispensável que a criança cresça e conviva em um ambiente que lhe proporcione o exercício da leitura, fazendo-a perceber o mundo que a cerca por meio da leitura de imagens, como também, a capacidade de escutar, aspectos estes, considerados relevantes no sentido de contribuir para o desenvolvimento da sua concentração. Quanto mais cedo as histórias orais e escritas forem inseridas no cotidiano infantil, maiores serão as chances das crianças desenvolverem o gosto pela leitura. Primeiramente, a criança escuta a história lida pelo adulto, depois conhece o livro como um objeto tátil que ela pode tocar ver e tentar compreender as imagens por meio da percepção visual e auditiva.

PÚBLICO ALVO:

A proposta de intervenção desse projeto será realizado com 45 crianças com faixa etária entre 3, 4 e 5 anos.

OBJETIVOS:

Desenvolver e incentivar o gosto e o prazer pela leitura da literatura infantil por meio de metodologias diferenciadas e que proporcionem o crescimento intelectual da criança desde a Educação Infantil, com finalidades lúdicas e prazerosas.

OBJETIVO GERAL:

Incentivar o prazer e o valor da leitura e investigar a importância da literatura infantil como um elemento fundamental no desenvolvimento da imaginação e fantasia da criança.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Proporcionar uma variada e ampla literatura;

 Estimular o interesse pela leitura;·.

 Interpretar e encenar histórias lidas;

 Recontar histórias ouvidas e dramatizadas;

 Confeccionar livros;

 Compreender a importância de cuidar dos livros;

 Proporcionar o prazer de ler e vivenciar a literatura infantil;

 Participação em situação de conto e leitura de histórias;

 Aproximar a criança de literaturas diversas;

 Participação em situação de conto e leitura de histórias;

 Desenvolver o hábito de ouvir histórias contadas;

 Desenvolver o hábito de ouvir histórias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com