TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Zona de Desenvolvimento Proximal

Por:   •  18/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

Psicologia da Educação

Portfolio 2

A zona de desenvolvimento Proximal

Tutor: Camila Maria Fernandes Fantacini

Curso: Pedagogia

Aluna: Gabriela Stéfani de Morais Resende

O projeto visa propiciar ao futuro professor um momento de reflexão sobre sua prática pedagógica, com base na Abordagem Socioconstrutivista, uma relevante teoria nas áreas da Psicologia e da Educação. Além disso, objetiva-se que o aluno relacione teoria e prática, aplicando um dos conceitos da abordagem a uma realidade prática ou real.

Etapa 1 – Estude a Unidade 4 – Teorias Cognitivas da Aprendizagem, bem como o artigo indicado no PEGE (trecho que aborda a Teoria de Vygotsky).

Etapa 2 – Realize a observação de uma situação natural que envolva algum tipo de aprendizagem e mediação, seja de conceitos ou habilidades (na sua casa com seus filhos ou com outras crianças, uma interação entre crianças no parque ou entre crianças e adultos), descrevendo esta situação, ou seja, você deve descrever o que foi observado, qual a situação, enfim a descrição detalhada da cena vista, inclusive o local onde a observação ocorreu. Se possível, cite a idade das pessoas envolvidas, sem citar nomes, mantendo o sigilo quanto à identidade das pessoas.

Etapa 3 – Elabore um texto com base na situação observada indicando onde é possível perceber o conceito de zona de desenvolvimento proximal. Primeiramente, defina o conceito, e depois o relacione com a situação observada, indicando na observação onde aparece o nível de desenvolvimento real e potencial, e a zona de desenvolvimento proximal propriamente dita. Também mencione a mediação.

Etapa 4- Faça uma conclusão, descrevendo como este trabalho auxilia na sua formação acadêmica e a possibilidade de utilizar o conhecimento adquirido na sua prática profissional.

A aprendizagem observada, foi a realização de uma aula experimental de inglês que minha filha fez.

Ela tinha 09 anos quando foi fazer sua primeira aula experimental.

Para ela, aquele dia foi um dia muito especial, pois ela sempre teve o sonho de fazer inglês.

E a forma na qual lhe foi apresentada a aula foi extremamente fantástica!

No primeiro momento ela conheceu toda a estrutura da escola, depois ela foi direcionada para a sala de aula.

A professora apresentou a minha filha o material didático que ia ser utilizado para trabalhar as aulas de inglês, o primeiro material era um livro ilustrado com várias imagens e seus nomes em inglês e alguns diálogos em inglês.

O outro material era uma caneta wiz pan. Essa caneta você passa sobre o livro e ela realiza a pronuncia da palavra em inglês.

Nessa aula ela utiliza os dois materiais, no primeiro momento ela visualiza a imagem e embaixo da imagem havia o nome escrito em inglês.

E a caneta era um apoio para que ela conseguisse repetir a pronuncia da forma correta.

Ela utilizou a associação da imagem e a palavra em inglês para saber o que aquela imagem representa em inglês.

Também havia outros métodos para aprendizagem jogos e músicas, os jogos são realizado para trabalhar as associações de imagens   com as palavras.

A escola também possui uma cozinha, para que as crianças aprendessem a cozinhar comidas típicas dos EUA, como Cup cake.

Foi um momento muito importante na vida dela esse primeiro contato com inglês, ela conseguindo realizar as pronuncias de forma correta através da associação com as imagens.

Zona de desenvolvimento proximal

Segundo Vygotsky ele o conhecimento real, ele é um conhecimento que já está consolidado no nosso intelecto ele já faz parte de nossa vida, seria uma atividade que já conseguimos realizar sozinhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com