TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Zona de Desenvolvimento Proximal

Por:   •  27/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

_______________________

 MARCELO VOLKWEIS ASTIAZARA

8114893 

ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: UM CONCEITO FUNDAMENTAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

[pic 3]

 POLO PORTO ALEGRE

2021

ATIVIDADE PORTFÓLIO - CICLO 3

O projeto e/ou atividade de portfólio visa propiciar ao futuro professor um momento de reflexão sobre sua prática pedagógica, com base na Abordagem Socioconstrutivista, uma relevante teoria nas áreas da Psicologia e da Educação. Além disso, objetiva-se que o aluno relacione teoria e prática, aplicando um dos conceitos da abordagem a uma realidade prática ou real.

Etapa 1 – Estude a Unidade 4 – Teorias Cognitivas da Aprendizagem, bem como o artigo indicado anteriormente (trecho que aborda a Teoria de Vygotsky).

Etapa 2 – Realize a observação de uma situação natural que envolva algum tipo de aprendizagem - aprendizagem de conceitos ou de habilidades (nadar, andar de bicicleta, etc) - em sua casa com seus filhos ou com outras crianças, ou uma interação entre crianças ou entre adultos, no parque ou outro local, mantendo o distanciamento social. Depois, descreva esta situação, ou seja, você deve descrever o que foi observado, qual foi a situação, enfim a descrição detalhada da cena vista, inclusive o local onde a observação ocorreu. Se possível, cite a idade das pessoas envolvidas, sem citar nomes, mantendo o sigilo quanto à identidade das pessoas.

Etapa 3 – Elabore um texto com base na situação observada indicando onde é possível perceber o conceito de zona de desenvolvimento proximal. Primeiramente, defina o conceito, e depois o relacione com a situação observada, indicando na observação onde aparece o nível de desenvolvimento real e potencial, e a zona de desenvolvimento proximal propriamente dita. Também mencione a mediação. Não esqueça de relacionar os conceitos com a observação!

Etapa 4 – Faça uma conclusão, descrevendo como este trabalho auxiliou na sua formação acadêmica e a possibilidade de utilizar o conhecimento adquirido em sua prática profissional.

Observação do caso:

A observação foi feita em um dia em que meu sobrinho de 04 anos recém completados, passou uma tarde sob os meus cuidados e de minha mãe. Fazia um dia de muito calor e ele pediu à minha mãe para brincar com um borrifador de água, que ele mesmo enchia e usava em si mesmo para se refrescar. Porém com o passar do tempo, ele começou a atirar com o borrifador de água sobre o piso e paredes da casa, fazendo com que minha mãe cancelasse a brincadeira. Percebendo o descontentamento do meu sobrinho, resolvi propor uma atividade que tivesse um viés pedagógico. Expliquei que a real função do borrifador é a de utilizar nas plantas da casa. Pois elas precisam de água para ‘’se alimentar’’, caso contrário, elas poderiam ficar fracas e até mesmo morrer. Então ensinei como as plantas eram regadas (não regando em excesso) e disse que ele poderia continuar brincando com o borrifador apenas se utilizasse para regar as plantas ou nele mesmo para se refrescar. Além da proposta ter sido aceita, ela ficou registrada na memória do menino, pois toda a vez em que ele vem nos visitar, o garoto se encarrega com dedicação em regar as plantas da casa.


Percepção do conceito:

A Zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky define a distância do nível de desenvolvimento real, que é uma determinada atividade que a criança já consegue fazer sozinha, entre o nível de desenvolvimento potencial, que é uma atividade que a criança precisa da orientação inicial de um adulto para poder realizar.

Colocando em prática a teoria de Vygotsky no caso observado, podemos justificar como nível de desenvolvimento real o momento em que a criança usa o borrifador de água em si mesmo para se refrescar, quase que de forma instintiva e depois sai molhando a casa aleatoriamente mas sem entender a verdadeira utilidade do objeto. Enquanto que o nível de desenvolvimento potencial se faz quando eu lhe indico a principal função do borrifador, auxiliando como regar as plantas. Sendo assim, podemos indicar que a zona de desenvolvimento proximal está no momento em que a criança compreende sobre a principal adequação do borrifador, juntamente com a importância em molhar as plantas e executa essa ação com um comprometimento toda vez que vem nos visitar.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com