TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da musicalização no desenvolvimento da criança ma educaçao infantil

Por:   •  1/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

Musicalização na educação infantil

A música é algo que está sempre associada à cultura e às tradições de um povo e de sua época  (SOUSA E VIVALDO,2010).Tendo base no contexto cultural a música sempre esteve presente na vida dos seres humanos, sendo uma forma de se expressar, comunicar e interagir com o outro.

Na educação infantil a música abrange um mundo de conhecimentos, de criatividade e imaginação. É um momento de desenvolvimento lúdico, criativo, emotivo e cognitivo, onde ela também aprende a trabalhar em equipe e ser mais sociáveis.

A Teoria Espiral do Desenvolvimento Musical foi proposta pelo pesquisador e educador musical de nacionalidade britânica Keith Swanwick. Com base nos estudos de Piaget, esta teoria trata do desenvolvimento musical de crianças e adolescentes. Para Swanwick (2005), a aprendizagem musical é construída em etapas de desenvolvimento: o homem se desenvolve por etapas, como em uma espiral: Antes da pronúncia do vocabulário, sons; antes da vida adulta, uma vida infantil e pré-adulta.

Ao longo desse processo de desenvolvimento, temos várias habilidades que a criança pode adquirir como: movimento, imaginação, criação, alfabetização, concentração, etc. Resume em uma linguagem que transmite sentidos, sentimentos e idéias, e está sempre presente em diversas culturas. A música não serve para formar musicos ou musicistas mas sim ter um olhar mais sensível para o mundo.

Concluímos então que a música e acessível para todos, ouvintes ou não, em uma aula de música para surdos, a vibração e o parâmetro mais utilizados no desenvolvimento do ensino- aprendizagem, pois e através do parâmetro que o aluno surdo perecer timbres diferentes e o caso dos alunos ouvintes aprendem através da audição.

Bulamani (2007), acredita que tudo isso se deve a sensibilidade dos surdos perante a sensação do toque. E podemos complementar com a fala de Silva (2007) que diz:

 “O surdo reage a música e expressa sua musicalidade utilizando o toque. É possível captar vibrações das ondas sonoras por todo seu corpo, através das ondas sonoras por todo seu corpo, através da pele e ossos”. (p.18)

Então o Educador Musical deverá refletir nessas pesquisas e buscar novos métodos, para que o ensino de música se faça presente também no cotidiano do aluno surdo e que independente de sua faixa etária eles possam conhecer diferentes tipos e gêneros musicais, devendo também se conscientizar de que a educação inclusiva na aula de musica e de suma importância para o desenvolvimento do surdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com