TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da conscientização ambienta no ensino e aprendizagem

Por:   •  8/12/2021  •  Artigo  •  2.135 Palavras (9 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 9

A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

OLIVEIRA, Raimunda Silva¹

 RU: 1265842

ULTIMO SOBRENOME (MAIÚSCULAS), Nome do Professor²

RESUMO

O presente estudo tem por finalidade, pensar e debater sobre a importância da prática de sustentabilidade e educação ambiental na educação infantil, através do incremento de temáticas expostas por diversos escritores, fundamentando-se em estudos sobre a percepção infantil, abordando sobre a didática para as crianças. A Educação Infantil é a primeira etapa da educação escolar e por isso da importância de se trabalhar a conscientização ambiental desde cedo para que assim aos alunos cresçam tendo uma maior responsabilidade ambiental. Desta forma, através de escolhas de como se trabalhar a ciência com os alunos de educação infantil, dentre estes o intercâmbio como o meio ambiente, organização de espaços, das aulas experimentais, observou-se que estas atividades são importantes para o crescimento deles o que enfatizam na conscientização destes quanto à precaução ambiental.

Palavras-Chave: Educação Infantil. Educação Escolar. Prática de Sustentabilidade e Educação Ambiental.

  1. INTRODUÇÃO

O presente estudo buscará compreender, aferindo as práticas pedagógicas voltadas para a educação ambiental na educação infantil. Crer que vem a ser desta forma que se inicia o processo de construção da conscientização com os alunos. Também temos que destacar o processo de socialização no qual é realizado por um comparecimento da criança ao ambiente natural que está ao seu redor na construção de uma mentalidade consciente sobre o seu papel na preservação ambiental.

No decorrer deste estudo será voltado um olhar para o ambiente interno das salas de aula da educação infantil, pensando nos educadores que procuram se aprimorar mostrando a realidade do nosso meio ambiente para os alunos, mostrando como é importante de se trabalhar ciências com as turmas de educação infantil.

  1. Tema

Os problemas ambientais têm aumentado muito com o passar do tempo, pois o homem com suas ações têm causado grandes problemas para si próprios, tendo em vista que para que o ser humano tenha uma vida boa ele precisa do meio ambiente. E com isso, o mundo está em um ponto cada vez mais crítico, pois o aumento do consumo e exploração incontrolável de produtos e recursos naturais só agrava as chances de sobrevivência na terra, deixando em dúvidas o futuro. Por isso se faz necessário que medidas sejam tomadas para que os problemas ambientais venham diminuir, pois a conscientização na escola é um meio muito importante de ensino e aprendizado para os alunos que serão responsáveis pelo o futuro do país.  

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

Com o decorrer do tempo os problemas ambientais só vêm se agravando e isso se faz necessário que medidas sejam tomadas para que assim possamos ter uma vida de qualidade e também as gerações futuras possam ter os mesmos direitos. Com isso se vem um questionamento: quais medidas podem ser tomadas para que essa situação não se agrave dia após dia?  Como conscientizar os alunos em sala de aula? Sabe-se que nas escolas precisam ter esse tipo de conscientização para que assim as crianças, jovens e adultos possam tomar novas atitudes.

        

  1. JUSTIFICATIVA

É indispensável que os profissionais venham saber da importância de trabalhar no ensino e aprendizado a conscientização dos alunos a respeito da preservação do meio ambiente e que sem ele não seria possível ter uma vida de qualidade. Precisamos entender que nós e o meio ambiente temos uma grande relação, pois um depende do outro para sobreviver e é importante termos o conhecimento do meio ambiente, pois é um conhecimento para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.  

4. OBJETIVOS         

  1. Geral

Discutir a importância ambiental no ensino-aprendizagem de estudantes da educação infantil para que se tornem cidadãos conscientes.

  1. Específicos

  • Refletir sobre a importância de se viver em um ambiente limpo;
  • Enfatizar práticas sustentáveis que preservem o meio ambiente;
  • Demostrar formas de preservação do meio ambiente;
  • Deixar claro que precisamos ser sustentáveis para que outras gerações possam ter também desfrutar dos recursos naturais;
  1. METODOLOGIA

A pesquisa será realizada de forma qualitativa, com diversos estudos bibliográficos como livros, artigos e sites, com o intuito de se aprofundar no assunto.  Com essa pesquisa objetiva-se encontrar respostas para as perguntas: Qual a importância de se trabalhar sobre a conscientização ambiental? Quais medidas devem ser tomadas para que os alunos se tornem cidadãos conscientes e responsáveis? Como devemos trabalhar a conscientização do meio ambiente em sala de aula? Com isso, será possível ter um conhecimento bem mais abrangente sobre a importância da conscientização ambiental no ensino e aprendizagem dos alunos.  

O estudo conta com uma revisão bibliográfica apresentando alguns autores que abordam a importância de se trabalhar um baseamento das ciências na educação básica. Terá visões de diferentes autores o que excitará o ensino em educação ambiental no cenário da educação infantil, além de fundamentos que idealizem a ciência como uma atividade humana empenhada com os desafios da comunidade.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

        

Como já mencionado nesse estudo as disposições legais determinam que a educação infantil seja a primeira etapa da educação básica, sendo o pilar inicial, como suporte à escolarização futura. No entanto, por muito tempo esteve fora do debate sobre políticas e práticas educacionais. (REVISTA EDUCAÇÃO; 2011, p. 34)

E a escola tem um papel fundamental na vida das pessoas, pois na escola o aluno deve ser conscientizado dos danos causados pelo homem na natural ao decorrer do tempo.

Segundo Medeiros e outros (2011, p.02) ressalta a importância de tratar a questão ambiental no ambiente escolar:

“A cada dia que passa a questão ambiental tem sido considerada como um fato que precisa ser trabalhado com toda a sociedade e principalmente nas escolas, pois as crianças bem informadas sobre os problemas ambientais vão ser adultos mais preocupados com o meio ambiente, além do que elas vão ser transmissoras dos conhecimentos que obtiveram na escola sobre as questões ambientais em sua casa, família e vizinhas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com