TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: EJA - Comprometimento com a aprendizagem

Por:   •  25/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.477 Palavras (10 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 10

                                               [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Alessandra de O. C. Miranda – RA: 424646

Tatiane O. Ferraz – RA:429129

Esther de S. Carneiro – RA:424793

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

   

                                                                   ROSEIRA

2015


                  EJA - Comprometimento com a aprendizagem.

A educação dos Jovens e adultos nos dias atuais, são voltadas para a cidadania, com a ideia de desenvolver nos educandos, um pensamento crítico e reflexivo, responsabilidade, compromisso, direito e deveres, para que sejam questionadores e capazes de formar suas ideias e opiniões e que desenvolvam uma concepção de mundo melhor, que tenham a certeza que só a educação pode fazer com que isso se torne possível.

Busca-se com o EJA, uma aprendizagem com significados, leva em conta a bagagem do aluno e não mais aquele fadado processo de memorização. O EJA não pode ser visto como uma função reparadora das diferenças das classes. O EJA é a chave para a participação na sociedade, é um poderoso argumento para o exercício da cidadania, justiça, igualdade e do desenvolvimento seja ele socioeconômico ou científico.

O EJA é muito mais do que um processo de alfabetização, é a oportunidade de levar o aluno a desenvolver em todos os sentidos, e principalmente no campo da humanidade.

Muitos alunos do EJA, tem uma característica própria, pois não tiveram a oportunidade de continuar os estudos e os motivos podem ser diversos. Outros, por motivos de várias repetições do ensino médio. São eles: homens e mulheres trabalhadores, desempregados, moradores urbanos ou rurais, da periferia, sujeitos marginalizados social e culturalmente, socioeconômico privados do seu direito de estudar, por diversos fatores, mas que em algum momento de suas vidas decidiram voltar para se qualificarem, para entrar nesse mundo urbano capitalista e industrializado, onde sem o estudo e a qualificação não conseguem atingir uma função melhor no mercado de trabalho.

Muitas vezes as pessoas que se formam nessa modalidade de educação são vítimas de diversas espécies de preconceitos. É importante lembrar que a maioria das pessoas que frequentam a Educação de Jovens e Adultos são comprometidas com a aprendizagem, entendem a importância da educação, portanto estão lá por que desejam e/ou precisam.

Mas o que se percebe é que todos querem concluir seus estudos. A maioria dos adultos do EJA, já tem uma experiência de vida, tem uma prática profissional, responsabilidade, uma família formada, e precisam de uma formação rápida, por isso recorrem ao EJA. Muitos dos adultos do EJA chegam com uma autoestima baixa, devido aos anos que ficaram fora da escola, ou até mesmo devido à idade avançada, já no caso dos mais jovens a indisciplina, a repetência constante, é um dos fatores que fazem eles recorrerem ao EJA. Numa sala do EJA as diversidades são maiores do que em uma sala de ensino comum, devido as diferentes faixas etárias de idades, além da cultura, etnias diferentes que existe dentro da sala, por isso o professor deve estar muito bem preparado e qualificado em suas ações, para envolver esses alunos no contexto das aulas, utilizando as experiências de vida de cada um.

Diretrizes Curriculares Nacionais para o EJA

    Os objetivos de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos, de acordo com a Proposta Curricular – 1° Segmento:

     De acordo com as informações obtidas no texto, o Brasil apresenta mais de 35 milhões de pessoas maiores de catorze anos que não completaram quatro anos de escolaridade. E através do censo de 1991 há ainda 20 milhões identificados como analfabetos. Diante disso, vamos relatar os objetivos do EJA como sendo um dos caminhos possíveis para minimizar os efeitos dessa desigualdade e incluir os excluídos no processo educativo.

   

 

O contexto social

  • A dimensão econômica

     Com o avanço da revolução tecnológica, apresentam dois lados da moeda, uma dessas novas formas de trabalho exige trabalhadores mais versáteis, capazes de compreender o processo de trabalho, como um todo. O outro lado é a diminuição dos postos de trabalho, que torna a disputa pelo emprego mais acirrada.

     Nas zonas urbanas os alunos do EJA, são empregados com baixa qualificação no setor industrial, comercial, e no setor informal. Nas zonas rurais, encontramos pequenos produtores ou empregados de empresas agrícolas.

     Diante deste cenário, o EJA contribui para a formação desses trabalhadores buscando desenvolver a capacidade para eles resolverem problemas e aprender de uma forma contínua as condições de trabalharem com mais eficiência e negociarem suas participações na distribuição das riquezas produzidas.

  • A dimensão política

     Na questão política podemos falar do ideal de democracia, onde se buscam a participação como cidadãos na definição de seus destinos. Essa participação vai além das escolhas nas eleições para os poderes Executivos e Legislativos, ela exige que as pessoas tenham consciência dos seus direitos e deveres, a disposição para a participação, para o debate de ideias e o reconhecimento de posições diferentes das suas.

     Para terem acesso as informações e estarem por dentro dos problemas vivenciados, elas precisam ser pessoas que saibam dominar aos instrumentos da cultura letrada.

  • A dimensão cultural

     Diante da sociedade moderna, a cultura letrada é um instrumento de grande importância para sobreviver na vida cotidiana. No convívio familiar, a cultura letrada entra como um fator importante para a formação da família e seus membros e principalmente das crianças. Nesta formação está incluída, a educação dos filhos, a saúde de todos, segurança, onde possam criá-los dentro dos valores morais. O EJA busca dentro da dimensão cultural, que esses adultos que não tiveram oportunidade durante sua infância de ter acesso a escola e a esses conhecimentos, possam hoje, buscar através do estudo, melhores condições educativas para as próximas gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com