TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Contribuições da musicalização nos processos de aprendizagem e desenvolvimento nos primeiros anos da Educação Infantil

Por:   •  10/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  888 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Ana Flávia Isaac Barrote

Bianca Signorini Martini Araujo

Dandara Ferreira

Leticia Gabrielle Barbosa Fideles

Nayara Carolina de Oliveira Rosa

        As contribuições da musicalização nos processos de aprendizagem e desenvolvimento nos primeiros anos da Educação Infantil.

Belo Horizonte

2018

Ana Flávia Isaac Barrote

Bianca Signorini Martini Araujo

Dandara Ferreira

Leticia Gabrielle Barbosa Fideles

Nayara Carolina de Oliveira Rosa

AS CONTRIBUIÇÕES DA MUSICALIZAÇÃO NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NOS PRIMEIROS ANOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Pré-Projeto apresentado à disciplina de “Pesquisa em Educação”, da Universidade do Estado de Minas Gerais, como requisito parcial para avaliação do Curso de Licenciatura em Pedagogia.

Orientador: Prof(a): Santuza

Belo Horizonte

2018

Recorte do Objeto

        As contribuições da musicalização nos processos de aprendizagem e desenvolvimento nos primeiros anos da Educação Infantil.

Objetivo Geral

Compreender em quais aspectos a musicalização intervém no processo de aprendizagem das crianças nos primeiros anos da Educação Infantil.

Objetivos Específicos

  • Identificar a relação que a criança tem com a música;
  • Relacionar os fatores que a musicalização auxilia no processo de aprendizagem;
  • Analisar a importância do uso da música como um instrumento fundamental na Educação Infantil.

Problematização

A música é um tema que está cada vez mais limitado dentro do espaço escolar e os órgãos públicos e privados estão deixando-a cada vez mais de lado na educação. Tendo em consideração que a música auxilia as pessoas e interfere no cotidiano delas na nossa sociedade, inserir a música nos anos iniciais da Educação Infantil faz com que a criança desenvolva e cresça em vários sentidos. Qual a importância de inserir a musica nos anos iniciais da Educação Infantil? Em quais aspectos as crianças vão evoluir através da música? E como trabalhar a musica fazendo com ela se torne um mecanismo auxiliador no processo de aprendizagem?

Marco Teórico

 A música começou a ganhar seu lugar de destaque nas escolas durante a idade média, quando se falava muito em música sacra e poesia dentro das escolas, desde então muitas escolas passaram a trabalhar com músicas nas salas de aula e então perceberam que além de ser um instrumento que auxilia na ludicidade, também apresenta outros benefícios como: o foco, pois estimula a concentração fazendo com que a maioria dos alunos parem o que estão fazendo para ouvirem e se dedicarem ao som; a criatividade pois eles imaginam, inventam e reinventam coisas a partir de uma canção; a bagagem cultural de uma forma natural as crianças passam a apreciar diferentes tipos de música, aumentando assim sua bagagem artística; a memorização pois o processo de escutar e reproduzir várias vezes um mesmo som sem uma intervenção ou um auxílio; o desenvolvimento linguístico que se dá pelo laço com as palavras e letras que as crianças criam através de palavras cantadas; expressão corporal que é transmitida de fora pra dentro o que faz com que a criança se solte através de repertório de movimentos e expressões, fazendo também com que aumente a interação entre os próprios alunos e entre os alunos e professores; coordenação motora,  tanto fina quando se trata de manusear instrumentos ou simplesmente bater palmas ou a coordenação motora grossa que são os movimentos, coreografias e gestos que fazem com que as crianças aprimorem a motricidade. Segundo  SCAGNOLATO, 2006:

  A música não substitui o restante da educação, ela tem como função atingir o ser humano em sua totalidade. A educação tem como meta desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que é capaz. Porém, sem a utilização da música não é possível atingir a esta meta, pois nenhuma outra atividade consegue levar o indivíduo a agir. A música atinge a motricidade e a sensorialidade por meio do ritmo e do som, e por meio da melodia, atinge a afetividade.


Além desses benefícios a música trabalha com a mente da criança de uma forma natural e automática, podendo ser utilizada através de simples atitudes do professor como contar histórias fazendo o uso de sons, percepções juntamente com os alunos dos sons ambientes do local,  atividades com instrumentos, uso de caixas de músicas e de objetos que fazem sons. 

As atividades de musicalização na educação infantil são um importante instrumento para que a criança venha a conhecer a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, além de possibilitar também uma melhor comunicação com outras pessoas. Weigel (1988) e Barreto (2000) afirmam que atividades musicais podem contribuir de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo; linguístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança.

De acordo com o pensamento de Bréscia (2003), a musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

Segundo Teca Brito (2003, p.17):

A música é uma linguagem universal. Tudo o que o ouvido percebe sob a forma de movimentos vibratórios. Os sons que nos cercam são expressões da vida, da energia, do universo em movimento e indicam situações, ambientes, paisagens sonoras: a natureza, os animais, os seres humanos traduzem sua presença, integrando-se ao todo orgânico e vivo deste planeta.

A associação da música, enquanto atividade lúdica, com os outros recursos dos quais dispõem o educador de anos iniciais da educação infantil, facilita o processo de ensino aprendizagem, pois incentiva a criatividade do aluno através das amplas e diversificadas possibilidades que a música disponibiliza. Aliar a música à educação também leva o professor a assumir uma postura mais dinâmica e interativa junto ao aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (179.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com