TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

Por:   •  19/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.628 Palavras (11 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 11

PEDAGOGIA - LICENCIATURA [pic 1]

Centro de Educação a Distância – UNIDERP

2015/02

Arte, Criatividade e Recreação

           

                 Nome:                                                                                       RA:

            Camila Cristina Tobias Silva        6785406242

Cleonice Ribeiro da Silva Proença         6785403796

Vanusa Pontes de Paula        6582339750

Talita Mendes C. Torres        6947447982

Paula de Fátima Gonçalves M. Figueiredo                               6788378928

Professora (presencial): Gislaine Aparecida Blas Israel Tudela.

Data: 25/09/2015

Sumário:

Introdução: ___________________________________________________________1

Nossos tempos de Educação Artística na escola._____________________________2

Comparação dos relatos.________________________________________________3

Qual é o papel da Arte na Educação contemporânea?________________________4

Abordagens sobre artes visuais, música, dança, teatro e jogo dramático.________5

A importância da apreciação artística e do trabalho com obras de arte para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade infantil.___________________6

Conclusão: ___________________________________________________________7

Fontes e Bibliografias:__________________________________________________8

  1. Introdução:

A Arte faz parte de nossa vida, cada um de nós traz em si diferenças únicas interligadas a elas o senso estético e artístico flui de maneira especial e significativa. O seu desenvolvimento não ocorre de maneira uniforme, ele depende das vivências culturais a que são expostas a criança desde o seu nascimento. Pode-se dizer que Arte é a linguagem da vida e por meio dela nos compreendemos e transformamos o mundo em que vivemos. Na Educação Infantil as vivências artísticas são fundamentais para a construção de crianças felizes e com infinitas possibilidades de desenvolvimento de suas habilidades natas.      

  1. Nossos tempos de Educação Artística na escola.

Relatos de Cleonice:

Em minha época de ensino fundamental, trabalhávamos bastantes formas geométricas no caderno de cartografia, misturas de cores, formando cores primárias e secundárias, desenhos já impressos  para pintar, confeccionávamos cartazes,  apresentação de teatro . Na minha época só não desenhávamos muito a mão livre, também não utilizávamos matérias recicláveis como se utiliza hoje em dia.

Cabe a nós professores, darmos o devido valor aos conhecimentos e a criatividade que as crianças trazem para a sala de aula, pois para elas o que importa é brincar e estar sempre envolvida com o lúdico e com a possibilidade de sonhar, sendo assim eles aprende sentindo-se realizadas e felizes.

 É fundamental que o professor observe os limites dos alunos, na arte de desenhar e que dê á eles a oportunidade de criar seu próprio desenho, sem basear-se em modelos já prontos, para não interferir em seu imaginário.

Relatos de Camila:

“Eu me recordo que a professora de arte fazia passeios com nós alunos, espetaculares”. Visitamos o Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu do Ipiranga (SP) e a feira de ciência na Universidade USP (SP). “Foram passeios que jamais esquecerei.”

“As aulas de artes eram muito boas, a professora nos auxiliava com os desenhos, e era muito prestativa, também nos deixava á vontade para desenvolvermos nosso lado artístico, mesmo não sendo um trabalho perfeito, ele nos elogiava para nos incentivar.”

“Em meus tempos de escola, as aulas de artes eram muito legais e interessantes, pois fazíamos diversas atividades criativas, passeios e aprendíamos muitas novidades”.

Relatos de Paula:

Das aulas de artes o que ficaram em minha memória foram, as misturas de tintas, o uso lixo recicláveis, pinturas sombreadas, colagens com folhas de arvore, cascas de frutas e madeirinha da ponta do lápis e os desenhos livres usando a criatividade.

Uma atividade que recordo com alegria no antigo pré, foi uma tartaruga, onde usei casca de coco seco quebrada para cobrir seu casco, e a professora cantou a música festa no céu.

A sala grande, arejada, colorida, as carteiras eram enfileiradas.

Enfim, era momentos agradáveis onde a criatividade surgiam com naturalidade.

Relatos de Talita:

Atividades desenvolvidas:

- Musicas infantil

-Brincadeiras com massinha

-Tanque de areia

-Livros onde as crianças cada uma desperta suas ideias contando historias, descobrindo no mundo da imaginação e redescoberta do modo visual que o livro além de suas imagens próprias, possível e diversas literaturas (alegres e divertidas).

-aula de artes realizada no caderno de desenho, realizadas com guache, crepom, dobradura, animais e natureza /sociedade.

-Final do dia, ir ao parque, adorava.

-Projetos com Datas comemorativas.

Relatos de Vanusa:

Minha recordação em artes era que, a minha Professora era muito eficiente eu acredito que seja ate nos tempos de hoje; ela trabalhava muito artes plásticas (escultura, pintura e desenho), fazíamos muitas maquetes, pinturas em quadro, trabalhávamos obras de atrista como a  obra como:-  Abaporu-Tarsila do Amaral, O Grito (1889). Paul Klee (1879-1940) 

Ela sempre buscava trazer a de modo especial, trazendo desenvolvimento de formas simbólicas.  

Havia também passeios com a salas como museus, cinema, teatro, concertos de musica era organizado pela escola junto com a professora.

  1. Comparação dos relatos:

Ao comparar percebemos que, mesmo morando em regiões diferentes com outras culturas e crenças, temos na questão escolar, mais preciso nas aulas de artes muitas lembranças, momento e recordações boas que guardamos na memória. Por isso a importancia das aulas de artes também na educação infantil.

  1. Qual é o papel da Arte na Educação contemporânea?

O papel da arte na educação contemporânea torna favorável diverso às possibilidades de ensino, pois estimula a curiosidade do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (189 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com