TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ARTE , CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Por:   •  5/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.008 Palavras (9 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

AMANDA AP. LIRA GULLO RA: 3808602911

ANA CLAUDIA DE OLIVEIRA RA: 4561903533      

DENISE AP. SIMÃO DA SILVA SANTOS RA: 4561901325  

 

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Arte,Criatividade e Recreação -6º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Elizângela da Cruz Siqueira dos Santos.

Ribeirão Preto

Setembro /2014

SUMÁRIO

Introdução.........................................................................................................................     2

Nossas recordações da Educação Artística na escola........................................................    3

Qual o papel da Arte na Educação contemporânea...........................................................    5

Habilidades a serem desenvolvidas....................................................................................   6

Plano de aula.......................................................................................................................   7

A importância da apreciação artística.................................................................................   8

Bibliografia.......................................................................................................................... 9

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem como foco a relevância da arte na educação. Irá mostrar como a educação artística desde de sempre tem cooperado para um processo de aprendizagem constituído de significados.Mostrará a importância de se estar revendo a disciplina como uma das maiores ferramentas para proporcionar aos alunos oportunidades de se sentirem protagonistas no seu aprender ,e serem acima de tudo indivíduos criativos e dinâmicos incentivados artisticamente a pensar , sentir e agir por meio das diversas linguagens da arte.

Nossas recordações da Educação Artística na escola

“Minhas aulas de arte na escola não eram assim tão sedutoras. Ficavam restritas apenas no papel, eram temas sempre livres onde desenhávamos e pintávamos.

 Porém, existia um prédio ao lado da escola onde ficavam as crianças que os pais trabalhavam, e lá era muito bom!

Tínhamos aulas de artesanato, teatro, dança culinária... Era um momento de pura recreação junto com muita interdisciplinaridade, pois as tardes nesse lugar (que infelizmente não existe mais) eram os momentos que mais aprendíamos todas as outras matérias. Quando menos esperávamos lá estava nós aprendendo divisão ajudando a professora a dividir as bolachinhas que tínhamos feito... Era muito gostoso!

Colocava todas as minhas energias naquelas aulas, era muito bom ver um vasinho de argila pronto, sabendo que eu que tinha feito. Plantar, mexer na terra, ensaiar para os teatrinhos e ensaiar as musicas da Xuxa pra dançar para as crianças menores, tudo isso nos animava e fazia com que quiséssemos estar ali todos os momentos.

Como eu ficava neste lugar em horário contrario ao da escola, acredito que foi lá onde tive os complementos necessários para desenvolver o meu lado criativo e cognitivo.”  Amanda Aparecida Lira Gullo.

“Minhas aulas de Artes sempre foram muito agitadas, os alunos sempre ficavam animados com a aula, pois era a segunda aula mais esperada por todos.

Lembro-me muito de uma professora chamada Valéria que me deu aula por vários anos seguidos, era uma ótima professora, sempre com uma aula animada e criativa.

Eu adorava montar trabalhos diferentes como maquetes, quadros e pinturas em geral, eu e meu grupo sempre éramos o grupo com as melhores notas nesses tipos de trabalhos, pois nos dedicávamos muito e sempre os resultados eram excelentes.

Enfim, essas são minhas lembranças das aulas de Artes.”

Ana Claudia de Oliveira. 

Na minha época artes era chamada de educação artística. Sempre havia um professor e uma apostila para que estudássemos a matéria que na maioria das vezes era muita teoria, mas uma vez ou outra a escola junto com outros professores promoviam um dia para que os alunos pudessem apresentar seus trabalhos como peças teatro, lembro que em algumas salas tinha como artesanato:  porta retrato com palitos de picolé, flores de papel crepom , maquetes em grupo. Na época os professores acreditava  que a escola deve ir além das vivências artísticas com as quais esta acostumada, devendo ajudar a criança a conhecer outras épocas, historias outras culturas, outras formas de expressão cabendo a nós como futuros profissionais, fazer com que a criança compreenda o mundo em que esta inserida.

As minhas experiências vividas pelas aulas de artes na época sendo em  grupo ou mesma sozinha foi ótima de expressividade e criatividade, pois além desenvolver ótimos trabalhos e grandes experiências tenho saudades das aulas e da minha grande professora Viviane.”

Denise Aparecida Simão.

Os anos iniciais de uma criança possibilitam a ela descobertas e magia necessária para sua vida , valorizando o conhecimento e a criatividade que eles trazem para a sala de aula na infância o que realmente importa, é a exploração à descoberta que fazem brincando que é a forma correta para essa fase o professor deve proporcionar ao aluno um ambiente de aprendizagem prazerosa fazendo com que os mesmo ampliem seus conhecimentos sem rotulá-los ou compará-los deixa a criança livremente criar e produzir na aula de artes historia e projetos .

QUAL O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORANEA

A Arte em todos os seus aspectos tem o  papel fundamental na vida da crianças de criar dois mundos ,real e lúdico .Penetrar no mundinho infantil e proporcionar uma aprendizagem significativa, influenciando a imaginação e a formação da personalidade.

 Arte é um modo de expressão, e pode ser materializada na pintura, na música, na dança ou no teatro. Porém um aluno só a valorizará se isso tiver um significado para ele, mas como a arte teria uma maior significância na atualidade infantil?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (231.9 Kb)   docx (169.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com