TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Arte, Criatividade e Recreação

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

6° PERÍODO

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Arte, Criatividade e Recreação”, sob orientação da professora-tutora a distância: Rerison Rodrigues de Oliveira.

Anápolis - GO

2014


Introdução

No decorrer desta ATPS aprenderemos qual a importância da arte na educação, e o seu papel na vida do aluno. Para que ela serve e suas finalidades no ensino educacional. Através de leituras e pesquisas formaremos nossas opiniões neste trabalho, e isso nos ajudará em nossa formação acadêmica, assim poderemos ser pedagogas mais preparadas para a sala de aula e a maneira de ministrar corretamente aula de Artes, para nossos futuros alunos. Aprender coisas novas é sempre bom para o desenvolvimento humano, então através deste veremos o prazer de ensinar com a arte.

Nossas vivências na educação infantil

Duas integrantes do grupo estudaram já faz alguns anos Divina e Rosildethe elas estudaram nos chamados “Grupinhos” do interior, elas contaram que a parte que se diz respeito à recreação tinham muitas brincadeiras de rodas e cantigas. Agora dentro de sala tinha no máximo desenhos para pintarem, elas descreveram que na época o mais importante era a disciplina em sala. O aluno, no entanto não tinha muita opinião, era a típica educação tradicional onde o professor só derramava conhecimento e pouco importava o que a criança pensava. Agora nós três Letícia, Lívia e a Silvia, tivemos experiências parecidas nós tivemos um pouco mais da arte e criatividade exploradas, através da massinha educativa, dobradura, tinta guache, dominó, quebra cabeça, jogo da memória, entre algumas outras que nós talvez tenhamos esquecido.  Mas mesmo assim fizemos parte da educação tradicional, onde se é cobrada muita disciplina, tínhamos que fazer copia e todas as aulas eram ministradas em sala de aula.

O modelo educativo vivenciado por nós não favorecia muito a nossa parte criativa e tão pouca a expressividade. Pois nós só ouvíamos e tínhamos que aceitar as informações da maneira que eram transmitidas sem dar muitas opiniões. Assim então, não era interessante ao professor se preocupar com essas qualidades do aluno. As atividades artísticas nos anos iniciais tinham como objetivo apenas fazer com que a criança aprendesse a colorir bonito, não era tão valorizadas já que ela não ajudava muito na aprendizagem do aluno (essa era uma visão da época que nós estudávamos). Nós não concordamos com esse método de ensino.

Qual é o papel da Arte na educação contemporânea?

Através das leituras e discussão do grupo aprendemos a importância da arte na educação. A arte é uma forma do ser humano expressar seus sentimentos, emoções, desenvolver sua criatividade e imaginação. A arte vai além da pintura ou desenho, rabisco, cantar, dançar entre outras formas de demonstrar a criatividade.  Arte tem um papel importante na vida da criança, já que ela ajudará no desenvolvimento da expressividade e a criatividade do futuro individuo, fazendo com que ele fique mais sensível vendo assim o mundo com outros olhos. O trabalho das artes na educação infantil propicia as crianças a ficarem de forma mais livre e verdadeira, fazendo algo que lhe dê prazer.

Atividades voltadas para a arte geralmente estimulam mais a criança saber mais e principalmente tomar prazer em aprender, para nós entra naquele dizer onde que se pode aprender brincando. Quando nós professores temos a capacidade de fazer o aluno a despertar o interesse pelo saber é maravilhoso, pois quando se tem prazer naquilo que se aprende, mesmo que seja em sala, se aprende com qualidade. A arte possibilita abrir novos caminhos, já que está por sua vez desenvolve mais a criatividade, assim sendo pode – se criar coisas novas que ajude o ser humano em sua vida.

Hoje a arte é mais valorizada na educação, pois vem se descobrindo que está ligada não só na sala de aula, mas também está em completa sintonia com a forma que o individuo irá ficar quando for mais adulto, mudando a forma de ver o mundo. Sabendo que faz parte dele, e que de certa forma pode contribuir para uma vida melhor, já que a arte tem a capacidade de mexer com as emoções humanas.

Pilares da expressividade artística

1 – Artes visuais: A arte visual possui um caráter que inova e cria, em qualquer maneira de conhecimento. A mesma organiza o mundo de modo geral, conseguindo respostas para os desafios que aparecem, pois o mundo sofre transformações do homem e da realidade na qual o rodeia. O resultado de elementos estruturais se revela pela inovação, criação e destaque de resultados, sendo que homem cria o tempo todo, inova, dá continuidade ao que já começou, assim desenvolve coisas e cria várias manifestações existentes em sua consciência.

2 – Músicas e danças: Com a música e a dança pode se expressar os sentimentos, muitas vezes reprimidos. Elas são sentidos construídos através de imagens poéticas, podendo ser elas: visuais, corporais, sonoras ou até mesmo em um anexo de palavras. As formas artísticas se iniciam através de idéias, sentimentos, imagens, fatos, e até mesmo por prazer. A arte na qual o artista presencia pode ser vista fora da realidade, ele faz com que tudo seja novo e diferente, assim criando seu próprio estilo e sua história, podendo ser visto por outro ponto de vista pela realidade na qual estamos inseridos.

3- Teatro e jogos dramáticos: O teatro no ensino fundamental traz experiências que contribuem para o desenvolvimento integrado de uma criança, podendo elas ser: expressiva ou artística. Além de dar prazer e exercitar o cérebro, o mesmo contribui para com que a criança aprenda a conviver coletivamente, pois é uma atividade em grupo, sendo que um depende do outro, tornando-se um momento de diálogos, respeito, cooperação, reflexão e imaginação. Fazendo  a criança desenvolver  sua própria autonomia e confiança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com