TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM: EDUCAÇÃO COMO AQUISIÇÃO DE NOVOS COMPORTAMENTOS, TEORIAS DO BEHAVIORISMO, DA GESTAL E FREUD

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Faculdades Integradas Torricelli/ Anhanguera.

Gisley Cristina Porto, Maria do Carmo Marques, Rosana Ribeiro, Tatiane Marques, Zenaide Lopes.

ATPS DE PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM:

EDUCAÇÃO COMO AQUISIÇÃO DE NOVOS COMPORTAMENTOS, TEORIAS DO BEHAVIORISMO, DA GESTALT E FREUD.

        

Professora orientadora Claudia Sampaio.

        Curso: 3º PLN A

Guarulhos

2013.

Grupo:

Alunas:

RA:

Gisley Cristina Porto

4200050631

Maria do Carmo Marques

4259839876

Rosana Ribeiro

4204769852

Tatiane Marques

4200052695

Zenaide Lopes

3786776157

Disciplina: Psicologia da Aprendizagem.

Professora: Claudia Sampaio

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM: EDUCAÇÃO COMO AQUISIÇÃO DE NOVOS COMPORTAMENTOS, TEORIAS DO BEHAVIORISMO, DA GESTALT E FREUD.


EDUCAÇÃO COMO AQUISIÇÃO DE NOVOS COMPORTAMENTOS, TEORIAS DO BEHAVIORISMO, DA GESTALT E FREUD.

O BEHAVIORISMO.

        Behaviorismo, comportamentalismo, teoria do comportamental ou analise experimental do comportamento, são nomes destinados a teoria que busca compreender o comportamento observável ou manifesto que enfoca em seus estudos o papel da influencia dos estímulos ambientais na determinação das ações.

Eduard Lee Thorndike (1874- 1949), conhecido por sua “Lei de efeito”, John Broadus Watson (1878- 1958), primeiro a usar o termo Behaviorismo, Ivan P. Pavlov (1849- 1936) e Burruhus Frederic Skinner (1904- 1990), são os percursores no Behaviorismo.

O ensino aprendizagem nesta teoria é trabalhado através do estimulo capaz de reforçar o comportamento desejável. Os alunos não aprendem fazendo ou praticando os ensinamentos, mas uma abordagem comportamental, as contingências surgindo é o que vai indicar a frequência do comportamento aprendido. Para tornar o aluno competente em determinada área é fundamental que os reforços sejam contingentes ao final de cada passo em que a conclusão seja adequada.

O professor tem papel fundamental no planejamento das condições de aprendizagem, já que é de sua responsabilidade que o aluno aprenda. O discente deve se organizar traçar seus objetivos, que devem ser significativos e conteúdos que completem esta significação.

A avaliação neste método se dá de forma tradicionalista, onde através das situações que são trabalhadas no processo de ensino aprendizagem se apresentam é verificado através da resposta do estimo dado ao aprendiz. Por exemplo, um aluno que ao errar a resolução do problema recebe uma correção e, quando proposto uma situação semelhante ele tem sucesso e acerta. Verificou- se que o método de estimulo resposta que a teoria indica aplicar deu resultado.

A GESTALT.

        Gestalt é um termo alemão que não encontra tradução exata no português, significando: Configuração, todo, forma, aparência, totalidade, estrutura. Como o nome indica, a sua preocupação consiste em estudar os comportamentos como totalidades, como configurações, como formas com significado.

        Nesta teoria, são as relações e não as sensações que nos faz perceber algo, a partir dessas percepções e como as aprendemos, é que determinam como nos comportamos, nos emocionamos e agimos. A Gestalt se preocupa em entender os comportamentos como totalidades, sem reduzi- los a um ou a vários de seus elementos.

Se opondo ao Behaviorismo, a Gestalt surgiu considerando os fenômenos psicológicos como um conjunto autônomo e indivisível na sua configuração. Seus percursores foram Max Wertheimer (1880- 1943), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886- 1940).

Segundos os teóricos da Gestalt, os princi0pios são definidos como regras ou leis com os quais são organizadas as percepções facilitando a compreensão de imagens e de ideias. Desse modo, a inteligibilidade do mundo percebido, o discernimento, o sentido inédito e coerente dado ao mesmo é chamado de insight.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (57.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com