TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Arte, criatividade e recreação

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.908 Palavras (16 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 16

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ

PEDAGOGIA – EAD

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Adriana Galvão Dinofre                RA 6785344053

Aline Alves da Silva Santos                RA 6503267345

Cintia Lara Pescuma Pereira                RA 7376563614

Fabiana e Silva                        RA 6505262886

Jeferson Trevisan                        RA 6942009161

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Tutor à distância: Prof.ª Maria Clotilde Bastos

JUNDIAÍ

2015

INTRODUÇÃO

A arte esta presente na vida do ser humano desde a mais tenra idade. Como forma de expressão, torna-se uma linguagem universal, sendo usada nas manifestações culturais e vida social.

No currículo escolar, está presente em toda trajetória acadêmica dos alunos, devendo ser oferecida desde o ensino infantil, pois contribui para o desenvolvimento pleno da criança.

        No Referencial Curricular Nacional para Educação infantil, em seu volume 3 - Conhecimento de Mundo (1998), a arte esta enfatizada como eixo de trabalho ao professor, manifestada através do movimento, artes visuais e da música. Aponta importante papel ao favorece o desenvolvimento da espontaneidade e expressão, percepção e reflexão, imaginação e criatividade e também agregar valores referente a manifestações culturais e artísticas.

No Ensino Fundamental os Parâmetros Curriculares Nacionais tem o ensino da arte como área de conhecimento que permitirá ao aluno não apenas criar atividades artísticas e estéticas, mas também saber apreciar uma obra de arte, examina-la e avalia-la, situando a produção social da arte em todas as épocas, nas diversas culturas (PCN’s, 1997).

Portanto no decorrer deste trabalho será possível estudar a Arte como forma de expressão, recreação e desenvolvimento da criatividade, bem como elucidar as principais manifestações artísticas que devem ser trabalhadas no ambiente escolar desde as séries iniciais.

MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS A PRÁTICA ARTÍSTICA

Aluna: Adriana Galvão Dinofre                

As memórias mais agradáveis que tenho relacionada ao trabalho artístico são das séries iniciais, principalmente na pré-escola, Educação Infantil.

Lembro-me com carinho da nossa professora, que através de sons e movimento corporal, nos ensinávamos várias músicas e parlendas.  Sempre que cantava, apresentava uma figura relacionada à música e também o nome da figura, ampliando assim nosso vocabulário e contato com a língua escrita. O movimento com o corpo e gestos como expressão era incentivado, como também a imitação e socialização com a classe.

O uso de massinha de modelar também era um momento muito esperado, onde podíamos nos expressar e brincar livremente aperfeiçoando nossa motricidade e criatividade.

No entanto, a principal lembrança que tenho é relacionada às datas comemorativas. Fazíamos desenhos, máscara e lembrancinhas, as quais podiam levar para a casa e mostras nossa arte aos nossos familiares.

        Na imagem abaixo podemos observar a arte relacionada à data comemorativa Páscoa. Lembro-me que neste evento aprendemos a música do Coelho da Páscoa, fizemos uma máscara de coelhinho e ganhamos ovinhos de chocolate dentro do cone que havíamos confeccionado.

[pic 2]

(Fonte do autor: Comemoração à Pascoa, Pré-escola, 1990)

Foi um tempo escolar vivenciado com alegria, não havia avaliações rígidas, era tempo dos sonhos, de descobertas e novas experiências. Era tempo do brincar.

Aluna: Aline Alves da Silva Santos                

        Lembro-me das aulas de arte que realizava na terceira série do ensino fundamental, era uma sala com bastantes alunos e a professora para ministrar as aulas, nos separava em grupos com quatro alunos.

E produzimos as lembrancinhas para o dia das mães, um porta-retratos feito de papelão pintado com tinta guache, onde a foto que acompanhava era a encenação em uma cozinha como se estivéssemos fazendo um bolo.

        Ótimos tempos, boas lembranças.

Aluna: Cintia Lara Pescuma Pereira                        

Lembro-me da Aula de Educação Artística na Escola SESI em Jundiaí na década de 80. Iniciamos uma aula para confeccionar um tear para fazermos um cachecol.

A professora pediu para ser feito em madeira, com uma base na parte de baixo da madeira e pregos por cima, mantendo distancia de aproximados 1 cm em cada prego.

 Foi necessário trazer nas aulas de Educação Artística como material agulha de crochê e lã, e assim começamos a trabalhar a construção do tear. Ensinou-nos que tínhamos que amarrar uma ponta no primeiro prego e depois seguir cruzando em cima. Passamos com a agulha por cima dos pregos e da lã e assim foi sendo confeccionado o cachecol. A aula foi muito interessante e no final levamos o cachecol para casa.

Até hoje eu tenho o cachecol.

[pic 3]

(Fonte do autor: Cachecol confeccionado nas aulas de Educação Artística)

Tínhamos também muitas aulas em tela pequena, me lembro de que pintamos a sereia Iara, lenda contada na sala de aula. Ficou linda e foi entregue para levarmos para casa também.

Aluna: Fabiana e Silva

A PINTURA DE SOPRO (GUACHE)

Realizei este trabalho na 4ª série do Ensino Fundamental, na aula de Artes.  Para execução do trabalho, usamos como material guache, canudo de suco, sulfite, pano para limpeza, água, potes e pincel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (878.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com