TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Bibliografica

Por:   •  12/11/2015  •  Resenha  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – CAMPINAS 02

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Projeto Integrador I

WALDINEI QUINTINO DA SILVA RA: 6707339671

Análise Bibliográfica, apresentada ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Projeto Integrador I.

Campinas / SP

2015

Análise Bibliográfica

Bibliografia

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3ª edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

Justificativa

Professora conceituada de uma universidade de Minas Gerais, graduada em letras e possui doutorado em Didática, autora de diversos livros. Neste livro o letramento: um tema em três gêneros incide numa apresentação onde a autora discute o assunto letramento em três capítulos, sendo eles por meios diferentes gêneros, o verbete, o didático e o ensaio.

Em um dos capítulos, a autora explica de onde surgiu, mencionando que provem de um termo inglês literacy, na qual o significado e condição que assume uma pessoa que aprende a ler e a escrever, acrescenta ainda que nossas palavras foram criadas dando um novo sentido a elas.

O termo letramento vem sendo muito utilizado nos dias de hoje, sendo considerado novo para a educação e para a ciência linguística.

Soares trata da etimologia das palavras ou termos relacionados a letramento como: analfabetismo, analfabeto, alfabetização,alfabetizar, alfabetizado e letrado. Para ela, neste conceito encontrasse a ideia de que a escrita não traz nenhuma consequência para a vida social, linguística e econômica, a única condição é que a pessoa passa de analfabeto para alfabetizado, acarretando mudanças profundas.

Sendo assim é visto aos olhos da autora que letramento é o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler eescrever. E após tratar de alfabetismo e analfabetismo ela aponta diferenças existentes entre letramento e alfabetismo, que para muitos são palavras de sentidos igualitários, o que na realidade não ocorre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com