TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia e educação:interfaces em construcção eas culturas na escola

Por:   •  5/6/2017  •  Resenha  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  2.145 Visualizações

Página 1 de 3

Antropologia e educação: Interfaces em construção e as culturas na escola.

Sandra Pereira tosta: graduada em comunicação social. Mestre em educação. Professora da pontifica universidade de minas gerais. Coordenadora do Educ., grupo de pesquisa em educação.

Este artigo aborda a interdisciplinaridade entre os campos da antropologia e da educação sendo necessária reflexão para compreender uma das questões fundamentais na escola: as culturas e as construções indentitárias que permeiam os processos de aprendizagem e socialização. Onde se discuti sobre categoria de 'cultura', da cultura como educação e da escola como espaço/ tempo histórico cultural. As dimensões de formação e do trabalho do docente na contemporaneidade.

A conscientização sobre duas questões em que a diferença esta presente no cotidiano da escola e da sala de aula trazendo uma necessária reflexão a dois pontos diferentes. Primeiro que a diferença não esta presente somente na vida fora da escola, ela também atravessa os muros quase sempre impermeáveis da instituição escolar. Segundo que o modo que se compreende e se trata a “diferença” interfere nas relações educativas e conseguintemente nas relações de aprendizagem e socialização, dentro ou fora da instituição.

A confirmação do racismo se torna, mas contundente neste artigo por não esta se referindo de uma escola do passado, mas a desse século.

As preocupações com as diferenças entre os povos vêm desde a antiguidade, mas os cuidados mais sistemáticos com a problemática da cultura são recentes.

A etimologia de cultura seu significado inicial era relacionado Á natureza expressando a idéia de cultivo. Com a extensão do sentindo cultura passou a designar o cuidado com o espírito, com as plantas e o cultivo da terra, com os deus e os sagrados, estendendo por fim as crianças no sentido amplo a educação.

Estudos antropológicos e históricos referentes ao século XIX mostram que o conceito de cultura foi estendido e adquirindo ao passar do tempo outros sentidos próximos as noções de artes, educação e folclore alem de recordar varias distinções como cultura. (Raymond Williams 1969 em cultura e sociedade)

Em termos gerais é possível mapear algumas matrizes disciplinares que foram configuradas em torno do conceito de cultura. Podendo lista em ordem cronológica: o Evolucionismo social e a escola sociológica francesa(séc.xx- anos 20), Culturalismo norte-americano(séc .xx-anos 30), Estruturalismo(séc.xx- anos 40).antropologia Iterpletativa(séc. xx- anos 60), antropologia pós moderna ou Crítica(séc.xx- anos 80) a ordem não implica de maneira alguma a existência de uma sucessão linear entres essas matrizes e as temáticas central por elas contempladas .pelo contrário tratando se do procedimento históricos ora mais ou menos integrados.

Essa breve esquemática exposição sobre as escolas antropológicas não esconde o quanto é complexo falar do conceito cultura. No cometimento proposto neste artigo – as contribuições antropológicas a educação não caberia estender essa discussão. Sem o conhecimento absoluto a importância de todas essas matrizes para o progresso e consolidação do pensamento antropológico e as definições possível para cultura, deteremos – na antropologia interpretativa, na qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com