TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizado da Leitura e Escrita

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.549 Palavras (11 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 11

Passo 2

Introdução

O texto a seguir vem trazer algumas informações sobre o desenvolvimento infantil relacionado ao aprendizado da leitura e escrita. A importância do letramento, pois a criança vem para escola com um grande repertório, e associa esses saberes aos apresentados pela escola, como os livros, histórias, revistas, músicas, etc., sendo um facilitador desse processo. Vemos também o letramento o quanto é fundamental no aprendizado de uma criança. Podemos observar como é fundamental para criança o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita e como é fundamental compreender esse processo para poder cada vez mais aprimorar e melhorar nosso ensino.

• Desenvolvimento Infantil e Aprendizagem da Leitura e Escrita:

Segundo Brandão (2009), a aprendizagem da leitura e escrita acontece aos poucos, e como a maioria das vezes acontece quando a criança começa a frequentar a escola, começa a tomar contato com materiais, como livros, gibis e etc. No processo de aprendizagem da língua escrita, trabalhando com objetos e histórias significativas para o aluno com certeza vão contribuir muito para o desenvolvimento da alfabetização. Quando o aluno percebe que os textos abordados estão ligados ao seu cotidiano há um estimulo muito grande por parte dos alunos, pois eles entendem que a língua escrita tem um grande significado em sua realidade. O brincar, dramatizar é valioso para o desenvolvimento da alfabetização e devem ser trabalhados desde o ensino infantil, pois a partir disso a criança tem a liberdade de se expressar sem medo, sem indiferença.

• Dimensões da proposta pedagógica para o ensino da Linguagem Escrita em classes de crianças de seis anos: O Letramento:

Segundo Brandão (2009) as dimensões da proposta pedagógica com foco no letramento para crianças a partir dos seis anos, implica na compreensão dos professores, de que ensinar a ler e escrever não é o bastante, mas ensina-los a praticar em seu cotidiano podendo assim trabalhar em sala de aula diferentes gêneros textuais, tais como: anúncios de jornais, revistas, rótulos, panfletos, receitas entre outros, fazendo com que o aluno entre em contato com a realidade vivida, ao fornecer condições favoráveis para essas práticas o professor estará contribuindo para que as crianças possam realizar seus pensamentos, suposições e hipótese sobre o que se lê, tornando então cidadãos que interagem socialmente podendo opinar, sugerir e defender seus interesses.

• O desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de palavras, frases e textos em sala de aula:

Segundo Brandão (2009), é muito importante a leitura em sala de aula, pois o fato de montar frases textos vem com o tempo, então o estimular para criança é muito importante, e isso requer tempo. Para isso um conjunto de atividades de leitura e escrita de palavras deve fazer parte do planejamento pedagógico dos professores, para poder ter fácil desenvolvimento e ter estimulo por parte dos professores. Simultaneamente elas ainda terão que desenvolver a capacidade de ler e interpretar textos com facilidade.

Passo 3

Entrevista com Professor do 1º Ano do Ensino Fundamental de nove anos

Professora: Thaís

Escola: EMEF Gov. Mário Covas

1.Para que seu trabalho seja mais eficaz, existe um currículo padronizado para as escolas de Ensino Fundamental no Brasil?

Resp.: Existem documentos que norteiam o trabalho pedagógico; a nível federal tem os Pcn’s, Rcn’s e a no município de Guarulhos o quadro de saberes necessários. O currículo é flexível e deve ser adaptados a cada região do Brasil, conforme as necessidades e conhecimentos significantes para cada ano/ciclo.

2.O que podemos afirmar como obrigatório no currículo?

Resp.: Os eixos a serem trabalhados durante o ano letivo, como linguagem matemática, comunicação e expressão, interação social, natureza e sociedade, autonomia e identidade, corpo e movimento e artes, concomitante com os temas transversais.

3.Explique sua opinião sobre a implantação do ensino fundamental de nove anos?

Resp.: O Ensino fundamental de 9 anos vem a ampliar o tempo de permanência na escola da criança, de acordo com suas necessidades, com enfoque na alfabetização e letramento através do lúdico. A criança tem um ano a mais para se apropriar da linguagem escrita e matemática, aprofundando os saberes nas diversas áreas do conhecimento, melhorando a qualidade do ensino.

4.Como você desenvolve o trabalho com os alunos de primeiro ano que não tem nenhum contato com a linguagem escrita?

Resp. Transformo a sala num ambiente alfabetizador: Cartazes, cantinho da leitura, contação de histórias nos diferentes gêneros, escrita espontânea e dirigida, ampliação do repertório oral, utilização de músicas e textos diversos, ampliando o contato da criança com o mundo letrado.

5.Como você trabalha quando os níveis de conhecimento são muito diferentes?

Resp.: Tento mesclar atividades com diferentes níveis de dificuldade e também atividades diversificadas e diferenciadas, garantindo a todos o direito de aprender.

6.Qual a sua visão quanto à alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental?

Resp.: Acredito que de fato a alfabetização deve se dar nos primeiros anos do Ens. Fund., e quando isto não ocorre deve-se pensar os diversos fatores que prejudicam a aprendizagem das crianças. Não falamos em “pular etapas”, mas sim em aprender conteúdos significativos para a faixa etária, ampliando o universo do letramento. Assim, é extremamente positivo a alfabetização no primeiro ano do Ens. Fund., através do lúdico.

7.Como você compreende o brincar para os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamenta?

Resp.: É essencial ao aprendizado, favorecendo positivamente o avanço dos alunos. Deve-se brincar e aprender, concomitantemente.

8.Qual a concepção que você utiliza e baseado em qual autor?

Resp.: Aprecio Jean Piaget, Paulo Freire e Emília Ferreiro, que geralmente nortearam boa parte de meu embasamento pedagógico no cotidiano escolar. O método construtivista então, faz-se presente na maioria das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com