TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil

Por:   •  13/8/2023  •  Artigo  •  4.594 Palavras (19 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 19

JOGOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Cassiana Pereira Alexandre[1] - UEM

Sônia Luiza do Prado Tofoli [2] - UCB

RESUMO

A Educação Infantil tem o intuito de, além de cuidar da aprendizagem, compromissar-se com o desenvolvimento integral e integrado do seu ser. Este trabalho mostra a importância dos jogos pedagógicos na Educação Infantil, bem como o papel do professor neste processo. Para isso, tal estudo teve como metodologia a pesquisa documental e bibliográfica, embasada em literatura pertinente sobre o assunto, com o intuito de contribuir com a pesquisa na Educação Infantil. Os jogos e brincadeiras são considerados tanto por documentos oficiais orientadores da Educação Infantil, quanto por estudiosos da área, um recurso pedagógico amplo e enriquecedor das ações no cotidiano escolar. O espaço físico, assim como os recursos humanos e materiais exercem papel primordial para a sistematização das atividades. Neste sentido, pode-se afirmar que os jogos e brincadeiras constituem um recurso imprescindível no processo de ensino e aprendizagem de crianças, tendo em vista o papel pedagógico que podem exercer, quando sistematizados adequadamente para o cotidiano escolar.

Palavras-chave: Educação Infantil; Desenvolvimento; Jogos pedagógicos.

ABSTRACT

Early Childhood Education intends, in addition to taking care of learning, to commit itself to the integral and integrated development of its being. This work shows the importance of pedagogical games in Early Childhood Education, as well as the role of teachers in this process. For that, this study had as methodology the documentary and bibliographical research, based on pertinent literature on the subject, with the intention of contributing to the research in Early Childhood Education. The games and games are considered by both official documents guiding children's education, as by scholars in the area, a broad and enriching pedagogical resource of actions in school everyday. Physical space, as well as human and material resources, play a fundamental role in systematizing activities. In this sense, it can be affirmed that games and games constitute an essential resource in the process of teaching and learning of children, considering the pedagogical role that they can exercise, when systematized appropriately for the school routine.

Keywords: Childhood Education; Development; Educational games.

1. Introdução

O presente trabalho tem como objetivo compreender e refletir a importância dos jogos pedagógicos na Educação Infantil, bem como o papel do professor neste processo.

Este estudo teve como metodologia a pesquisa documental e bibliográfica, embasada em literatura pertinente sobre o assunto, com o intuito de contribuir com a Educação Infantil. O levantamento bibliográfico foi realizado a partir dos documentos específicos da Educação Infantil, bem como, artigos científicos, livros e artigos de pesquisadores na área da Educação. O assunto foi abordado em sub-temas para facilitar o entendimento do leitor e assim, atender os objetivos propostos.

A educação infantil é, desde a Constituição de 1988, um direito das crianças, dever do Estado e da família e, neste sentido, passou a ser considerada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 9394 de 1996, a primeira etapa da educação básica. Consideramos desta forma, um grande desafio pensar em uma proposta pedagógica de qualidade, orientadora de ações aos educadores que nela atuam, uma vez que pensar e desenvolver ações educativas em qualquer nível/etapa do ensino brasileiro configura-se numa ação de grande responsabilidade, o que exige um esforço coletivo no planejamento da mesma.

Na LDB, o artigo 29 define como finalidade da Educação Infantil “[...] o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social [...]”. Para isso, é necessário tornar a criança, sujeito da educação, como ser global e compreender que seu desenvolvimento se dá pela interação destas dimensões, portanto, estar preparado para atuar frente a todos os aspectos do desenvolvimento infantil, se torna primordial na ação didático-pedagógica.

A educação infantil integra a educação básica juntamente com o ensino fundamental e médio. Cabe assim, à Educação Infantil, além de cuidar da aprendizagem, compromissar-se em favorecer a dinâmica de desenvolvimento da criança, através de uma prática pedagógica que possibilite o desenvolvimento integral e integrado do seu ser.

.        De acordo com Rodriguez (2005), sob este prisma, é proposto que a equipe escolar repense na prática pedagógica na Educação Infantil, sempre buscando respeitar e favorecer o desenvolvimento integral da criança. Para isso, é reconhecido como transmissão de conhecimentos os exercícios voltados para aquisição e desenvolvimento de habilidades necessárias às aprendizagens futuras, e/ou jogos e atividades visando o aperfeiçoamento do movimento.

        Para conseguir um bom desempenho da criança em suas funções escolares, sociais e afetivas é necessário que o trabalho da equipe escolar seja contínuo e bem planejado/organizado/desenvolvido.

Conforme Saviani (2003, p. 27):

Professor é aquele que possibilita o acesso a cultura, organizando o processo de formação cultural. É aquele que domina as formas, os procedimentos, os métodos através dos quais se chega ao domínio do patrimônio cultural acumulado pela humanidade. E como o homem só se constitui como tal na medida em que se desloca da natureza e ingressa no mundo da cultura, a formação cultural vem a coincidir com a formação humana, convertendo-se o professor, por sua vez, em formador de homens.

Essa concepção de professor e sua função, adotada conforme os postulados da Pedagogia Histórico-Crítica, ressaltam que os resultados apresentados pelos alunos em suas aprendizagens estão intrinsecamente vinculados ao processo de ensino, que é de responsabilidade docente. Assim, é nessa relação da função docente com a direção do processo de aprendizagem do aluno que, a nosso ver, incide a responsabilidade da organização do ensino com vistas ao o que, como e porque fazer e, consequentemente, incide a importância da definição de todas as ações pedagógicas que envolvem este processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com