TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo pedagogia

Por:   •  27/9/2016  •  Artigo  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

O processo de alfabetização é mais complexo do que se imagina, pois é a partir dele que milhares de pessoas aprendem a ler e escrever. O mais preocupante é que método usar na alfabetização, pois não existe uma receita pronta em relação ao método, sendo que a forma de aprendizagem de cada criança pode ser diferente da outra, portanto, o que for aplicado em uma turma pode não ter o mesmo resultado em outra. A alfabetização teria que partir do pressuposto de que alfabetizar não é apenas ensinar a ler e escrever através de um método que uma cartilha propõe, e sim formar alunos críticos e capazes de integrar na sociedade, propiciar aos alunos caminhos para que eles aprendam de forma consciente e consistente os mecanismos de apropriação de conhecimentos. As exigências atuais de alfabetização reivindicam a formação de sujeitos que saibam além de ler e escrever, fazer uso competente dessas habilidades de acordo com as demandas sociais. Acredita-se que o letramento constitui-se em um instrumento para melhores resultados na formação das crianças que saem das séries iniciais do ensino fundamental, o que contribuirá para diminuir os altos e vergonhosos índices de analfabetismo funcional no Brasil.

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Leitura. Escrita.

INTRODUÇÃO

Geralmente o método de ensino das cartilhas é feitas por etapas exigindo que os alunos a sigam de acordo com sua ordem, usando palavras chaves e sílabas geradoras, ou seja, o famoso método do ‘’bá-bé-bi-bo-bú’’.

As cartilhas chamadas de métodos construtivistas tendem a conter o ensino mais claro e objetivo, pois trata o aluno como um ser pensante, já a cartilha do método tradicional, tem seu ensino baseado na ortografia perfeita ensinada através das regras gramaticais, confundindo ainda mais a aprendizagem do aluno, deixando às vezes seus textos escritos de forma ortograficamente correta, porém sem sentido. Portanto, não existe uma cartilha cem por cento tradicionais ou construtivistas, ela sempre será mista.

A realidade é que nas escolas brasileiras de modo geral, formam alunos que mal conseguem ler e escrever, que não sabem ao menos interpretar e produzir pequenos textos, e em se tratando de alfabetização e letramento, são campos do conhecimento pedagógico pouco conhecido por parte dos professores que atuam como alfabetizadores.

Quando um professor quer alfabetizar seus alunos alcançando seus objetivos, ele precisa de um método com o qual possa trabalhar dentro da realidade em que seus alunos se encontram, fazendo um trabalho lúdico e criativo.

DESENVOLVIMENTO

Nas séries iniciais do ensino fundamental deve ser comum a utilização de diversos tipos de textos, onde o professor pode utilizá-los em vários momentos. em relação a alfabetização e letramento, quando encarada a aprendizagem de escrita como técnica e forma de ingresso à cultura letrada, é preciso possibilitar a criança para que tenha um desenvolvimento integrado com o mundo atuante sobre ele.

O conhecimento das letras é apenas um meio de letramento, que é o uso social da leitura e da escrita, pois o mesmo é cultural, por isso muitas crianças já vão para a escola com o conhecimento alcançado de maneira informal absorvido no cotidiano.

O termo letramento provém de literacy, uma palavra inglesa vinda etimologicamente do latim 'littera' (letra), com o sufixo-cy, que denota qualidade, estado ou condição que assume aquele que aprende a ler e escrever. Ou seja: literacy é o estado ou condição que assume aquele que aprende a ler e escrever. Implícita nesse conceito está a ideia de que a escrita traz consequências sociais, culturais, políticas, econômicas, cognitivas e linguísticas, quer para o grupo social em que seja introduzido para que o indivíduo que aprende a usá-la. (Soares-2003, p. 17).

Alfabetizar letrando é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado.

Assim cabe ao professor realizar o trabalho de aquisição da tecnologia da escrita, somando a interação com diferentes textos escritos, bem como criar situações de aprendizagem que se aproximem do uso real da escrita fora a escola.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A questão da alfabetização é um problema social, econômico e político em nosso país, mas, além disso, é um problema pedagógico que tem preocupado professores, especialistas e pesquisadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com