TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo de Pedagogia

Por:   •  20/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.504 Palavras (15 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 15

CIRCUITO DA LEITURA: A prática e o desenvolvimento de gêneros, auxiliados pela Empatia e alteridade no combate ao bullying na prática da leitura, diálogo, debates e suas tecnologias.

Ana Regina Pimentel Alencar[1]

Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação latu senso, com exceção à Engenharia de Segurança do Trabalho. Em cursos de Complementação Pedagógica e Segunda Licenciatura a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatória).

RESUMO

O artigo “CIRCUITO DA LEITURA: A prática e o desenvolvimento de gêneros, auxiliados pela Empatia e alteridade no combate ao bullying na prática da leitura, diálogo e debates”. Tem como objetivo desenvolver e exercitar um senso de empatia e a alteridade para prevenir e combater o Bullying de formar cidadã mais consciente, com o interesse de ser um mecanismo de apoio aos alunos, pais, responsáveis, professores e profissionais de educação para lidar e entender a questão de como agir e as consequências que pode trazer na vida das pessoas para compreender e praticar estratégias linguístico para desenvolvimento da aprendizagem, sendo empregadas na construção desses gêneros e de sua utilização em diferentes esferas da sociedade para enfatizar os aspectos discursivos e linguísticos responsáveis por sua significação, pois acreditamos que a aprendizagem da escrita ocorre somente com o uso efetivo da linguagem, na ação entre sujeitos. Assim, a convivência social com a empatia e alteridade na vida escolar possibilitam mais criatividades, capacidade de trabalhar em equipe e protagonismo social que é considerada uma das principais competências necessárias para a transformação das realidades do ambiente escolar. Existem inúmeros casos de brincadeiras pontuais entre crianças ou pré-adolescentes, algumas após pouco tempo são esquecidas tanto por quem pratica quanto por quem é vítima, não afetando assim o comportamento, tampouco o processo de ensino-aprendizagem. Porém, outras deixam marcas diversas e profundas no relacionamento social dos adolescentes e estas configuram o Bullying, que deve ser enfrentado pois não se tratam de pequenas brincadeiras próprias da infância e/ou adolescência, mas de episódios de violência física e/ou moral.

Palavras-chave: Bullying, Leitura e aprendizagem.

ABSTRACT

The article “READING CIRCUIT: The practice and development of genders, aided by Empathy and otherness in the fight against bullying in the practice of reading, dialogue and debates”. Its objective is to develop and exercise a sense of empathy and otherness to prevent and combat Bullying, in order to train a more conscientious citizen, in the interest of being a support mechanism for students, parents, guardians, teachers and education professionals to deal and understand the question of how to act and the consequences it can bring in people's lives to understand and practice linguistic strategies for learning development, being used in the construction of these genres and their use in different spheres of society to emphasize the discursive and linguistic aspects responsible for its significance, as we believe that learning to write occurs only with the effective use of language, in action between subjects. Thus, social coexistence with empathy and otherness in school life allows for more creativity, the ability to work in a team and social protagonism, which is considered one of the main skills needed to transform the realities of the school environment. There are countless cases of punctual games among children or pre-adolescents, some after a short time are forgotten by both those who practice and those who are victims, thus not affecting the behavior or the teaching-learning process. However, others leave diverse and deep marks in the adolescents' social relationships and these configure Bullying, which must be faced because they are not small games typical of childhood and/or adolescence, but episodes of physical and/or moral violence.

Keywords: Bullying, Reading and Learning.


1 INTRODUÇÃO

A maior complexidade existente nas instituições escolares brasileira no Século XXI é o Bullying. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), os estudantes com faixa etária de 13 a 18 anos, já foram vítimas de violência por parte de seus colegas. Sabe-se, há início, de tal experiência maléfica acontece no Ensino Fundamental I, onde a maioria das vezes, são ataques verbais.  No entanto, tais experiências vividas a maioria das vezes, são relatadas na pré-adolescência ou até mais tarde. Afirma-se que os Episódios de agressão verbais ou físicas acontecem dentro e fora do ambiente escolar. De acordo com a agência da ONU, a mesma proporção está envolvida em brigas corporais. Em 39 países ricos, três em cada dez estudantes admitem ter praticado Bullying com seus colegas.

“Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. (Lopes, 2005)

Em consequência, a perda ou dificuldade da aprendizagem, além de prejudicada, as vítimas ficam intimidadas ao ponto de evadir a escola por perda de interesse pelos estudos, medo ou até mesmo se tornando dessociável. Passa a bloquear o funcionamento mental que prejudica o raciocínio e o interesse em relação à aprendizagem. Tudo que os alunos vítimas de Bullying desejam é se libertar daquelas agressões verbais ou físicas. Neste caso, elas precisam da ajuda do profissional docente que deve identificar e interagir com os alunos para tentar reduzir tais problemas.

A partir dessa complexidade, podemos utilizar outra dificuldade que atinge o Ensino Fundamental I, o ensino da Leitura e prática no desenvolvimento da produção de textos, que pode ser melhorado com a utilização de temas diversificados e voltados para orientação de enfrentamento ao combate ao Bullying. Os diálogos são necessários para um desabafo de seus pensamentos, sentimentos ocultos, como orientações para sair das dificuldades atingidas, pessoais ou de terceiros sobre o tema. Além disso, sabe-se das dificuldades enfrentadas pelos professores nas salas de aula devido à falta de profissionais específicos nas escolas como psicólogos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (170.6 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com