TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo sobre Pedagogia

Por:   •  31/3/2019  •  Artigo  •  4.131 Palavras (17 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 17

Graduação em Pedagogia

CLAUDETE APARECIDA MORAIS BENEDETI

VIVIANE PEREIRA MAGALHAES SILVA

O PAPEL DO PEDAGOGO FRENTE À INCLUSÃO SOCIAL

RESUMO

               

  O presente trabalho aborda a realização do trabalho do Pedagogo frente a novos desafios da educação inclusiva, principalmente no que se refere a colocação de sujeitos com transtorno globais do desenvolvimento(TGD). O pedagogo deve repensar sua atuação frente as dificuldades especificas no processo de escolarização desses educandos e atuar para que de fato sejam oportunizados a esses indivíduos alternativas metodológicas no processo de aprendizagem, A educação é um direito de todos, mas ainda existe muitas pessoas que não tem acesso a escola por apresentar alguma deficiência e muitas vezes por imposição da própria família, esse alunos ficam segregados, fora do âmbito escolar.

Palavras-chave: Inclusão. Deficiências. Família. Dificuldade.

ABSTRACT

                 
                 The present work addresses the Pedagogue's work in the face of new challenges of inclusive education, especially regarding the placement of subjects with global developmental disorder (PDD). The pedagogue should rethink his / her performance in face of the specific difficulties in the process of schooling of these students and act so that these individuals are in fact offered alternatives to the learning process. Education is a right for all, but there are still many people who do not have access to school due to deficiencies and often imposed by the family itself, these students are segregated outside the school context.

Keywords: Inclusion. Deficiencies. Family. Difficulty

Keywords: Inclusion. Deficiencies. Family. Difficulty.


1 INTRODUÇÃO

                 Quando se houve falar de inclusão, o que se espera? o trabalho tem como tema. O papel do pedagogo frente a inclusão social, na salas regular e para tanto busca subsídios que auxiliarem os educadores no atendimento aos alunos portadores de necessidades educativas especiais. A partir das considerações aqui propostas possa se refletir sobre a inclusão e de como incluir o aluno para que o mesmo tenha uma vida digna e com qualidade.

                 Para criança que nasce ou adquire necessidades especiais no decorrer de sua vida aparecem muitos obstáculos e muitos desafios tem eu ser alcançados tanto pela família, quando pelo aluno e também para escola e os educandos, e especificamente nesse sentido a criança sofre diante de preconceitos e geralmente não encontra muito apoio nos lugares onde passa.

                 Os objetivos desse trabalho é buscar subsídios para educadores que atuam com alunos portadores de necessidades especiais, e como de fato a inclusão acontece no cotidiano desses alunos.

                 Esse trabalho procura responder as seguintes questões.

                 Como podemos incluir um aluno portador de necessidades especiais em sala regular?

                 As escolas possuem estrutura física para atender esses alunos?

                  Através dessa inclusão o aluno recebera toda atenção necessária para seu   desenvolvimento?

                  Que tipo de ajuda, atendimento, e orientação são destinados aos educadores e pais desses alunos?

                 O trabalho realizado através de pesquisa bibliográfica. Foram pesquisadas sites, revistas, livros e periódicos que tratam da inclusão e sobre o atendimento dentro das escolas aos portadores de necessidades educacionais especiais.

                   Foram divididos em três capítulos; o primeiro fala sobre a inclusão do aluno portador de necessidades educacionais especiais na escola regular, incluindo estruturas da escola.

                  Segundo; ressaltar a importância que é dada ao tema inclusão dentro das instituições escolares, e o que dizem as leis a esse respeito.

                  Terceiro e último: trata da parceria que deve ser estabelecida, entre educador, escola e família, ressaltando a importância do atendimento e acolhimento para com o educador, educando e família.

2 DESENVOLVIMENTO

                  Quando a escola recebe um aluno que apresente deficiência auditiva, se faz necessário que na escola exista um professor ou um monitor que seja especializado na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Pois para que a comunicação com a criança aconteça é importante que o professor da sala e as demais crianças aprendam a comunicar-se através da Língua Brasileira de Sinais.

No caso de alunos que utilizam aparelho auditivo, o professor da sala deverá obter junto à família da criança o funcionamento e a potência do aparelho utilizado. Para que o aprendizado aconteça mais sistematicamente, o professor também poderá fazer uso de representações gráficas. Outro fator importante se refere à comunicação direta com o aluno, pois todos devem falar sempre de frente para ele, o que facilita a compreensão da situação comunicativa.

              Quando o aluno atendido apresentar dificuldades visuais existem determinados materiais que devem ser usados para que as situações de aprendizagem sejam realmente significativas para ele: o uso de regletes (uma espécie de régua para escrever em braile). Se faz importante que o professor saiba como se dá o uso desse material, que seja capacitado para este fim. Algumas orientações que devem ser passadas para o aluno no que diz respeito à locomoção, comunicação e acessibilidade. É necessário, por exemplo, colocar cercados no chão, abaixo dos extintores de incêndio e também deve ser instalados corrimões nas escadas, caso existam escadas na escola.  Também é importante que não se modifique a disposição dos móveis e utensílios da sala, pois o aluno aprende a posição em que se encontram e usa essa orientação para locomover-se na sala de aula.

                 

                  Quando a escola recebe um aluno portador de deficiência física os espaços das escolas devem ser adequados as suas necessidades e não o contrário. Não é o aluno que deve adaptar-se à escola, mas sim a escola que deve ser adaptada para atende às necessidades do educando. A adaptação do espaço físico deve conter: rampas de acesso, barras de apoio e portas largas, móveis adequados para tender as necessidades do aluno.

No caso de alunos que fazem uso de cadeiras de rodas, deve-se atentar para que a posição seja mudada constantemente evitando desconforto e cansaço para o aluno. Se faz importante questionar aos pais do aluno se existem posições adequadas para ficar e o professor deve certificar no decorrer das aulas se esta posição está correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com