TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Metodologias Ativas

Por:   •  20/11/2023  •  Artigo  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Anhanguera

Adna Mayra Lima de Oliveira

Ana Carolina Fernandes Caitano

Fabiana da Silva Ferreira

Lucas Lourenço da Silva

Saara Aparecida da Silva Monteiro 

Metodologias Ativas

Osasco

202

Resumo

O aprendizado ativo é um novo modelo na educação de qualidade.

O fato de ser colaborativo, de ser envolvente e motivador, além de levar o aluno a viver o estudo, faz com que o  ensino-aprendizagem ativo prove que a educação não pode ter apenas uma via, um ponto de vista, uma sala de aula.

Diante do exposto, o objetivo do artigo é mostrar como as diferentes metodologias ativas são aplicadas nas instituições de ensino. Para isso foi revisada  a  literatura sobre os  métodos de ensino ativo nos últimos dez anos, obtendo um panorama acerca do tema e, com isso, podendo elaborar recomendações para a prática  das metodologias ativas, direcionando o melhor método para cada  disciplina, quando aplicável, ou também eventuais disciplinas onde não há uma efetividade em sua aplicação.

Introdução

A busca incessante por melhorias na educação tem levado a uma crescente atenção à inovação no ensino, com um foco particular nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Este artigo científico apresenta uma revisão sistemática abrangente dessas metodologias, destacando sua evolução ao longo do tempo e seu impacto nas práticas pedagógicas.

Nos últimos anos, o cenário educacional tem passado por uma transformação significativa, impulsionada por avanços tecnológicos, mudanças nas expectativas dos alunos e uma crescente compreensão das melhores práticas de ensino. As metodologias ativas emergiram como uma resposta a esse contexto em constante evolução, oferecendo abordagens dinâmicas que envolvem os alunos de maneira mais ativa em seu processo de aprendizado. Essas metodologias desafiam a tradicional abordagem de ensino centrada no professor, dando ênfase à participação ativa dos alunos, à colaboração e à aplicação prática do conhecimento.

As bases teóricas que sustentam as metodologias ativas são fundamentais para compreender sua eficácia. A teoria da aprendizagem construtivista, por exemplo, enfatiza que os alunos constroem seu próprio conhecimento por meio da interação com o ambiente de aprendizado. Isso se alinha com a abordagem das metodologias ativas, que buscam criar oportunidades para que os alunos construam seu conhecimento de maneira ativa, em vez de serem meros receptores passivos de informações.

Diversos modelos de metodologias ativas existem, e sua escolha depende do contexto educacional e dos objetivos de aprendizado. Alguns exemplos incluem a aprendizagem baseada em problemas (ABP), a sala de aula invertida, o estudo de caso e a aprendizagem colaborativa. Cada modelo tem suas próprias características e estratégias específicas, mas todos compartilham a ênfase na participação ativa dos alunos e na aplicação prática do conhecimento. A diversidade de abordagens disponíveis permite que os educadores escolham aquelas que melhor se alinham com seus objetivos pedagógicos e as necessidades de seus alunos.

As metodologias ativas não são uma solução única para todos os desafios educacionais, mas têm demonstrado potencial para melhorar a qualidade do ensino. Estudos e experiências práticas têm destacado diversos benefícios, como o aumento do engajamento dos alunos, o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e a promoção da aprendizagem autônoma. No entanto, a implementação bem-sucedida dessas abordagens inovadoras também apresenta desafios.

Um dos desafios mais significativos é a resistência à mudança por parte dos educadores e alunos, que podem estar acostumados com métodos tradicionais de ensino. Além disso, a eficácia das metodologias ativas depende em grande parte da capacitação dos professores e da infraestrutura disponível. A criação de materiais de ensino adequados e a gestão eficaz da sala de aula requerem tempo e esforço adicionais.

Em resumo, as metodologias ativas de ensino-aprendizagem representam uma inovação educacional promissora, que desafia as abordagens tradicionais e coloca o aluno no centro do processo de aprendizado. Esta revisão sistemática pretende explorar a evolução dessas metodologias, suas bases teóricas, modelos existentes e seu impacto na educação. Além disso, examinaremos as evidências de eficácia e os desafios enfrentados na implementação dessas abordagens inovadoras. Por meio dessa análise crítica, pretendemos fornecer uma visão aprofundada das metodologias ativas de ensino-aprendizagem e seu potencial para aprimorar a qualidade da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com