TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Aquaticas

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  2.640 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Atividades Aquáticas

Tarefa: Atividade 1º Semana

Nome: Irandir Vieira Proésio Júnior

RA: 1145030

Turma: DGEF1402TGTR

1) Cite as conceituações de nadar, natação e atividades aquáticas? Qual dessas manifestações é a mais adequada para as aulas de Educação Física escolar?

Nadar: Ao realizar a leitura proposta entendi que nadar é o ato de se sustentar na agua se deslocando ou não sobre ela, nadar é não afundar em meio liquido é utilizar o corpo para alcançar o objetivo de flutuar ou se locomover sobre a agua.

Natação: Consiste em um conjunto técnico de movimentos sobre a agua, ou seja quando utilizamos de técnicas de movimentação de braços, pernas  e respiração visando a utilização desses conjuntos musculares em uma competição para alcançar vitórias, resultados ou metas. É também uma atividade esportiva praticada não só visando a competição mas também o aprimoramento estético do corpo e a prevenção e recuperação de doenças respiratórias utilizando as mesmas técnicas usadas em uma competição.  A natação exclui a utilização de acessórios para se locomover sobre a agua, prevalecendo assim o uso do corpo como ferramenta de técnicas.  

Atividades Aquáticas: É toda e qualquer atividade realizada em meio aquático seja ela esportiva ou recreativa, como alguns esportes Olímpicos por exemplo: Canoagem, nado sincronizado, polo aquático, remo dentre outros. Entretanto não só esportes olímpicos são considerados atividades aquáticas um grupo de amigos jogando bola um para o outro dentro do mar na praia também é uma atividade aquática. Seja por lazer, competição ou recreação um grupo de pessoas interagindo dentro d`agua é uma atividade aquática.  

Justifique sua resposta: Confesso que ao ler a unidade fiquei um pouco confuso com a separação entre nadar, natação e atividade aquáticas, porem percebi que são situações diferentes e que dentro da cabeça de uma criança ou adolescente em idade escolar podemos como professores explicar e racionalizar o meio aquático separando-os em atos de nadar, natação e atividades aquáticas mesmo estes estando ligados podem ser separados didaticamente, e mesmo estando ligados são diferentes em aspectos maneiras e formas de se trabalhar.

2) Considerando a construção história das relações do homem com o meio aquático, descreva uma atividade para uma aula de Educação Física escolar que estimule o aluno refletir sobre sua história de vida aquática.

Ao realizar uma atividade aquática seja ela, desportiva, educacional, social ou recreativa deve-se ter local vistoriado e apropriado para as praticas aquáticas.

Descrição da atividade: Dividir a turma em dois grupos, utilizando uma piscina ou lago com delimitações e marcações. Colocando um objeto representando um peixe que esteja flutuando cada grupo terá de criar uma estratégia para pegar o “peixe” sem se separarem ou seja não pode utilizar vara para pescar devem utilizar as mãos para pegar o “peixe” mas não pode se separa por mais de um braço de distancia uns dos outros, após pegarem o “ peixe “ o mesmo não pode tocar a agua e terão de fazer uma estratégia para que o “peixe” possa passar de mão em mão até sair da agua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (261 Kb)   docx (168.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com