TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de arte, criatividade e recreação

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.996 Palavras (12 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO  GRANDE[pic 1]

EAD – CURSO DE PEDAGOGIA

 DANIELLY PALKEVICH DOS SANTOS -        RA 413155

               FABIOLA DAYANA DA SILVA BUENO-         RA 4374432

             ROSEMEIRE RAMALHO FRANCO-                   RA 420347

                         

        

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO 

CAMPO GRANDE – MS

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE[pic 2]

EAD –  CURSO DE PEDAGOGIA                

                

 DANIELLY PALKEVICH DOS SANTOS -        RA 413155

               FABIOLA DAYANA DA SILVA BUENO-         RA 4374432

             ROSEMEIRE RAMALHO FRANCO-                   RA 420347

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Atividade Prática Supervisionada (ATPS), Apresentada ao Centro Universitário da Anhanguera de Campo Grande - MS, EAD, como requisito parcial à obtenção de nota no curso de Pedagogia, sob a orientação da professora tutora: Janaina Fernandino Cardozo. Profª: Maria Clotilde Pires Bastos

CAMPO GRANDE – MS

2015

Introdução

        A arte e uma disciplina de grande importância que possibilita o desenvolvimento cognitivo, de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma.

        O processo de aprendizagem em Artes Visuais, a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ela traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com materiais e sentimentos. A criação é exclusividade das crianças, mas cabe ao professor alimentar esse percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas, dando objetivo como ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística, comunicar e expressar pensamentos e sentimentos por meio de todas as expressões das artes visuais: colagem ,pintura, desenho e escultura. Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação, produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

A importância de contemplar as práticas artísticas expressivas e recreativas no espaço escolar.

        De acordo com as pesquisas realizadas e nitido que as práticas artísticas e recreativas no ambiente escolar e de suma importância para o desenvolvimento cognitivo do aluno para que ele possa se auto conhecer e se reconhecer em seu contexto social e conheça as diversidades do mundo para que ele tenha a possibilidade de contemplar as artes visuais. Artes não se limita a quadros e telas estéril, artes visuais vai muito além, e preciso despertar a imaginação do aluno trazendo sempre inovações recursos de didáticos materiais atrativo que agucem sua curiosidade que despertem um desejo de estar participativo na aula.

        Enquanto as práticas recreativas e uma grande aliada do professor através dela podemos conhecer nosso aluno e analisar de forma individual a melhor metodologia a ser elaborada e trabalhada. E através das brincadeiras que a criança se socializa e se desenvolve, as brincadeiras possibilita ao aluno despertar o lúdico a criatividade seu raciocínio. As brincadeiras e os jogos são fundamentais para a criança, neste ato a elas podem criar regras, estabelecer situações para os outros colegas brincarem.

        A brincadeira deve ser utilizada como um dos instrumentos pedagógicos, essencial na construção da aprendizagem, em que o professor deve ter a consciência no preparo das aulas, visando estimular as atividades mentais, sociais e psicomotoras dos alunos, identificarem as situações potencialmente lúdicas, promovendo os modos de fazer com que o mesmo avance do ponto em que se encontra no seu desenvolvimento. Para Vygotsky (1998), é por meio das brincadeiras e jogos que as crianças conseguem externar toda a sua criatividade, seus sentimentos, emoções e seus saberes.

1. O modelo educativo vivenciado pelos membros do grupo favorecia o desenvolvimento da expressividade e da criatividade dos alunos?

Auto Biografia, relacionadas as aulas de artes;

Acadêmica: Danielly Palkevich dos Santos.

        Infelizmente não tenho muitas recordações das minhas aulas de artes, porém as coisas que me recordo vou contar agora desse texto.

        Lembro-me de uma professora chamada Denise eu estava no oitavo ano, ela sempre nos apresentava obras de autores famosos e pedia que fizéssemos uma releitura de suas obras sempre utilizando diversos tipos de matérias, também elaborava peças teatrais utilizando como roteiro historias e contos trabalhados durante suas aulas, também tenho recordação de trabalharmos texturas e cores, em diversos matérias diferentes como por exemplo; plástico bolha, com tinta, papel pardo com canetão, folha- sulfite com carvão entre outros, também me lembro de brincadeiras de roda, estatua e algumas musicas que ensaiávamos como chalana de prata para uma apresentação de fim de ano, teve uma vez que uma professora não me recordo o ano que foi, pediu que fizéssemos uma pintura em uma tela e ela realizou uma exposição de artes em nossa escola isso sim foi um Maximo me senti uma verdadeira artista.

        Enfim essas são as recordações que tenho sobre minhas aulas de artes, cujo antes tinha como nomenclatura educação artística, naquela época tínhamos sim bastante recursos porem eram explorados de maneiras diferentes de hoje em dia, hoje vejo que as crianças tem mais autonomia e são estimuladas sempre a fazer sua própria obra, não ficam apenas fazendo releitura de obras já existentes, e automaticamente isso faz com que a imaginação e criatividade desses alunos sejam mais aguçadas do que no nosso tempo de estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (56.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com