TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de artes e criatividade

Por:   •  6/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 7


[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA

Arte, Criatividade e Recreação.

Prof.ª Maria Clotilde

(6º semestre)

                      Adriana Aparecida Gonçalves Dias--------  RA: 412425

                     Maria Lúzia de Souza Galbe ------------------ RA:415803

                     Neyleja Martins dos Santos-------------------  RA:442260

                     Valéria Gomes da Silva Figueiredo-----------RA:418023   

RONDONOPOLIS-MT

2015

INTRODUCAO

Esta é a Atps de artes, criatividade e recreação, e ela vai relatar as nossas memorias escolares, vai falar do papel da arte na educação contemporânea, as habilidades fundamentais a serem desenvolvidas com bases nas propostas do PCN de artes através dos pilares da expressividade artística e a importância da apreciação artística e do trabalho com obras de arte para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade infantil.

A artes, criatividade e recreação permite o desenvolvimento integral de cada criança desenvolvendo a potencialidades criativas, a sensibilidade, a livre expressão e capacidade de criar, questionar, interpretar, pensar, e retratar a sua realidade no contexto social.

Memórias escolares da equipe

Para Adriana.

As aulas de artes eram sempre de pintar sem um assunto ou um tema especifico e as recreações eram de brincadeiras separadas para os meninos as brincadeiras era de jogar bola, brincar de carrinho, bola de gude, já as meninas brincavam de boneca, panelinha  e amarelinha, meninos e meninas não podiam brincar juntos.

Para Maria Luzia.

As aulas de artes eram sempre de desenho e pinturas livres ou mimeografado pela professora e as recreações tinham brincadeiras de metas a serem compridas por meio de brincadeiras competitivas.

Para Neyleja

Suas lembranças são ótimas, pois tinha uma professora dedicada que gostava de trazer sempre algo diferenciado para as aulas de artes quando a ela trazia um desenho sempre era relacionado a uma história, procurava desperta a criatividade dos alunos com materiais recicláveis deixando construir sempre algo interessante e que tivesse sentido, tinha dias que  ela levava musicas de diferentes ritmos, e os teatros ocorria por meio de dramatização de alguma historinha e sempre a professora dava  a oportunidade de recriar a historia, apesar do tempo ser curto pois era somente uma hora,  eram aulas super. Divertidas que deixavam todos ansiosos para que chegasse o dia da aula de artes. 

Para Valéria

O que ela mais gostava de fazer era os desenhos porque  gostava muito de pinava muito de pintar os desenhos levados pela professora, gostava também dos tratos que apresentava, porem era muito raros só tinha em algumas datas comemorativas, e nas atividades recreativas brincavam de pique esconde, pega-pega entre outas brincadeiras  coletivas.

Conforme a descrição da maioria do grupo pode destacar que as nossas memorias das aulas de artes e recreação estão ligadas as atividades, de pintura, desenhos, brincadeiras com bolas, bonecas, pique esconde, pega-pega, eram turmas grandes e sempre dirigidas e controladas por uma professora. Mas que não tinha um sentido voltado a questão cultural, em desenvolver a criatividade do aluno, pois eram elaboradas atividades executáveis, prontas e controladas, atividades esses administrada para passar tempo, e preencher o currículo.

No entanto as atividades de artes e recreação devem ter como objetivo fazer com que o aluno torne um ser criativo, critico, cultural, capaz de desenvolver a cidadania, de tomar decisões junto ao coletivo perante a sociedade.

O papel da arte na educação contemporânea

Trabalhar a arte, contemporânea nas escolas, tornam favoráveis diversas possibilidades de ensino, pois incita a curiosidade do aluno, causando debates e investigação, o que ocasiona mais conhecimento de uma realidade.

 O ensino por meio da arte consiste em perceber crianças e adolescentes de forma integral e mobilizar suas capacidades para que possam participar plenamente das culturas, conhecendo apreciando, criando e pensando sobre a produção humana de seu tempo e de outros tempos.

 A arte é o campo da percepção da imaginação, do além do real. Descobrir o que está por traz de uma obra é instigante.

 A arte contemporânea traz consigo novos hábitos diferentes concepções, a industrialização em massa, que imediatamente exerce profunda influência na pintura , nos movimentos literários e nas demais vertentes artísticas.  

 Esta arte contemporânea é consequência das transformações sociais que ocorreram passando assim a ser considerada a nova arte moderna.

 Com frequência saem á tona interrogantes  sobre a função da arte na educação.

 De fato se fala no papel da arte na educação porque se põe a existência de um valor que vem de certa mitologia da arte afirmando de muitas maneiras.

 A ideia instalada entre as reflexões  sobre educação, de que a arte contemporânea é um componente essencial na formação humana e isso deve ser garantido desde cedo.  

        

Quais são as habilidades fundamentais a serem desenvolvidas, com base nas propostas destes documentos, para cada um dos pilares da expressividade artística?

 “ A arte estabelece um diálogo sensitivo entre homem e o mundo atual. O  mesmo acontece, pelo fato da arte nós permiti mostra nossas, expressividades de ideias, informações e sentimentos.

 No processo de ensino e aprendizagem a arte pode envolver todas as disciplinas, possibilitando a cada um apreciar, analisar, compreender, criticar e criar.

 A arte pode ser apresentada de diferentes, por meio da visualização, música, dança teatro, literatura de obra e jogos.

 E com isso compreendemos o quanto a arte é essencial no cotidiano e no desenvolvimento das crianças.

Plano de Aula

MÚSICA E DANÇA

PLUBICO ALVO: criança de 6 e 7 anos de idade

OBJETIVO GERAL:  É fazer com que os alunos aprendam a letra da música  e os passos da mesma e assim por meio dela aprenda se expressar e tomem gosto por essa arte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (180.9 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com